06/07/2012

Bolo de banana e avelã e um desastre...


Encontrei esta receita no meu primeiro livro de receitas, para onde passava apenas as que já tinham sido testadas e aprovadas. Acompanhava cada receita com anotações e a respetiva classificação em estrelas. Este livro já me foi muito útil na altura de fazer a viagem de finalistas na faculdade, porque, para angariarmos mais algum dinheiro, andámos durante um ou dois meses a aceitar encomendas de bolos, biscoitos, queijadas, etc. Foi um sucesso tão grande que num instante eu já não tinha mãos, (nem forno!) para tantas encomendas!
Mas indiscutivelmente, quando cedemos à preguiça, o resultado não será dos melhores. Nada se consegue sem esforço, é um ditado que sempre ouvi a minha Mãe dizer! E claro, como sempre, ela tem razão!!
A história deste fracasso é simples, feriado, crianças cá em casa na brincadeira, o principezinho com otite, e eu a querer brincar com eles, vai daí, porque não fazer como tantas pessoas, um bolo na máquina do pão? Assim, foi só deitar os ingredientes para a cuba da MFP, selecionar o programa de Bolos e aí vamos nós para o terraço! O cheirinho que invadiu a casa e fugiu pelas escadas até nós era delicioso e anunciava que havia bolinho quente a sair. Estava lindo, mas... o problema surgiu a desenformar... Partiu todo... 
Se alguém tiver experiência em bolos na MFP, please, que me dê uma ajuda para que da próxima, se é que vai haver próxima, a história não tenha este desfecho!

Ingredientes:
4 ovos 
200 g de açúcar
200 g de farinha
1 chávena de bananas trituradas
1/2 chávena de leite (125 ml)
2 c. chá fermento
100 g de avelã moída
50 g de vaqueiro líquida

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Bata o açúcar com a manteiga e acrescente os ovos.
Noutra tigela coloque a banana, o leite e o fermento, misture bem e junte ao preparado.
Depois de estar tudo bem incorporado, acrescente a farinha e a avelã. 
Deite o preparado numa forma untada com manteiga e farinha e leve ao forno durante40 minutos.
Faça o teste do palito antes de retirar o bolo do forno.

O meu ficou assim:



Mas estava muito bom!

22 comentários:

Paulinha disse...

Mesmo partido, acredito que tenha sido do agrado de todos. Ficou com um aspecto e textura deliciosos. Vou querer experimentar. Infelizmente não te posso dar dicas quanto à utilização da MFP para bolos. Mas certamente que as tuas leitoras te ajudarão. :)

Beijinhos

Formiguinha disse...

Olá:)

Já fiz alguns bolos na MFP e nunca aconteceu o que te aconteceu a ti. Talvez a massa estivesse muito fôfa e ao desenformar partisse. Não sei se desenformaste ainda quente ou depois de frio.

Mas que ficou com um excelente aspecto ficou e acredito que delicioso porque pelos ingredientes assim o demonstra. Boa sorte para a próxima:)

Bom fim-de-semana!
Beijinhos

Guloso e Saudável disse...

Olá Vera,
Não me importava de comer umas fatias agora no café da manhã, (mesmo partido), parece macio e delicioso. Quanto a ficar partido não posso ajudar nunca fiz na MFP.
Beijo, bom final de semana,
Vânia

saboracasa disse...

Eu também aceitava comer uma fatia deste bolo. está com muito bom aspeto.

bom fim de semana

Felismina disse...

Apesar do desatre a textura do bolo ficou optima!

Bjs.

São Ribeiro disse...

PELO ASPECTO DEVE TER FICADO UMA DELICIA.
NUNCA USEI A MINHA MFP PARA FAZER BOLOS.
BOM FIM DE SEMANA
BJS

Ondina Maria disse...

O importante é que estava bom. Nunca utilizei a minha máquina para bolos mas o livro "200 receitas de pão" tem algumas receitas de bolo que talvez possam ser úteis. Vou ver quais as diferenças e se perceber o que te correu mal, logo volto aqui para ajudar :)

Ondina Maria disse...

Mas olhando para a tua receita penso que se tivesses utilizado manteiga derretida em vez da liquida, a coisa teria sido diferente (nos pães a manteiga deve ser derretida, porque se for liquida tens que ajustar a quantidade de farinha).

Sabores Autenticos disse...

Deve ter ficado uma delicia.
Bjs

Ângela disse...

Vera,
Apesar de se ter partido, parece-me ter ficado fabuloso!
Por acaso, ainda não experimentei bolo na MFP, não posso ajudar. :(
Beijinhos
Bom fim de semana :)

Carla disse...

Uhmm mesmo partido.. manda vir mais um!! até que já ia uma fatia ;)

Carla disse...

Ahh e essa otite do principezinho? já passou??

Josy disse...

Olá Vera, vim conhecer seu blog, vejo muitos comentários seus em blogs que também visito, e não me arrependi, adorei seu blog, tem muitas delicias, inclusive adorei uma receita que vi chamada coquinhos, adoro tudo que vai coco e com cerejas deve ter ficado delicioso. Esse desastre que aconteceu com seu bolo, já aconteceu várias vezes comigo, mas nem porisso ficou ruim, e a julgar pela foto da fatia, certamente ficou delicioso esse bolo. Adoro bolos de banana. Não posso te ajudar dando uma opinião, pois não tenho MFP, mas com certeza tem dias que os bolos simplesmente desmoronam hehe
Voltarei mais vezes. Vou levar seu link para poder acompanhar suas receitas. Bjos e um excelente final de semana

Josy

Josy disse...

Vera desculpe, fui pegar a receita dos coquinhos e disse agora pouco que adoro cerejas, mas são framboesas hehe, sem problemas, framboesas também gosto muito. Bjos

REINVENTANDO disse...

Vera que receita é essa? Uma apareência deliciosa...seu blog tem umas imagens que faz com que entremos nele. Amei e de muito bom gosto!! Já estou te seguindo. Sandra

Vera Ferraz disse...

Teve que ir ao antibiotico... mas já está a melhorar, thank god! ... agora é o pai...

Vera Ferraz disse...

Obrigada pela visita e pelas simpáticas palavras!! Fico à espera da sua visita!
Bjs

Luisa Alexandra disse...

Eu faço imensos bolos na cuba da máquina de fazer pão.
Costumo pincelar previamente com azeite e polvilhar com farinha ou açúcar e, depois de cozido, deixo arrefecer um pouco antes de desenformar porque se desenformares muito quente ele parte.

Luisa Alexandra disse...

Esqueci-me de referir que, se achares que o bolo fique agarrado nos lados, passa com uma espátula de silicone até ele se soltar.

Vera Ferraz disse...

E pincelas antes de colocar os ingredientes para amassar? Ou usas a máquina apenas para o cozer?

Vera Ferraz disse...

Isso fiz... mas agarrou no fundo...

Joana disse...

Apesar de não ter corrido bem a parte de o desenformar eu comia uma fatia porque está com um aspecto perfeito :)
Beijinhos

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU