04/09/2013

Alimentação saudável para crianças {O pequeno almoço}




A primeira refeição do dia é considerada a mais importante e deve conter alimentos dos 7 grupos da roda dos alimentos, devendo fornecer um quarto das necessidades diárias de nutrientes. 
Independentemente dos horários que tem, deve adaptar a rotina diária de forma a toda a família tomar o pequeno almoço antes de sair de casa, dando assim o exemplo aos mais pequenos.

Evite doces, cereais açucarados, mel, chocolate (tulicreme) para barrar o pão porque estes alimentos vão provocar uma maior necessidade de açúcar a meio da manhã. Deverá oferecer hidratos de carbono e proteínas de absorção lenta que proporcionam uma reserva de energia constante até à hora do almoço ou lanche da manhã.

  • Cereais integrais com fruta cortada e leite (leite gordo até aos 2 anos)
  • Papas de aveia sem açúcar, preparadas com fruta fresca ou seca para adoçar
  • Sandes integral de bacon (magro, não fumado e sem gordura) – grelhe o bacon numa frigideira anti-aderente, depois de aparar a gordura.
  • Pão integral, de cereais ou de sementes torrado com manteiga, banana esmagada, queijo-creme ou fiambre de aves. Acompanhe com sumo de fruta.
  • Ovos mexidos, escalfados ou cozidos, servidos com pão integral e tomate cereja.
  • Iogurte caseiro com frutas ou muesli
  • Batido de frutas:

1 mão cheia de morangos+150 ml de sumo de laranja natural + 1 kiwi,

1 pêra + 3 maracujás,

1 banana + 1 maracujá + 8 framboesas

1 copo de mirtilos + 1 banana + 1 iogurte natural líquido

As crianças que tomam pequeno almoço têm mais facilidade na concentração, aprendizagem, pensamento, assim como uma menor risco de obesidade.
  
Fontes:
www.plataformacontraaobesidade.dgs.pt
http://www.dgs.pt/
http://www.dgs.pt/
Alimentação saudável para crianças - Mandy Francis, Porto Editora

4 comentários:

Sofia Malheiro disse...

Realmente o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia! É a fonte essencial de energia para o dia, tanto para as crianças, como para os adultos! ;)
Confesso que é a minha refeição favorita! :)

Adorei as sugestões, são super saudáveis e saborosas :)

Se quiseres visitar o meu blog, caso ainda não o conheças:
http://tastesandsmellsofwoman.blogspot.pt/

Muito obrigada,
Um beijinho,
Sofia

Susana Machado disse...

Belas dicas!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Raquel Alabaça disse...

O problema maior lá em casa, é que quando se acorda cedo ninguém tem apetite. Mas até que não se come muito mal, as papas de aveia são as eleitas ao fim de semana.
Beijinhos

Ondina Maria disse...

Por cá não há crianças, mas os dois adultos criançolas desta casa tentam fazer a coisa bem feita. Quer dizer, eu tento. O Vel é só mesmo leite com café :D

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