30/01/2012

Pão Rústico com Chouriça, Passas e Azeitonas na MFP



Os domingos querem-se calmos, descontraídos e em família e o que não pode faltar é o cheirinho pão acabado de fazer. Aproveitei o facto de a eletricidade ser mais barata e preparar um magnifico pão que já tinha imaginado na minha cabeça. Colocar chouriça e azeitonas no mesmo pão já tinha feito e influenciada pelos duetos improváveis do Dicionário dos Sabores, porque não juntar o doce das passas? E foi muito bem pensado porque ficou delicioso!

Ingredientes:
500 g de farinha Nacional preparado para Pão Rústico
330 ml de água
1 chouriça fatiada
1/2 chávena de azeitonas descascadas
1/2 chávena de passas

Preparação:
Prepare a massa conforme a indicação no pacote, selecione o programa massa (na máquina de fazer pão) ou faça manualmente.
Entretanto corte a chouriça e as azeitonas.
Quando o programa terminar, deite a massa numa superfície enfarinhada e deite a chouriça, as azeitonas e as passas. Trabalhe a massa com as mãos enfarinhadas para que esta não se agarre. Molde uma bola e transfira-a para um tabuleiro forrado com papel vegetal e polvilhado com farinha. Polvilhe o pão com farinha e tape-o com um pano. Deixe descansar 30 minutos e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC durante 30-40 minutos. Coloque uma taça com água no forno para manter o nível de humidade.
Para verificar se o pão está bem cozido, dê-lhe uma pancada seca e ele fará um som a oco. Pelo peso também se confirma, isto é, se estiver muito pesado, é sinal que ainda não está bem cozido.

Bom Apetite!

12 comentários:

Luisa Alexandra disse...

O interior desse pão está mesmo fantástico!
Que delícia!

Inês Ginja disse...

Que lindo! Um pão bem rústico para um fim-de-semana calmo e sem pressas. Gostei do trio chouriço, azeitonas e passas, deve ficar muito bom :)
Um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Vera, que pão maravilhoso! A combinação de chouriço com azeitonas já é bem gulosa, assim com passas deve ficar ainda melhor! Fiquei curiosa...tenho de fazer!:)
Beijinhos e boa semana

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Vera,
Ficou lindo e delicioso seu pão.
Gostei muito também da ementa da semana.
Bj,
Lylia

Maria disse...

Vera, isso é mesmo maldade.Olho para a foto, sinto o cheirinho mas não o posso comer. Que maravilha de receita;)))
Beijinhos da Maria

Guloso e Saudável disse...

Vera,
O pão ficou lindo, adorei a aparência, rústico fino, deve estar delicioso.
Boa semana,
Vânia

Ondina Maria disse...

Ficou um pão com um ar muito rústico :p
Fora de tangas, está bonito e parece saboroso. Já fiz um com linguiça fresca e azeitonas pretas que também resultou lindamente. Este sabores são uma delícia :)

Vera Ferraz disse...

Obrigada a todas pelas visitas e comentários! Acabei por retirar a opção de resposta nos comentários porque dificulta imenso e por vezes funciona tão mal que nem aparece própria caixa para deixar comentário... Já me aconteceu em vários blogs não conseguir comentar e acabar por desistir...

saboracasa disse...

mas que delícia! O interior est+a a pedir que se coma !

Raquel Alabaça disse...

Que apetitoso ficou!!

luci disse...

que delícia,ja anotei a receita

paula disse...

ola, vim conhecer a sua cozinha, como deixou um comentario ontem... ja me tornei sua seguidora. Adorei este pao ficou fantastico, tem uma cor bastante apelativa. A minha cozinha estara sempre de portas abertas para a receber.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU