25/03/2013

Polvo à Lagareiro com batata perfumada

A Primavera está envergonhada mas eu insisto em trazer as suas cores para a nossa mesa. Para cinzento basta o dia, há que colori-lo e encarar mais uma semana com um sorriso na cara!
A Páscoa  aproxima-se e espero conseguir fazer algumas experiências que andam a pairar na minha cabeça. Mas eu já me conheço e nestas alturas quero fazer tanto e faço tão pouco... As ideias atropelam-se umas às outras num turbilhão que nem me deixem respirar. O melhor é relaxar e organizar. É a melhor e única maneira de levar as ideias a bom porto. 
Hoje, uma sugestão ao agrado da maioria, com umas batatas aromáticas e que me surpreenderam pela simplicidade e sabor. Uma fantástica maneira de começar a semana!!!

Ingredientes:
2 polvos médios
6 batatas
1 cebola
3 dentes de alho
1/2 pimento vermelho
2 hastes de coentros
6 folhas de louro
sal q.b.
2,5 dl de azeite

Preparação:
Leve o polvo a cozer num tacho com água e a cebola. Deixe cozer até a cebola estar cozida (aprox. 30 minutos).
Lave as batatas e faça 2 golpes no sentido longitudinal, sem ir até ao fundo. Em cada corte, coloque metade de uma folha de louro.
Passe as batatas por sal e coloque-as num recipiente de ir a microondas. Selecione a potência máxima e programe 20 minutos.
Ligue o forno a 200ºC.
Quando as batatas estiverem prontas, retire-as do recipiente, sacuda-lhes o excesso de sal e amasse-as ligeiramente entre um pano. Coloque as batatas num recipiente de ir ao forno ao lado do polvo. 
Tempere o polvo com uma pitada de sal.
Junte o pimento cortado e o alho laminado. Regue com o azeite e leve ao forno por 5-10 minutos, para o pimento assar um pouco. 
Retire e sirva polvilhado com coentros.


13 comentários:

Ondina Maria disse...

Confesso que não sou fã de polvo. Olha, ninguém é perfeito. Mas as batatas perfumadas já me enchem as medidas :)

Inveja com a minha mini-agricultura em estantes numa mini varanda do Porto? LOL, havia de ser bonito... Não consigo competir com o teu jardim :p
Esta semana o tempo parece estar chuvoso, mas ainda assim acho que vais conseguir iniciar os trabalhos no exterior. Quanto ao resto, experimenta 2 ou 3 coisas mas aproveita o resto do tempo para descansar e brincar com o principezinho :)

Viajar, Comer & Divertir-se disse...

Belo prato! Colorido e delicioso!
Bjs

Lurdes Losquinhos disse...

Adoro polvo, esse tem um aspeto delicioso.
Bjs

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Gosto tanto de polvo à lagareiro :D E há imenso tempo que não como! Agora deste-me saudades :D

Beijinhos e tem uma óptima semana! :D

Luisa Alexandra disse...

Uma sugestão bem a meu gosto!

Um toque de canela disse...

Adoro polvo à lagareiro! Estou completamente convencida!
Beijinhos

Marlene Teixeira disse...

Dos meus pratos preferidos! Maravilhoso! :D*

Petiscos e Miminhos disse...

estou a babar com este prato!

Ana Rita disse...

Aqui em casa esse polvinho não chegava para a cova de um dente...adoram de paixão! Quando faço tem de ser em doses duplas para comerem até quererem...
Bjoka
Rita

MissLilly disse...

tem tao bom aspecto!!

a alecrim disse...

adorei esse polvinho, devia estar delicioso!! um beijo, alecrim

Rita Castro disse...

Eu adoro Polvo à Lagareiro, fica sempre tão bom e é um prato tão reconfortante.

Beijinhos *

Margarida disse...

huuum, quero!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU