03/07/2012

Molho Béchamel em Versão Integral

                                                                                 (foto)

Já várias usei esta receita mais vezes e uso sempre que faço algum prato apenas para mim (sim, os esquisitinhos cá de casa não comem coisas como lasanha de vegetais ou vegetais gratinados).
Foi adaptada do livro da Susana Gomes, Velocidade Colher. 
Deixo a versão dela, que já adaptei de diversas maneiras. Sinto-me no direito de a partilhar porque já faz parte do meu livro de receitas. É muito mais "low fat" pois é feito com azeite em vez de manteiga e a farinha é integral. 

Ingredientes:
800 g de leite
70 g de farinha de trigo integral
30 g de azeite
sal, pimenta e noz moscada moídas na hora

Pode acrescentar:
1 c.sopa de coentros 
raspa de 1/2 limão

Preparação na Bimby:
Coloque todos os ingredientes no copo e programe 8 min/ vel 4/ 90º.

Preparação Tradicional:
Aqueça o azeite em lume brando e junte a farinha, mexendo sempre enquanto esta coze.
Vá juntando o leite lentamente, mexendo sempre para não formar grumos.
Tempere com sal, pimenta e noz moscada. 

Se fizer grumos, triture com a varinha mágica e passe os molho por um passador.

Pode guardar no frígorífico, num frasco ou caixa hermética, durante uma semana.




8 comentários:

Su m disse...

Gostei imenso desta subtil alteração em algo que faz parte das nossas cozinhas - pelo menos da minha faz e muito.
Quanto a ser "Low Fat" isso não é inteiramente verdade. É mais saudável sim, mas na realidade as calorias do azeite são praticamente as mesmas de uma margarina comum (se estivermos a falar de uma margarina light então esta versão até terá menos calorias).
Seja como for é sem dúvida uma opção mais rica e mais saudável :)

São Ribeiro disse...

GOSTEI É UMA BOA OPÇÃO.
BJS

Vera Ferraz disse...

Pois, era precisamente isso, mais saudável!
Bjinhos

Ondina Maria disse...

Verinha, já estava con saudades de visitar esta cozinha, isto das férias é bom mas também tem os seus defeitos. Correu tudo bem, passeamos, comemos, descansamos, enfim, foi um fartote. Estou a preparar um post bem simpático sobre estes diazinhos para partilhar com todos :)

Gosto muito desta versão com azeite e já experimentei várias vezes. Só me atrevo a utilizar farinha integral se o bechamel for apenas para mim, o Vel não vai nessas coisas e já não é muito apologista da troca da manteiga pelo azeite. Mas como em casa quem faz este molho sou eu, às vezes levo a minha avante :p

Sofia.Lopez disse...

Gostei muito desta versão, tenho de experimentar :)
A foto está linda!
Beijinhos

Carla disse...

Nunca consegui acertas com esta... é sempre mto mais facil ir ao supermercado e comprar já preparado!!

Unknown disse...

Adorei a receita con farinha de trigo integral.

Unknown disse...

Eu tb!!!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU