20/12/2013

Basta clicar para ajudar! [Refood-MAPFRE]

 Foto: Enric Vives-Rubio

 Um terço da produção alimentar para humanos acaba no lixo. Será possível? Sim, segundo o relatório da agência da ONU para a Alimentação e Agricultura (2011), cerca de 1,3 mil milhões de toneladas de alimentos perde-se no processo entre a produção e o consumo. 
Felizmente há seres iluminados ou que pelo menos iluminam quem está por perto. Falo de Hunter Halder,  fundador do projeto Refood.
O consultor norte-americano com este ar descontraído que pode ver na fotografia acima, contribui há mais de um ano para diminuir o desperdício alimentar, a nível local (área de Lisboa), aproveitando ou recuperando diariamente alimentos em bom estado de restaurantes, padarias e supermercados. Começou por recolher refeições e distribuir por quem mais necessitava e hoje, existem já vários núcleos na zona de Lisboa. O projeto Refood é um esforço eco-humanitário, 100% voluntário e feito para e pelos cidadãos, a nível local. Isto é, em cada bairro são contactados restaurantes e locais para recolha de alimentos, assim como familias necessitadas. Os voluntários, recolhem e distribuem por quem mais precisa, diminuindo substancialmente o desperdício alimentar. 
Um dos principais parceiros e patrocinadores da Refood é a Fundação MAPFRE, apoiando a abertura de novos núcleos em diferentes zonas, contribuindo para ajudar a alimentar cada vez mais pessoas em necessidade.
E como estamos no Natal, peço a cada um de vós para participar na ação "1 Click = 1 Euro". Nesta ação, a Fundação MAPFRE doará 1 Euro por cada click à Refood. É simples não é? Basta clicar para ajudar!

3 comentários:

Paula Moita disse...

Eu já cliquei! É incrível o desperdício que se faz com a comida!
beijinhos e FELIZ NATAL

www.amsk.org.br disse...

É tempo de ler as linhas da mãos, com sabedoria e altivez,
com humildade e discernimento.
Se a sorte te visita,
não a deixe fugir,
Se a tristeza te acompanha,
te esforça para recordar os momentos felizes,
a sabedoria sempre encontra o caminho,
a serenidade sempre recobra os sentidos,
a magia sempre ilumina a alma
o céu te protegerá por teto,
as estrelas por manto,
e que a liberdade seja sempre gaiola aberta
a guiar serenamente,
as estradas que se abrem.
Porque são nas linhas da tua mão
que se contam as vitórias,
que se tece o tempo,
que se constrói o presente
que se aprende com o passado
que se colhe o futuro.


Nevo Bersh e Lacho Krechuno

(Feliz Natal e Próspero Ano Novo)

Ondina Maria disse...

ajudadíssimo. E que projecto interessante e inspirador. Cá em casa fazemos o que podemos e o desperdício alimentar é quase nulo. Mas claro, podemos sempre dar uma mãozinha e fazer com que o comércio seja menos desperdiçador :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU