14/09/2013

Frittata de tomate cereja e cebolinho

Desde pequena que adoro ovos, de quase todas as suas maneiras. Fazem-me sempre lembrar quando os meus avós tinham pessoas a trabalhar no campo e a meio da manhã lá ía eu e a Avó com o cesto do piquenique, dar o "petique" como lhe chamavam. Nunca percebi o queria dizer essa palavra, acho que foi uma junção de piquenique e petisco, mas era um momento de pausa para os trabalhadores que começavam a trabalhar por vezes antes das 7h da manhã. 
O refresco de café, as pataniscas, as bolas de sardinha, os ovos cozidos ou as omeletes faziam parte destes momentos. Sempre acompanhados com broa de milho cozida no forno de lenha pela avó Lurdes.
A sensação de conforto que tive quando comi esta frittata foi mais ou menos esta, ingredientes simples mas cheios de sabor. Depois de um dia de trabalho, é perfeita para restabelecer energia até ao jantar, ou mesmo servir de jantar. Mas se for como eu e gostar de pequenos almoços salgados, pode perfeitamente prepará-la a esta hora!
A frittata não é mais que a versão italiana da nossa omelete, com a diferença que em vez de se dobrar ou tentar fazer malabarismos para virar na frigideira, coze no fogão a parte de baixo e vai ao forno cozer a parte de cima! O resultado é muito parecido, mas na minha opinião, fica ainda mais bonita!

Ingredientes para 2:
3 ovos
50 ml de leite magro
50 g de queijo mozzarella ralado
1 chávena de tomate cereja 
2 dente de alho
1 molhinho de cebolinho fresco
sal e pimenta q.b.
1 colher de sopa de azeite

Preparação:
Ligue o forno a 180ºC.
Deite o azeite numa frigideira anti-aderente sem pega de plástico (para ir depois ao forno). Junte os dentes de alho inteiros e deixe-os fritar um pouco, em lume brando, até começar a sentir o seu cheiro a libertar-se. 
Junte o tomate cereja e deixe refogar durante 2 ou 3 minutos, abanando a frigideira. 
Retire os dentes de alho.
Bata os ovos, junte o leite e o queijo ralado. Tempere com sal e pimenta. Deite por cima dos tomates e abane o fundo, em movimentos circulares, para ajudar a estabilizar os ovos. Pique o cebolinho e deite por cima.
Deixe cozinhar por 7-8 minutos, em lume brando.
Transfira a frigideira para o forno para cozinhar por cima.

14 comentários:

Edna Loureiro disse...

uhmm vou fazer :)
parece muito bom!

Edna Loureiro disse...

uhmm vou fazer :)
parece muito bom!

Raquel Alabaça disse...

Uma recordação bem saborosa!

Susana disse...

Vera, fiquei literalmente a babar. Já está na lista para experimentar. Eu também sou doida por ovos... beijo!

Susana

Mary - Strawberrycandy disse...

Que frittata de tomate cereja e cebolinho fantástica,...óptima receita!
Beijinhos e bom fim-de-semana,...
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Ficou linda... eu adoro pratos de ovos e a fritatta é uma fevorita cá por casa!
Beijinhos

Sílvia Martins disse...

Adoro e essa tua fritatta ficou um must! Linda, linda e essas fotos...deliciosas!
Beijinho

Sílvia Martins
http://bocadinhosdeacucar.blogspot.pt/

Receitas para a Felicidade disse...

Maravilhosa a tua frittata e com o sabor de boas recordações...

beijinhos e bom domingo!

Su Delícia disse...

Que delicia!Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Rute Jacinto disse...

Ficou maravilhosa! Boa semana de inicio de aulas! Bjinhos

São Ribeiro disse...

Gosto tanto e essa ficou bem ao meu gosto
bjs

Ondina Maria disse...

Fica bonita mas ainda assim não há nada que me faça ligar o forno. Pelo menos para já! :p

Ana Alves disse...

Adorei. Está fantástica

Beijocas
http://pratocaseiro.blogspot.pt/

Su m disse...

Eu adoro!!! Mas adoro mesmo! E as fotos estão deveras lindas Verinha :)
Grande beijinho

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU