07/03/2012

Dizem que o peixe faz bem por isso hoje temos... Trutas arco-iris enroladas com presunto

A truta, a par com a lampreia, é um dos peixes que me custa mais tocar pois tem uma pele escorregadia que me faz um pouco de confusão mas a sua carne tão branca merece este esforço. Este peixe do rio (Oncorhynchus mykiss) tem a particularidade de ter muitas espinhas fininhas, que o torna pouco atrativo a quem, como eu, tem crianças ( já valeu o susto da Consoada e ter ido com o princepezinho para a urgência com uma espinha de salmão...). Mas estas foram carinhosamente oferecidas e não tive como não as cozinhar,  lá foram elas parar ao forno muito bem acompanhadas com presunto. Ficaram deliciosas!

Ingredientes para 3 pessoas:
3 trutas
200g de presunto fatiado
1 alho francês
1 cebola
1 limão
azeite q.b.
1 raminho de salsa
sal e pimenta q.b.

Preparação:
Arranje as trutas e tempere-as com sal, limão e pimenta moída. Deixe repousar 30 minutos.
Corte a cebola e o alho francês às rodelas e coloque no fundo de um recipiente de ir ao forno.
Corte 3 fatias de presunto às tirinhas. Recheie as trutas com este presunto e com alguns pés de salsa (reserve alguns para enfeitar). 
Disponha as trutas por cima da cama de cebola e alho e regue-as com azeite.
Leve ao forno pré-aquecido a 160ºC durante 30 minutos.
Decore com os pés de salsa que sobraram e sirva com salada de alface e puré de batata.


Esta receita, levou-me de imediato para a banda sonora de um filme de Tim Burton, Big Fish (2003), baseado no livro Big Fish: A Novel of Mythic Proportions, de Daniel Wallace. 
Sinopse:
Ed Bloom é um grande contador de histórias. Quando jovem, Ed saiu de sua pequena cidade-natal, Ashton no Alabama, para realizar uma volta ao mundo. A diversão predileta de Ed, já velho, é contar sobre as aventuras que viveu neste período, mesclando realidade com fantasia. As histórias fascinam todos que as ouvem, com exceção de Will, filho de Ed. Até que Sandra, mãe de Will, tenta aproximar pai e filho, o que faz com que Ed enfim tenha que separar a ficção da realidade de suas histórias.

Man of the hour - Pearl Jam

8 comentários:

Guloso e Saudável disse...

Vera,
Tentamos consumir muito peixe, embora não tanto quanto deveríamos, ficou uma refeição muito apetitosa, as trutas ficaram lindas.
Beijo,
Vânia

Inês Ginja disse...

Este teu belo prato, levou-me a pensar num verão que estive nos Açores e na lagoa do Fogo pesquei uma truta! Refeições de peixe são sempre uma prática cá em casa, mas truta é muito raro. Bela manta de presunto :) para ficarem bem aconhegadinhas!
Adorei o Big Fish (sempre boas escolhas!)
Um abraço.

Kati Monteiro disse...

Vera,
Também já fiz peixe com presunto e adorei o resultado!
E o livro Big Fish é realmente emocionante...mais ainda que o filme.
Você tem muito bom gosto!
Beijos

Alice disse...

E que lindas fatiotas vestiram as trutas! Também sou fã de peixe com presunto, ou bacon, fazem uma combinação deliciosa!
Eu só vi o filme e adorei, aliás como adoro todos os filmes do Tim Burton e tenho-os praticamente todos em dvd, acho o estilo dele fabuloso:)
Beijinhos:)

Marmita disse...

Tambem adoro peixinho seja ele de qualquer maneira, claro que grelhado é o melhor de todos mas no forno tb é muito bom. um beijo

Anónimo disse...

Vera, ficou com optimo aspecto! Peixinho e presunto, que bom. Quem não gosta muito de peixe, desta vez vai pensar duas vezes ;)

Tania *

anasbageri disse...

Vera,
Nós adoramosssssssssss o Tim Burton, podes ver no nosso bolo de casamento.
Adorei este peixe, lindos e sem dúvida uma opção mais saudável.
bjs e bom fim de semana

A Vida no Paraíso disse...

Vi numa revista uma receita como esta, de trutas com presunto mas decidi inovar com o que tinha no momento, carapaus e bacon e ficou muito bom.
A tua receita ficou com muito bom aspecto, a experimentar brevemente.
parabéns pelo blogue e receitas, adorei.
O Big Fish é um dos meus filmes de eleição.
Beijinho do Paraíso

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU