30/11/2011

Compota de Medronho

No fim-de-semana fui à aldeia e estava curiosa para saber se já havia medronhos. Curiosidade satisfeita, havia e muitos, tantos que até o chão estava com uma cor vermelhinha. Claro que um cesto deles tiveram que vir parar à minha cozinha e assim sendo, mãos há obra!
A primeira coisa a fazer é transformar alguns em compota, porque mesmo tendo sido apanhados directamente da árvore, acabam por estragar-se se não forem utilizados no espaço de uns dias. Depois da compota feita, é só puxar pela imaginação e utilizar em bolos, muffins, gelado, etc.

Ingredientes:
(Receita adaptada de "O meu livro de Doces" de Maria Olimpia Areal)
500g de medronhos
350g de açúcar
1 pau de canela
1 colher de chá de Flower Power (opcional)

Preparação:
Modo Tradicional: 
Escolha os medronhos e lave-os cuidadosamente.
Num tacho coloque todos os ingredientes e deixe cozer durante 40 minutos. Triture e leve novamente ao lume brando até fazer ponto espanada (117ºC ou quando retira com a escumadeira, a calda cai em lâminas, com o aspecto de fitas de nastro). Acrescente a Flower Power.
Retire o pau de canela e coloque a compota ainda quente em frascos esterilizados. Vire os frascos ao contrário para fazer vácuo.

Bimby:
Escolha os medronhos e lave-os cuidadosamente.
Coloque todos os ingredientes no copo da Bimby e deixe cozer durante 45Min/ Vel1/Temp 100.
Retire o pau de canela e triture, 1 Min/ Vel 5/7/9. Se ainda encontrar pedaços ou grainhas maiores, dê uns toques no Turbo.
Acrescente a Flower Power.
Retire o pau de canela e coloque a compota ainda quente em frascos esterilizados. Vire os frascos ao contrário para fazer vácuo.

5 comentários:

Duxa disse...

Que delicia Vera, deve ser maravilhosa essa compota.
Um beijinho.

Guloso e Saudável disse...

Vera,
Não me recordo de ter saboreado medronho, só conheço o aroma do destilado, a fruta é linda, tenho curiosidade de conhecer a compota.
Beijo
Vânia

Ginja disse...

Este ano experimentei fazer pela primeira vez a compota de medronho e adorei. É deliciosa.
Um beijinho.

Lenita disse...

Olá Vera,
Que linda compota, nunca fiz! Os medronhos são tão bonitos e bem maduros..hum, tão bons!
A minha vizinha tem medronheiros e não gosta do fruto, por isso dá-me sempre, eu adoro ao natural. Este ano queria fazer algo especial com eles, acho que não terei a mesma sorte que tu, têm imensa flor e pouco fruto! :((
Bjs

Adri disse...

UAU! Sou de Sp e nunca tinha ouvido falar sobre esta fruta....
Coisas de Brasil hein? Muito bom!
Vou ver se no Mercadão daqui vende, pois nunca vi!
Grata pela partilha
Sucesso
Abraço

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU