Pataniscas de Peixe


Mais um maneira de dar "nova vida" àquele restinho de peixe que ficou no frigorífico. Ficam super saborosas!

Ingredientes:
250 g de peixe cozido ou sobras de peixe
2 ovos
50 ml de leite
50 g de farinha de milho
100 g de farinha de trigo
1 raminho de salsa
1/2 cebola
1 colher de sopa de azeite
1/2 colher de chá de sal
pimenta branca q.b.
óleo para fritar

Preparação:
Deite a farinha numa tigela, faça um buraco no meio e deite o azeite, o sal e os ovos misturando bem. Deite o leite em fio e vá mexendo sempre. Retire as espinhas ao peixe e junte à massa. Pique a cebola e a salsa e misture. Tempere com pimenta e frite em óleo quente.
Sirva com salada e arroz de tomate e pimentos.

Bom Apetite!

Arroz de Tomate e Pimentos

Arroz é daquelas coisas que posso fazer sempre pois é sucesso garantido! Branco, seco, "a correr", risotto ou "cor-de-laranja" como diz o Princepezinho. Este ficou mais seco para agradar à maioria!

Ingredientes:
1 tomate bem maduro
1/2 pimento vermelho
1 cebola pequena
1 folha de louro
1 dente de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 copo de arroz carolino
2,5 copos de água

Preparação:
Deite o azeite no tacho, junte a cebola e o alho picados e deixe refogar em lume brando enquanto arranja o tomate. Pele o tomate, retire as sementes e esmague para dentro do tacho. Junte a folha de louro. Lave e arranje o pimento e corte-o aos cubinhos. Deite no tacho e mexa. Deixe refogar um bocadinho até o tomate estar macio e acrescente 2 copos de água quente. Tempere com sal e deixe quando começar a ferver, junte o arroz. Mexa, tape e deixe cozer. Quando começar a ficar sem água, confirme se está cozido. Se gostar o arroz "malandrinho", junte mais um pouco de água.

Bom Apetite!

Medalhões de Pescada com Espinafres

Os medalhões de pescada, além de práticos, são muito versáteis e permitem fazer uma refeição saudável rapidamente. Estes ficaram numa caminha de espinafres biológicos que me ofereceram no fim-de-semana.

Ingredientes:
4 medalhões de pescada
1 caldo de marisco
1 alho francês
1 limão

Preparação:
Arranje os espinafres, lave e coloque as folhas no fundo de um recipiente refractário. Corte a parte branca do alho francês e espalhe por cima. Disponha os medalhões por cima e tempere com uma pitada de sal e sumo de limão.
Prepare o caldo de marisco como diz na embalagem e deite por cima. Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 30 minutos. Acompanhe com puré e salada.

Bom Apetite!

Pimentos Recheados com Bolonhesa


Com a quantidade de pimentos que tenho na despensa, além de congelar e fazer a massa de pimentão, esta é outra proposta que será do agrado de muita gente! No frigorífico havia um restinho de bolonhesa com cogumelos e bacon que rechearam às mil maravilhas estes pimentinhos!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 pimentos
4 colheres de sopa bolonhesa
mozzarella
orégãos q.b.

Preparação:
Lave bem os pimentos e corte a parte de cima (a que tem as sementes). Retire todas as sementes. Corte dois quadrados de papel de aluminio e pincele-os com um pouco de azeite. Forre 2 tacinhas de ir ao forno com o papel e coloque lá os pimentos. Dentro de cada pimento deite 2 colheres de bolonhesa. Por cima deite mozzarella e orégãos secos. Leve ao forno durante 20 minutos a 200ºC. Sirva ainda quente como entrada ou como acompanhamento.

Bom Apetite!

Biscoitos de Aveia e Sultanas

Estes foram feitos hoje à tarde e o aroma que ficou a pairar pela casa (e não só!) era tão apetitoso que é pena ainda não poder ser partilhado da mesma maneira que esta fotografia!
Aqui fica a receita!

Ingredientes:
2 ovos
1 chávena de chá de aveia triturada
1 chávena de chá de açúcar
1 chávena de chá de passas
3 chávenas de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento em pó
125 g de manteiga sem sal

Preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até a massa ficar fofa. Acrescente os ovos e bata até a massa ficar esbranquiçada. Acrescente as farinhas, o fermento e a essência de baunilha e misture bem. Por fim, envolva as passas. Se a massa se agarrar às mãos (depende do tamanho dos ovos, coloque mais aveia e/ou farinha de trigo até ser possível moldar).
Faça pequenas bolinhas e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve a cozer no forno pré-aquecido a 200º durante 15 minutos. Vá vigiando e retire os biscoitos do forno ainda clarinhos.

Bom Apetite!

Couscous de Legumes


Ingredientes para 4 pessoas:
1 copo de couscous
1 copo de água
2 colheres de sopa de óleo
1 noz de manteiga
1/2 berigela
1/2 courgette
1 cenoura
2 tomates chucha
1 colher de sopa azeite
sal e pimenta rosa q.b.

Preparação:
Corte os vegetais todos aos cubinhos e deite numa frigideira com 1 colher de azeite. Tempere com sal e deixe saltear os legumes. Entretanto, deite os couscous num tacho por cima a água a ferver com o óleo. Acrescente a manteiga e deixe repousar durante 4 minutos mexendo de vez em quando para soltar os couscous. Por fim, deite os legumes salteados e mexa para envolver nos couscous. Tempere com pimenta rosa e sirva como acompanhamento de carne ou peixe.

Bom Apetite!

Costeletas à Alberto

Antes de colocar a receita tenho que agradecer ao meu A. porque foi ele que proporcionou esta bela fotografia, (já para não falar do aroma que focou na cozinha!) hoje foi ele o cozinheiro de serviço! Muito Obrigada! Eu apenas vou descrever o que vi, na esperança que ele não tenha colocado nenhum ingrediente secreto às escondidas!

Ingredientes para 4 pessoas:
4 costeletas de porco do cachaço (peça no talho para as cortarem finas)
meia cebola
2 dentes de alho
3 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mostarda
1 cerveja
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Tempere as costeletas com pimenta e apenas um bocadinho de sal.
Num tacho, deite o azeite, a cebola picada e os alhos. Deixe refogar em lume brando até a cebola ficar transparente e macia. Deite a mostarda e mexa para envolver bem no refogado. Coloque as costeletas. Deixe refogar e vire do outro lado. Refresque com a cerveja e deixe o tacho destapado por uns momentos. Verifique os temperos e mantenha o lume brando até o molho estar cremoso.
Sirva com salada verde!

Bom apetite!

Bolinhos de Canela

Ingredientes:

125 g de manteiga
300 g de farinha
100 g de açúcar
1 ovo
canela q.b.


Preparação:
Numa tigela misture o açúcar com a manteiga e junte o ovo. Bata um pouco com a batedeira e depois junte a farinha aos poucos. Fica uma massa macia e bem moldável. Faça pequenas bolinhas e passe-as pela canela. Coloque num tabuleiro de ir forrado com papel vegetal.
Leve o tabuleiro ao forno, pré-aquecido cerca de 20 minutos.
Como vêm nada mais fácil , dá cerca de 25 bolinhos.

Bom Apetite!

Ementa semanal #2

Segunda-feira: Costeletas de Panadas com Arroz de Açafrão

Terça-feira: Bacalhau da Tia Catarina

Quarta-feira: Almôndegas com Cogumelos

Quinta-feira: Dourada Recheada

Sexta-feira: Frango Agridoce

Sábado: Grelhada Mista
Sangria de Frutos Vermelhos
Bolinhos de Canela

Domingo: Caldeirada de Peixe
Tiramisú

Almôndegas com Cogumelos

 
Esta receita rende bastante e habitualmente congelo algumas ainda por cozinhar. No entanto, pode congelar já cozinhadas, com algum molho, e depois basta deixar descongelar no frigorífico.
 
Ingredientes:
Para as almôndegas:
800g de carne de vaca picada
100g de chouriço
meia cebola
2 dentes de alho
pão ralado q.b.
1 ovo
sal q.b.
pimenta q.b.
noz moscada q.b.
1 raminho de salsa

Para o molho:
1 colher de sopa de azeite
meia cebola
100 g de cogumelos
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de sopa de molho inglês
2 colheres de sopa de vinho branco
150 ml de água
1 folha de louro
1 colher de sopa de farinha

Preparação:
Coloque na picadora a cebola cortada em pedaços e os alhos. Retire a pele ao chouriço e corte em pedaços para dentro da picadora.
Junte o picado com a carne numa tigela. Junte a salsa picadinha.
Parta o ovo e junte na tigela.
Tempere com sal, pimenta e noz moscada. Aos poucos junte pão ralado e continue a mexer até que a carne comece a descolar da tigela.
Quando a carne deixar de colar nas mãos, faça bolinhas, passe por pão ralado e reserve.

Coloque um tacho ao lume e deite o azeite. Acrescente a cebola picada e deixe refogar em lume brando até ficar transparente. Deite a polpa de tomate e o louro, mexendo de vez em quando. Adicione o molho inglês, os cogumelos e deixe refogar mais um pouco. Refresque com o vinho. Quando começar novamente a ferver, coloque as almôndegas cuidadosamente e baixe a temperatura. Quando as almôndegas já estiverem cozinhadas, retire-as do tacho. Dilua a farinha num bocadinho de água e deite no tacho (coe com um coador se tiver bolinhas) e mexa para engrossar o molho. Coloque novamente as almôndegas e sirva com esparguete e com uma salada verde.

Bom Apetite!

Consomé de Legumes

Ingredientes:
3 cenouras
1 alho francês
1 dentes de alho
1 cebola
200 g de abóbora
200 g de courgette
1 batata
150 g de feijão verde
água q.b.
sal grosso q.b.
2 colheres de sopa de azeite
natas ou creme de soja (para decorar)

Preparação:
Lave os legumes, descasque e corte em pedaços pequenos. Coloque tudo junto numa panela e tape os legumes com água. Tempere com sal grosso e deixe cozer até os legumes estarem macios (aprox. 30 minutos). Triture os legumes e verifique os temperos. Se verificar que o consomé está demasiado espesso, junte 1 copo de água quente, leve novamente ao lume e deixa ferver. Finalmente junte o azeite e sirva decorado com uma colher de natas.

Bom Apetite

Bolachas de Milho e Erva-doce

Ingredientes:
1 chávena de farinha de milho
2 chávenas de farinha de trigo
2 chávenas de açucar
2 colheres de sopa de água
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de sobremesa de erva-doce
1 pitada de sal
2 ovos
raspa de 1 limão

Preparação:
Numa taça misture os ingredientes sólidos. À parte bata os ovos com a manteiga e a água. Misture aos outros ingredientes até a massa estar uniforme. Deixe descansar a massa um pouco antes de usar.
Num tabuleiro forrado com papel vegetal, deite colheres de chá espaçadas porque esta massa cresce bastante.
Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC durante 7 minutos.
Excelentes para acompanhar com chá e relaxar no fim-de-semana!!

Bom Apetite!


Frango Frito à Americana

Adoro a maneira prática como a Nigella Lawson faz as coisas...ela tem umas ideias super interessantes e a sua forma peculiar de estar na cozinha convence-nos que é tudo muito fácil e natural! Vou partilhar com vocês aquela que, para mim, passou a ser a melhor receita de frango frito. Desafio-vos a partilhar a vossa se acharem que supera esta!

Ingredientes para 2 pessoas:
Adaptado de “Delícias da Nigella – Nigella Bites” de Nigella Lawson, pág. 137/139

2 coxas + 2 pernas de frango
500ml de leite
125 g farinha
1 colher de sopa + 1 colher de chá de sal
1 colher de chá de pimenta preta
1 ovo batido
oleo para fritar


Preparação:

Leve uma panela ao lume com o leite e tempere com de sal e pimenta. Quando começar a ferver, junte o frango, reduzindo a temperatura até o frango estar bem cozido.

Depois de cozinhado retire o frango do leite e deixe arrefecer um pouco.
Num saco de plástico, coloca-se a farinha, a pimenta e uma colher de chá de sal. Colocam-se lá dentro as partes do frango, uma a uma, agitando bem.
Bata o ovo. Passe o frango pelo ovo e depois novamente pela farinha.
Deixe secar durante 15 minutos.
Frite em óleo bem quente até apele ficar estaladiça e dourada.
Sirva com uma salada e arroz branco.


Bom Apetite!

Arroz no Forno

Cá em casa tem que haver sempre este acompanhamento, se o A. pudessse, era isto que comia a quase todas as refeições! Sempre que utilizo o forno, aproveito e faço este arroz para rentabilizar a energia. Fica sequinho e muito saboroso!

Ingredientes:

1,5 chávena de arroz agulha
2 colheres de sopa de azeite
1 folha de louro
1 dente de alho
3 chávenas de água quente
sal q.b.

Preparação:
Num pirex com tampa, deite o azeite, a folha de louro e o alho (só lavado, sem descascar). Deixe o azeite tomar o gosto durante 1 minuto e junte o arroz. Deixe fritar mexendo várias vezes. Acrescentar a água, temperar como sal. Assim que levantar fervura, passar o pirex para o forno e retirar quando estiver sequinho.

Bom Apetite!

Carne de porco assada com Puré de maçã

Ingredientes para 6 pessoas:

1,4kg de perna de porco
4 dentes de alho
2 colheres de sopa de massa de pimentão
sal q.b.
6 maçãs
azeite q.b.
1 colher de sopa de massa de pimentão


Preparação:

Corte a carne de porco como se fosse para rechear, retirando o osso. Deverá ficar com uma peça de carne comprida e fina.
Tempere a carne com os alhos esmagados, a massa de pimentão e um pouco de sal. Coloque num tabuleiro que vá ao forno, regue com um fio de azeite e tape com papel de alumínio. Leve ao forno pré-aquecido (160ºC) durante cerca de 2 horas.
Entretanto descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Num tacho coloque um pouco de azeite e salteie-as durante uns minutos. Acrescente depois um bocadinho de água (cerca de 50ml), tape o tacho e deixe cozinhar bem até a fruta estar macia. Triture com a varinha mágica e reserve.
Sirva a carne fatiada sobre o puré de maçã e salada.

Na Bimby:
Para fazer este puré, descasque as maçãs e corte-as em pedaços. Coloque no copo um pouco de azeite (15 g) e acrescente as maçãs 5 Min. Vel. 1, Temp. 100º. Acrescente depois um bocadinho de água (cerca de 50ml) e deixe cozinhar 1o Min. Vel. 1 Temp. 100º até a fruta estar macia. Triture Vel. 5-7-9 durante 1 Min. e reserve.
Sirva a carne fatiada sobre o puré de maçã e salada.

Bom Apetite!

Rolo de Carne

Ingredientes p/ o rolo:
50 g de sobras de pão
60 g queijo da ilha em pedaços
1 dente de alho
1 raminho de salsa
500 g de carne picada
1 colher de chá de sal
pimenta, noz moscada e orégãos q.b.
12 fatias de bacon
6 fatias de fiambre
6 fatias de queijo
1 ovo

Ingredientes p/ o molho:
100 g de alho francês
80 g de cogumelos laminados
20 g de manteiga
100 ml de vinho
100 ml de água

Preparação do rolo:
1. Numa tigela, coloque a carne e tempere com sal, pimenta branca, pimenta preta, noz-moscada e orégãos.
Junte o ovo, o pão ralado e a salsa picada.
Misture muito bem a carne até deixar de se colar nas mãos.

2. Corte uma folha de alumínio em forma de um rectângulo e coloque as fatias de bacon.
Por cima, espalhe muito bem a carne, as fatias de fiambre e de queijo.
Enrole o papel de alumínio na vertical, de forma a que fique um rolo e aconchegue muito bem.

Se quiser pode guardar no congelador ou no frigorífico enquanto prepara o molho.

Molho:
Pique o alho francês e os cogumelos numa picadora. Num tabuleiro deite a manteiga e em seguida acrescente o alho francês e os cogumelos picados. Adicione o vinho e a água e coloque o rolo de carne. Leve ao forno pré-aquecido nos 200º durante 50 minutos.Durante a cozedura, vá regando o rolo com o próprio molho.


Bom Apetite!

Salmão ao vapor em papelote


Após uma semana a publicar receitas bomba, eis que chegou a hora de algo bem mais saudável!

Ingredientes para 2 pessoas:
2 postas de salmão
1/2 alho francês
1/2 cenoura
1 fatia de queijo
1 fatia de bacon

Preparação:
Tempere o salmão com limão, sal e pimenta rosa.
Corte 2 folhas de papel de alumínio e pincele cada uma com azeite.
Descasque a cenoura e corte ao fatias fininhas ao comprido com o descascador de cenoura. Corte o alho francês com 4 dedos de comprimento e depois novamente ao meio, de maneira a ficarem como palitos. Coloque os 2 vegetais por cima do papel e por cima destes o salmão. Parta as fatias de bacon e de queijo às tirinhas e disponha por cima do peixe. Feche a folha de alumínio e leve a cozer a vapor.
Se não tiver panela de cozer a vapor, pode colocar o salmão numa assadeira e levar ao forno numa temperatura média durante 50 minutos.

Bom Apetite!

Pão de Alho

As entradas são sempre associadas a jantares demorados, mas algumas, tal como esta que deixo aqui a receita, pode ser feita rapidamente em 5 minutos!

Ingredientes para 4 pessoas:

1 baguete
75g de manteiga
4 dentes de alho
100gr de queijo amanteigado ou mozzarella
oregãos q.b. (opcional)

Preparação:

Corte a baguete em fatias com a grossura de um dedo.
Entretanto coloque os alhos no esmagador e coloque-os numa taça juntamente com a manteiga. Leve esta mistura ao microondas por 10 segundos.
Pincele as fatias de pão com a manteiga de alho.
Coloque 1 fatia de queijo sobre cada uma das fatias de pão, polvilhe com um pouco de oregão e leve ao forno forte para gratinar o queijo e torrar o pão.
Sirva quente como aperitivo antes do jantar.

Bom Apetite!

Ementa semanal #1


Cá está uma sugestão para a vossa ementa semanal! Como a rotina é inimiga da imaginação, cozinhar todos os dias nem sempre é fácil...

Segunda-feira:
Frango com esparguete

Terça-feira:
Massada de atum com ananás

Quarta-feira:
Costeletas panadas com arroz de açafrão

Quinta-feira:
Salmão ao vapor em papelote

Sexta-feira:
Jardineira de novilho

Sábado:
Almoço: Bacalhau cozido com grão de bico
Lanche: Paezinhos com chouriço
Jantar: Risotto de alheira

Domingo:
Almoço: Arroz à Valenciana
Leite creme queimado
Lanche: Muffins de amora e chocolate
Pizza

Algumas das receitas aqui sugeridas já estão publicadas no blog, outras, irei apresentar ao longo da semana.

Boa semana para todos!

Salada Colorida

Ingredientes:
1 tomate maduro
1/2 pimento vermelho
1/2 pimento verde
1 maçã
um punhado de passas
flor de sal, azeite, vinagre de sidra e oregãos q.b.

Cortar os legumes aos cubos, dispor numa taça em camadas e decorar com as passas.
Temperar com flor de sal, azeite e vinagre de sidra e polvilhar com oregãos.

Bom Apetite!

Bacalhau da Tia Catarina


Ingredientes:
Batatas:
4 batatas grandes
1 chávena de chá de azeite
1/4 de chávena de chá de pão ralado

Bacalhau:
4 postas de bacalhau demolhado
sal e pimenta q.b.
2 cebolas
4 dentes de alho
1 pimento vermelho
4 fatias de bacon
1 chávena de chá de azeite
1/2 chávena de chá de vinho branco seco

Preparação:
Batatas:
Descasque as batatas e corte-as às rodelas. Ponha-as num pirex e regue com o azeite..
Leve ao forno a uma temperatura alta durante 35 minutos. Regue de vez em quando com o azeite do pirex.
Retire o pirex do forno, polvilhe com o pão ralado e coloque novamente no forno por mais 3 minutos.

Bacalhau:
Corte as postas aos bocados grandes e tempere com pimenta moida. Deixe descansar durante 20 minutos.
Num tabuleiro, coloque a cebola cortada em meias luas, o pimento cortado aos cubos e o alho às rodelas. Regue com 2 colheres de azeite. Por cima coloque o bacalhau e por cima deste as fatias de bacon.
Regue com o restante azeite e metade do vinho. Leve ao forno durante 35 minutos a 180º.
Durante a cozedura, regue com o próprio molho e o restante vinho.
Sirva com as batatas e acompanhe com uma salada colorida.

Bom apetite!

Muffins de Amora e Chocolate

Ingredientes:

1 chávena de amoras frescas ou congeladas
100g de chocolate 70% cacau
2 chávenas de farinha de trigo
Meia chávena de leite ou meio iogurte natural
2 ovos
1/2 chávena de óleo
1 chávena de açúcar
1 pitada de sal
1 colher de chá de bicarbonato
1 colher chá de fermento em pó


Misture primeiro os secos. Junte os ovos, leite ou iogurte e o óleo. Por ultimo, o chocolate picadinho e as amoras (que foram passadas num pouco de farinha, para não soltar muito a cor na massa). Coloque em forminhas próprias para muffins e cupcakes e leve ao forno pré aquecido a 200º durante 20 minutos.


Bom Apeteite!!!

Costeletas Panadas com Arroz de Açafrão

Ingredientes:
(Receita adaptada do blogue As minhas Receitas)
4 costeletas do cachaço
sal e pimenta q.b.
1 ovo
pão ralado
farinha
2 chávenas de arroz aromático cozido
1 maçã
2 c. de sopa de amêndoa
1 c. de chá de pó de caril
1 c. de sopa de azeite

Preparação:
Bata as costeletas para que fiquem finas e mais tenras. Tempere-as com sal e pimenta.
Passe cada costeleta por farinha, ovo batido e pão ralado. Coloque as costeletas num tabuleiro, depois de panadas e leve-as ao frigorífico por 30 minutos.
Frite as costeletas em óleo quente e enxugue o excesso com papel absorvente.

Prepare o arroz:
Aqueça o azeite numa frigideira, junte a amêndoa até esta dourar e acrescente a maça cortada aos cubinhos e o caril. Acrescente o arroz e envolva cuidadosamente para não partir os grãos. Deixe cozinhar mais uns minutos para que o arroz aqueça e tome o gosto dos restantes ingredientes.

Cupcakes de cenoura e recheio de brigadeiro



Estes cupcakes foram feitos com muito carinho para o aniversário da C. Espero que goste da surpresa!

Ingredientes (25 cupcakes):



  • 3 ovos

  • 3 cenouras

  • 2 chávenas de chá de açúcar

  • 1 chávena de chá de óleo

  • 2 chavenas de chá de farinha

  • 1 colher de chá de fermento

  • 25 forminhas de papel

  • pasta de acúcar

Creme de brigadeiro:


  • 1 lata de leite condensado

  • 35 g de chocolate em pó

  • 10 g de manteiga

  • 100 g de nutella

Descasque as cenouras, rale na picadora e reserve.
Numa taça, coloque os ovos, o açucar, o óleo e a cenoura ralada e bata até a massa fazer bolhas. À parte misture a farinha com o fermento e junte à mistura da cenoura.
Coloque as forminhas de papel dentro das de metal e deite massa até 2/3 da capacidade. Deite uma colher de sobremesa de nutella no meio e mexa à volta com um palito para misturar ligeiramente com a massa. Leve ao forno pré-aquecido a 190º durante 20 minutos.

Creme de brigadeiro:
Misture os ingredientes todos e leve ao lume num tacho durante 15 minutos mexendo sempre.
Deixe arrefecer e deite por cima dos cupcakes já frios.
Decorar com pasta de açúcar a gosto.

Bom Apetite!

Pão com chouriço e pimentos



Este pão faz lembrar as broas que a minha avó cozia no forno de lenha. O cheiro, a textura, tudo. Experimentem, é delicioso!
 
Ingredientes:
200 ml de água morna
500 g de farinha (usei esta)
2 ovos
1 c. de chá de mel
1 c. de sopa de azeite
200 g de chouriço cortado aos cubos
100 g de pimento vermelho aos cubos
100 g de pimento verde aos cubos

Preparação:
Misture a água, o azeite, o mel e os ovos e mexa bem.
Adicione a farinha e deixe repousar em local quente (pode fazer-se na máquina do pão, utilizando o programa de massa).
Depois de levedada a massa, misturar o chouriço e os pimentos. Moldar uma bola polvilhar com farinha e cozer em forno pré-aquecido a 200º durante 45 mns.
Pode-se variar a receita e acrescentar azeitonas cortadas e 1 c. de sopa de orégãos.

Bom apetite!

Massa de Pimentão

Nesta altura do ano, os pimentos do quintal da minha mãe são tantos que é uma pena desperdiçar... Assim sendo, além de congelar depois de lavados e arranjados também podemos fazer massa para temperar assados e refogados. É muito melhor que qualquer uma de compra!


Ingredientes:
(Fonte: Blogue "As minhas receitas")
pimentos
sal
azeite

Preparação: 
Lave os pimentos, limpe-os de sementes e corte-os em pedaços grandes.
Leve uma panela com água ao lume. Quando levantar fervura introduza os pimentos e deixe cozinhar até estarem bem cozidos e macios.
Retire os pimentos e deixe a escorrer num passador de rede, aplicando alguma pressão com um objecto pesado durante pelo menos 30 minutos.
Passe depois os pimentos já escorridos para um passe-vite, e reduza-os a puré. As cascas dos pimentos vão ficar no passe-vite, enquanto toda a sua polpa e sumo se vão libertando.
Coloque depois essa polpa líquida a escorrer, de preferência dentro de um saco ou pano de gaze fina, durante pelo menos 12 horas. Vai ficar com uma massa de pimento dentro do pano à medida que a água se vai libertando.
A cada 4 partes dessa massa de pimento acrescente 1 parte de sal e misture bem. Coloque dentro de frascos esterilizados e cubra tudo com azeite para ajudar a conservar.
Está depois pronta a usar nos seus temperos caseiros.

Nesta altura de contenção de despesas, porque não começarmos já a pensar nas prendas de Natal e colocar em frascos como os que estão na fotografia, juntar uma compota caseira, chá, biscoitos e assim fazer um cabaz com produtos biológicos e miminhos feitos por si!


Beringelas à Parmegiana


Ingredientes (5 pessoas):


  • 4 beringelas

  • 500 g de tomate maduro

  • 1 cebola grande

  • 2 dentes de alho

  • 250 g de queijo mozzarella ralado

  • 0.5 dl de azeite

  • sal e pimenta q.b.

  • manjericão q.b.
Preparação:

Lave as beringelas, retire-lhe as extremidades e corte-as às fatias.
Disponha-as sobre uma grelha e polvilhe-as com sal grosso deixando repousar durante 30 mns.
Descasque e lave a cebola e os alhos e pique-os grosseiramente. Retire a pele e as sementes aos tomates e corte-os em pedaços.

Num tacho, aqueça o azeite, junte a cebola e os alhos e deixe refogar, mexendo de vez em quando até ficar douradinho. Adicione o tomate e 0.5 dl de água e deixe cozinhar, em lume brando, até ficar macio.
Retire do lume, junte o manjericão a gosto, tempere com sal e pimenta e reduza a puré.

(Com a preciosa ajuda da bimby, basta colocar a cebola, alho e tomate descascados, juntar azeite e deixar 8 mns, velocidade 2, temperatura 100º. Após o tempo acabar, juntar o manjericão e triturar em velocidade 4, 6, 7 durante 10 segundos. Temperar com sal e pimenta.)

Passe as beringelas por água e seque-as. Leve uma frigideira ao lume com um fio de azeite e deixe corar as fatias de beringela de um lado e outro.

Num pirex, coloque camadas de molho de tomate, beringela e queijo ralado, sendo que as ultimas camadas devem ser de molho de tomate e queijo.

Leve ao forno pré-aquecido até o queijo derreter.

Bom apetite!

Ervilhas com ovos escalfados


Ingredientes:




  • azeite


  • cebola


  • alho


  • louro


  • tomate maduro


  • bacon


  • chouriça corrente


  • ovos


  • 50 ml de vinho branco


  • ervilhas


  • entremeada de porco
Preparação:

Deite o azeite no tacho e pôr ao lume. Junte a cebola e o alho picados. Descasque o tomate, corte-o aos cubos e junte ao refogado. Junte a folha de louro e deixe refogar em lume brando.
Numa tábua, corte o bacon, a chouriça e a carne e deite no tacho. Regue como vinho branco. Acrescente água até tapar a carne. Tempere com sal e pimenta. Quando começar a ferver, junte as ervilhas.

Dica: Para as ervilhas ficarem bem verdinhas, deve-se polvilhar com uma colher de bicarbonato de sódio assim que levanta fervura.

Deixar cozer durante 3 minutos, e deitar os ovos por cima. Tapar e deixar escalfar em lume brando.

Bolachas de courgete

Aqui está uma sugestão para o final de tarde de sexta-feira, acompanhadas de chá, em boa companhia, e receber assim o fim-de-semana de forma mais descontraída.
Como ainda é tempo de courgette biológica, nada melhor que tentar aproveitá-las, desta vez numa versão mais doce!



Ingredientes:



  • 125g de manteiga sem sal à temperatura ambiente

  • 1 chávena de açúcar

  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha

  • raspa de 1 limão

  • 1 colher de chá de sal

  • 1 chávena de farinha de trigo sem fermento

  • 1/2 chávena de farinha de milho

  • 1 chávena de courgette ralada (sem casca)


Preparação:


Misture a manteiga com o açúcar até ficar esbranquiçado e fazer bolhas. Acrescente a raspa do limão, o sal e a baunilha. Depois misture as farinhas e por fim a courgette. Bata bem até obter uma massa grossa.
Coloque colheradas de massa, num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Leve ao forno a 160º durante minutos até ficarem douradinhas.
Retire com cuidado com uma espátula pois enquanto quentes ficam moles. Deixe arrefecer bem e guarde numa caixa hermética.

Massada de atum com ananás



Ingredientes:100 ml de azeite
1 cebola 
alho 
1 tomate maduro 
50g de polpa de tomate 
1 folha de louro 
pimento vermelho 
1 lata de atum 
1 caldo de peixe 
massa de cotovelos 
1l de água 
ananás

Preparação:
Num tacho juntar a água com o caldo e deixar ferver.Noutro tacho deitar o azeite, juntar a cebola e alho picados e a folha de louro.
Cortar o pimento e o tomate aos cubinhos e juntar ao refogado. Acrescentar a polpa de tomate e deixar refogar até este estar desfeito. Juntar o atum depois de escorrido.
Acrescentar a água do caldo e quando estiver a ferver, juntar a massa. Temperar com sal e pimenta moída. Cortar o ananás aos cubos e juntar quando a massa estiver quase cozida.


Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...