25/02/2013

Os sabores da Polónia

Na gastronomia da Polónia é possível encontrar traços da cultura Russa, Turca, Mongol, Francesa, Alemã, Italiana e Judaica. Dando preferência aos produtos frescos e caseiros, uma vez que o país é rico em quintas, pastos e florestas, os seus produtos básicos são principalmente o repolho, a beterraba, o trigo o centeio e outros cereais, assim como cogumelos silvestres, bagas, frutos e animais de caça. 
A primeira sensação é a abundância de cores e texturas e o carinho com que os pratos são preparados. Com um sabor suavizado pela presença das natas naturais, maçãs e arandos, raramente usam especiarias picantes.
Ficam alguns dos seus pratos tradicionais, que tive o prazer de conhecer num almoço de degustação em casa do Embaixador da Polónia, em Lisboa, no passado dia 14 de Fevereiro.



9 comentários:

Ana Rita Marreiros disse...

Fantástico esse menu!!!
Bjoka
Rita

Cozinhar sem Lactose disse...

Comi muito bem na Polónia, apesar de ter viajado como backpacker sem dinheiro! Lembro-me com saudades dos pierogis, absolutamente deliciosos, que comi num milk bar em Cracóvia! Os milk bars eram as tascas lá do sítio (acho que agora não existem ou pelo menos sobreviveram muito poucos) e ficámos à porta à espera que nos sentassem. Só passado algum tempo é que nos apercebemos que as pessoas entravam e sentavam-se onde houvesse lugar, nas mesas uns dos outros, e finalmente foi o que fizémos também! :-)

Turista disse...

Querida Vera, realmente salta à vista o colorido dos pratos e o bom gosto da decoração dos mesmos. :)
Beijinhos grandes e boa semana.

Dulce Caldeira disse...

Que desfile encantador Vera:)
Beijinhos e uma boa semana.

Su Delícia disse...

Lindos pratos, e belas fotos... Tenho a certeza que foi um almoço encantador!
beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Ondina Maria disse...

Que bonito... mas que belo almoço e que companhia tão inusitada (pelo menos para mim, que eu sou uma moça do povo e não convivo com embaixadores...)

pedra de sal disse...

Que fotos lindas! Adorei este post!

Anónimo disse...

Lindo!

Marmita disse...

Que optimo aspecto.. que sortuda.. Há dias fui a um mini mercado russo e fiquei maravilhada com o que eles comem, adoro a gastronomia de outras culturas.. adoro mesmo! beijos

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU