03/11/2012

Licor de chocolate e ginja - Cabazes de Natal


Há quem diga que o Natal é das crianças mas ou eu ainda não me separei desse grupo ou então não concordo mesmo nada. Gosto do Natal, das luzes, das cores, do calor das casas, do bolo rei e das broinhas, de fazer e dar presentes como forma de mostrar o meu carinho. Gosto dos tempos que antecedem esta data, e ir pensando e escolhendo o que oferecer, de acordo com o gosto de cada um. Não só, mas principalmente no Natal, o sentido da palavra oferecer tem um significado especial para mim. Longe das loucuras do consumismo e com uma visão muito mais terrena, simples e sentimental, tento não deixar que factores negativos como a conjectura, interfiram numa coisa que é tão importante para mim. O Espírito Natalício!

O licor de ginja, tão conhecido da Vila de Óbidos, é ali servido tradicionalmente em pequenos copos de chocolate, e neste licor é possível saborear esta sensação. Chocolate e ginja, para servir ou oferecer na noite de Natal.

Ingredientes para 6 garrafinhas:
(Fonte: MP Bimby, Dezembro, 2011)
10 bombons de chocolate com licor de cereja (Mon Cheri)
150 g de açúcar
4 gemas de ovo
330 g de licor de ginja
250 g de natas

Preparação na Bimby:
Coloque os bombons e o açúcar no copo e dê 5 toques no Turbo.
Adicione as gemas e o licor de ginja e programe 10 min/ vel.4/ 80ºC.
Adicione as natas e programe 4 min/ vel.4/ 80ºC.
Coloque de imediato em garrafas esterilizadas e guarde no frigorífico.

Preparação tradicional (não testada):
Coloque os bombons no triturador e dê uns toques para os partir.
Leve um tacho a lume brando com os bombons triturados, as gemas e o licor de ginja. Deixe cozinhar, mexendo sempre para que não ferva, durante 10 minutos.
Adicione as natas, mantendo o lume brando para não ferver, durante mais 5 minutos.
Coloque de imediato em garrafas esterilizadas e guarde no frigorífico.

18 comentários:

Liliana (Addicted) disse...

Deve ser muito bom, tem um aspecto super cremoso!
Adorei a receita.
beijinhos e bom fim de semana,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Adoro Vera! Adoro mesmo. Acho que este ano vou tentar fazer este licor, acho uma prenda maravilhosa. Eu ficava toda contente! :) Eu também ainda não saí desse grupo, pareço uma criança. Até porque agora já estou em modo Natal, praticamente. E adoro as tuas sugestões. Beijinho.

Unknown disse...

Também faço parte do grupo que acredita que o natal é para todos e não interessa as idades. Adoro receber e dar prendas por isso me irrita quando usam a desculpa que é só para as crianças. Não interessa o valor do que recebo mas sim que aquela pessoa perdeu pelo menos 10 minutos do seu tempo a pensar em mim e no que podia me oferecer para me ver contente.
Em relação ao licor, não conhecia,mas parece uma boa junção.

Anónimo disse...

Este licor parece maravilhoso. Tenho duas duvidas, este licor dura mais ou menos quanto tempo? e se necessita de tempo de repouso antes de ser consumido?
Obrigada,
Joana

Vera Ferraz disse...

Olá Joana!
Como o licor tem ovos e natas, deve ser conservado no frio, mas ainda tenho um bocadinho do que fiz no ano passado e ainda está bom, por incrível que pareça. Guardei sempre no frio.
Esta receita é fabulosa porque não necessita de descanso, pode ser consumido imediatamente!

Petiscos e Miminhos disse...

também tenho que pensar em presentes para o natal, vou por este licor na lista;)

Anónimo disse...

Obrigada :)
Vou experimentar, deve ser de chorar por mais!
Acabei agora de fazer esta receita que vi no blog http://hojeparajantar.blogspot.pt/2012/02/come-chocolate-come-bolo-de-chocolate.html é deliciosa!
Joana

Vera Ferraz disse...

Ainda bem que gostou! E deste licor também vai gostar!

Jota disse...

Graças a deus, não sou o único a ficar meio "aparvalhado" com o natal... Os cheiros, as cores, o calor da família, o frio, as ruas iluminadas, as lojas, o presépio, os doces... Adoro esta época.
Quanto a este licor, deve ser um delicia!
Um óptimo presente, com muito mais significado. ;)
Beijinhos

Jota
http://searchncook.blogspot.pt/

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

que belíssima sugestão :)
Obrigada
Bjs e bom Domingo

PS "o Natal é para as crianças", só concordo, mas não muito, se tiveres uma visão de presentes (que a Troika obrigou a diminuir drasticamente). Agora O Natal, esse é para cada um de nós, porque é celebrado, no meu ponto de vista, no coração. Os presentes, esses, são deveriam vir com os Magos... ih ih ih

Vera Ferraz disse...

Pois é Mané! Nisso sou obrigada a concordar com nuestros hermanos, tem muito mais lógica os presentes serem abertos no dia de reis!
Beijinho.

Inês Ginja disse...

Sou como tu, o Natal é para todos, todos os dias, sem consumismo e gastos supérfluos.
Tudo o que é celebrado com o coração é de significado.
Adoro dar presentes, deste tipo, feitos por mim. Este ano não vou ter tempo para nada... ou quase nada. Mas adorei o teu licor de chocolate e ginja. Delicioso.
Um beijinho.

Ratatuis disse...

Concordo plenamente! O Natal não é só das crianças ou então tenho uma criança dentro de mim (e não estou grávida :))
Ah e também concordo com nuestros hermanos. Este ano se estiver de férias nessa altura gostaria de ir a Madrid ou a Sevilla 'mirar la cavalgada'...
Eu ia adorar receber este licorzinho como presente de Natal.
Beijinhos e obrigadinha pela visitinha lá na nossa toca
Os Ratinhos Cozinheiros

Aromas da minha cozinha disse...

Parece-me muuuuuito bem para por no cabaz de Natal que estou a preparar para oferecer!
Tem aqui ideias muito giras! :))
Parabéns.

Filipa

Unknown disse...

Bom dia,

Queria fazer esta receita mas não encontro as garrafas esterilizadas. Sabe onde posso encontrar? Obrigada


Bom Natal!

Franisca

Vera Ferraz disse...

@Francisca, qualquer garrafa serve para encher. Pode usar as de compal, as de polpa de tomate mais pequeninas ou comprar em lojas como CASA ou Continente. Para esterilizar, basta colocá-las em água e deixar ferver durante 10 minutos.
Espero ter ajudado :)

TSV disse...

Boa noite
Quero fazer este licor, mas em casa de momento nao tenho licor de ginga.. acha que se meter aguardente fica bom?

Vera Ferraz disse...

Caro @TSV, eu já experimentei e ficou demasiado forte. Encontra ginja em quase todos os hipermercados. Vale a pena comprar para esta receita porque o resultado é de longe muito melhor!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU