25/01/2012

Tamarilho com Lemon Curd



Do quintal dos meus pais saem frutas e legumes durante todo o ano, como estes tamarilhos que têm um sabor agridoce fantástico, para quem aprecia, claro!
Normalmente gosto de os consumir ao natural, simplesmente cortados as meio, retirando-lhes a polpa com uma colher (a casca amarga!). Hoje resolvi adoçar um pouco e coloquei uma colher de Lemon Curd em cada metade.
Lemon Curd é um creme agridoce ideal para barrar, rechear bolos ou tartes, fazer iogurtes, enfim, é muito versátil. A receita é da Susana Gomes e foi mais uma doce experiência que fiz saída do seu livro.

Ingredientes Lemon Curd:
140 g de açúcar amerelo
casca de 1 limão (apenas a parte amarela)
100 g de sumo de limão
60 g de manteiga
30 g de leite ou 2 colheres de sopa
2 ovos
3 gemas

Preparação Tradicional:
Misture bem os ovos, as gemas, o leite, o açúcar e a manteiga.
Adicione a raspa e sumo dos limões e cozinhe em lume brando, mexendo sempre até engrossar.
Deixe arrefecer e coloque num frasco esterilizado. Guarde no frigorífico até usar.

Preparação na Bimby:
No copo, coloque o açúcar e a casca do limão e pulverize 15 Seg/ Vel 9.
Adicione a manteiga, o leite e o sumo de limão e programe 1 Min/ Vel 2.
Junte os ovos e as gemas e misture 10 Seg/ Vel 4 e depois 7 Min/80ºC/ Vel 2.
Deixe arrefecer e coloque num frasco esterilizado. Guarde no frigorífico até usar.

Bom Apetite!

22 comentários:

Ondina Maria disse...

A tua coalhada "veio do mesmo sitio" da minha :p
Gosto muito de tamarilhos (embora não os conheça por esse nome) mas raramente encontro, snif snif :(
Ficaram tão bonitos!

Natércia Ramalho disse...

Vera, ficaram lindos de se comerem logo e ainda chorar por mais que bom tanta fruta quem me dera ter assim uma quinta...um beijinho.

Raquel Alabaça disse...

Também falei dos Tamarilhos num post que fiz com um sumo. Ao natural só os consigo comer bem maduros.
Bjs

MissB disse...

Que bela sugestão, ficaram maravilhosos!
Beijinhos

Susana Gomes disse...

Vera, fruta caseira e lemon curd: adorei! :)
Bjs

Xana Bértolo disse...

Tb fiz no passado fds... K linda cor :)
beijoca

Inês Ginja disse...

Eu adoro lemon curd, e até agora não me atrevi a fazer...por preguiça! :) Mas hei-de tentar um dia, e experimento esta receita da Susana.
Um beijinho.

Vera Ferraz disse...

Parabéns, a receita é fantástica!
Estou a adorar "provar" o teu livro!
Bjinhos

Guloso e Saudável disse...

Vera,
Lamento não conhecer esse fruto exótico, tem como origem o Timor leste e parece ser semelhante ao caqui (diospioro). Quando tiver oportunidade vou provar.
Beijo,
Vânia

Vera Ferraz disse...

Maracujá-Tomate, é a melhor descrição!
Bjinhos

Rita disse...

Vera, nunca comi tamarilho. Fiquei curiosa. Já o lemon curd parece-me fabuloso. Adoro sabores cítricos fortes! Beijinho

São Ribeiro disse...

NUNCA COMI TAMARILHO MAS LEMON CURD ADORO.
FICOU UMA SOBREMESA BEM INTERESSANTE.
BJS

saboracasa disse...

os meus pais também têm muitas árvores de fruta. Só este ano plantamos uma de tamarilho.
esta sugestão é de certeza muito boa :9
e em saladas também fica bem?

Vera Ferraz disse...

Fica muito bom a acompanhar pratos de carne! Esta árvore é bastante sensível e pouco resistente ao frio... Com a geada e neve queimam as folhas... Nesta altura, os meus pais costumam tapá-la durante a noite ☺

Sofia.Lopez disse...

Olá Vera,

Nunca comi Tamarilho...já fiquei curiosa ;) Quanto ao lemon curd, está com um aspecto delicioso, nunca fiz, mas já faltou mais! Apetece mesmo meter a colher...ihih
Beijinho

camilla disse...

aqui no brasil é dificil achar tamarilhos....mas ficou lindo o prato....bem diferente
abraçõs
camilla

www.sosimplesassim.com.br disse...

Oi Vera,
Aqui no Brasil nunca vi amarilho. Será que tem?
Me pareceu uma sobremesa bem gostosa.
Bj,
Lylia

Pami Sami disse...

hmmm! Muito original esta tua ideia! Uma optima combinação, de nos deixar mesmo a salivar!
bjinho*

Anónimo disse...

OLÁ VERA! ADOREI A TUA RECEITA E MAIS UMA VEZ OBRIGADA! ESTAVA A PENSAR FAZER UM BOLO DE LIMÃO, SERÁ QUE FICA BOM COM RECHEIO DE LIMON CURD? O LIMON CURD É DOCINHO DOCINHO OU É ÁCIDO?

TERÊ PESSEGUEIRO

Vera Ferraz disse...

Oh Tere, só vi hoje... a resposta já deve ir tarde... O lemon curd tem um travo ácido mas é doce. Fica bem como recheio e combina com o bolo!
Bjinhos

SBMA disse...

Já tenho com que me entretar no fds. No passado fui de propósito ao Convento dos Cardaes comprar um Lemon Curd, que é delicioso. Já está todo comido...não há dieta que resista!!! E tu aqui com a receita. Bravo.

Joaniska disse...

Bom dia!

Aqui pela Charneca de Caparica existe um senhor que tem esta maravilha mas como não consome costuma dar-me.

Costumo comer ao natural, como tu, como uma colher comendo a polpa.

Tenho um amigo que já usou em refogado, não sei se fica bom ou não, mas ele gosta.

;)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU