03/11/2011

Pataniscas de Bacalhau com a receita da minha Mãe

Bacalhau é bacalhau, e todas as partes deste fiel amigo proporcionam verdadeiras maravilhas para quem é apreciador.
Depois de demolhar o bacalhau, principalmente se este for grande, as postas ficam muito grossas no meio e bastante mais finas nas pontas. Assim sendo, cá em casa cortamos as partes finas (badanas) e reservamos os lombos para outro tipo de pratos. Estas partes mais finas, são ideais para fazer as pataniscas porque além de não terem espinhas, cozinham rapidamente.
Aprendi a fazer estas pataniscas com a minha mãe, e apesar de ficarem bastante parecidas, continuo a achar que as dela são muito melhores!

Ingredientes:
badanas de bacalhau
leite
sumo de limão
pimenta preta q.b.
óleo para fritar

Polme:
farinha
2 ovos
pimenta q.b.
um raminho de salsa

Preparação:
Coloque o bacalhau numa terrina e tape-o com leite. Tempere com sumo de limão e pimenta preta. Deixe marinar durante 1 hora.

Prepare o polme: deite os ovos numa taça e mexa com um garfo. Acrescente farinha e a salsa picada. Mexa bem e se ficar muito espesso, junte um pouco de leite. O polme não pode ficar muito espesso nem muito líquido, mas sim com uma consistência de modo que quando passar o bacalhau no mesmo, este fique agarrado à posta. Tempere o polme com um pouco de sal e pimenta.

Coloque a fritadeira com o óleo a aquecer. Retire o bacalhau da marinada e enxugue com papel. Passe cada pedaço de bacalhau no polme virando de ambos os lados. Frite em óleo quente.

Sirva com arroz de tomate e salada ou como petisco para um lanchinho!

Bom Apetite!

2 comentários:

Mónica Silva disse...

Ai estas pataniscas com um aspecto tão delicioso.

Beijinho

Luisa Alexandra disse...

É o tipo de refeição que me agrada imenso!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU