26/07/2013

Sushi {NORI MAKI}


O Verão! As férias!
É como que se andasse numa azáfama louca durante todo o ano, como uma formiguinha trabalhadora, para depois desligar durante um par de semanas e recarregar as baterias. Nestas semanas a tranquilidade toma conta de mim, tudo tem outra dimensão e tudo se resolve naturalmente, sem grandes complicações. Gosto do mar, da areia e dos re-encontros que estas férias trazem sempre. 
Gosto de observar a evolução do principezinho de ano para ano. Primeiro com receio da água, no ano seguinte, graças a um colete perdeu o medo, no ano passado as braçadeiras fizeram milagres e este ano... qual braçadeiras qual quê... simplesmente não podíamos desviar os olhos dele porque tudo servia de desculpa para ir para a água e um simples lavar as mãos implicava molhar-se todo. Sem medos nem receios, com ondas ou sem ondas, este ano sim, ele parecia fazer parte do mar, com uma naturalidade que deu gosto! Pena que este mar esteja tão longe...

Faz parte da rotina de todas as manhãs ir ao pão e passar no mercado para escolher peixe mais bonito! Um jantar de sushi já é da praxe e claro, este ano não faltou! Adoro! Feito por quem sabe, e tem experiência nestas coisas. Sim, que os melhores rolinhos que já comi foram feitos por estas mãos. Os tios António e Artur fazem uma dupla absolutamente imbatível. A nós, restou-nos aguardar pacientemente enquanto os víamos rodopiar pela cozinha com facas aguçadas na mão.
Os ingredientes escolhidos têm de ser de excelente qualidade, o arroz e o peixe desempenham assim o papel principal! O arroz é o especial para Sushi da Oriente Rice e usámos o salmão e o atum.

Arroz de sushi
2 copos de arroz Sushi Oriente Rice
2 copos e1/4 de água
1/4 copo de sushi su *

*sushi su
100 ml de vinagre de arroz
60 g de açúcar
10 g de sal fino
10 ml de saké (não usámos)

Coloque o arroz numa taça e junte-lhe a água. Esfregue o arroz cuidadosamente. Mude a água e repita até que a água fique cristalina. Deixe escorrer bem numa rede ou coador.
Coloque o arroz e água num tacho em lume bem forte até começar a ferver. Neste momento tape e baixe o lume para o mínimo. Deixe cozer durante 10 minutos e desligue. Deixe ficar tapado durante 10 minutos para absover toda a  húmidade. Por fim junte o sushi su e envolva com a ajuda de uma espátula.
Deixe arrefecer mexendo de vez em quando.
 Nori Maki
{basicamente são todos os rolinhos com algas}

Ingredientes para 1 rolo:
3/4 de alga nori
100 g de arriz de sushi
50 g de salmão ou atum
30 g de abacate
30 g de manga
2 g de wasabi (opcional, eu prefiro misturar no prato)

Coloque a alga sobre a esteira com a parte rugosa para cima.
Distribua o arroz pela alga, deixando um rebordo de 2 dedos para depois fechar ou então, deixe a alga toda e corte no fim (como na fotografia).
Coloque um dos peixes no meio do arroz, a manga e o abacate. Coloque os polegares na base da esteira e os restantes dedos em cima do recheio para não se desmanchar, enrole, fazendo uma ligeira pressão.
Corte o excesso de alga.
Corte o rolo em 8 peças. Emprate e enfeite a gosto. Sirva com wasabi, gari e molho de soja.

O molho de soja não se deve servir puro, nós diluímos simplesmente com um pouco de água mas existe uma receita própria que consiste em misturar o molho de soja com saké, hondashi e água.
O sushi é uma paixão! Se se quer aventurar aconselho um livro que dá imensas dicas fantásticas, Sushi em casa de Anna Lins&Paulo Morais.


15 comentários:

disse...

Como eu adoro sushi :)!!!

www.semjeitonenhum.com

Anónimo disse...

adoro! e como tenho amigos que sabem fazer, sinto me uma preveligiada!

Paulinha

Sophia, Mary and Mom ™ disse...

Boas férias e melhores comeres!
Se tiveres alguma foto do corte do atum para partilhar ...

Thanks :)

Fátima Fonseca disse...

Adoro!!!

Alessandra disse...

amo,amo,amo delícia , bjs

Priscila Schulz disse...

Que lindos e apetitosos ficaram!

Beijinhos, Pri
http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Partilhando Sabores e Receitas disse...

Adoro sushi e adorava saber fazer assim tão perfeitinhos!
Bjs e bom fim de semana

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Ficou lindo!
Beijinhos

Ondina Maria disse...

Também adoro, mas é coisa para saborear com amigos, já que o Vel não me acompanha... Mas vou muitas vezes almoçar sushi com uma colega/amiga que é tão viciada como eu :p

Anónimo disse...

Que engraçado, não sabia que era assim fácil fazer sushi. Eu costumo comer uns sushis muito bons no Sushi Mar (http://www.locamob.com.br/sushi-mar/details), um restaurante japonês no Rio de Janeiro, mas acho que agora vou começar a fazê-los em casa, haha.
OBrigada pela receita :D

Entre Tachos e Sabores disse...

Contrariamente à maioria das pessoas, eu não sou grande apreciadora de sushi, mas aprecio imenso a arte de os fazer, porque nem todas as pessoas o sabem, esses pequenos rolinhos são autenticas obras de arte :) Adorei as fotos, fico sempre cheia de vontade de comer mas quando levo à boca, as minhas papilas gustativas recusam-se a gostar, tenho pena, porque os meus olhos comem esses rolinhos com muita vontade hehehhe

Beijinhos
Joana

Inês Ginja disse...

Adoro sushi! E adoro jantares assim, de verão, em boa companhia!
Preciso de férias e de um sushi assim com bom ar :)
Um beijinho.

Unknown disse...

Boas férias.
Ficou uma maravilha esse sushi

Beijinhos

Unknown disse...

olá Vera,
só muito recentemente descobri o seu blog...gosto bastante da sua escrita,das fotos, das suas receitas e principalmente da postura e alma que me parece ter aquando das suas feituras culinárias.
Não sou própriamente uma crítica culinária mas, tenho uma experiência muito vasta na área e como tal consigo apreciar, discernir e comentar muitos actos destas andanças.
Assim, e repetindo a minha apreciação pelo seu blog posso acrescentar algo mais: as suas mãos, um dos seus utensílios básicos para tão delicada arte, estão na perfeição, isto é:bem cuidadas e sem qq verniz ou artificio proíbitivo para esta profissão, por isto tudo PARABÉNS!!!!!

Helena disse...

Gostei da reportagem Vera. Em Portugal pensava muito publicar sobre este assunto depois de ter feito um workshop, mas a reportagem demoveu-me pois fico sem mãos para fotografar.
Adoro sushi e aqui felizmente está generalizado devido à comunidade japonesa, de tal forma que até há o sector do sushi nos supermercados , com pessoas a preparar sushi todo o dia.
Parabéns pelo teu trabalho e perfeição!
Beijo

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU