11/12/2013

Frango do campo com tangera e abóbora assada

As abóboras cresceram em abundância na quinta e esperam calmamente, agora devidamente arrumadas, pelo momento de ser consumidas. Se há muitos anos os meus avós usavam as abóboras para os animais, a minha mãe sempre usou abóbora na sopa, doces e nos fritos de Natal e eu, agora, uso abóbora para tudo e mais alguma coisa. Bolo, tarte, sopa ou prato principal. Tanto faz. A Abóbora, banida da minha dieta enquanto fiz a Dieta dos 31 dias, regressou novamente à minha cozinha. Esta qualidade de abóbora, a abóbora manteiga ou butternut tem uma polpa laranja e mais adocicada que a abóbora menina. É perfeita para rechear ou servir como acompanhamento. O que sobra, depois de assada, pode ser usado para um estufado ou sopa.
As tangeras, já doces como mel, começaram a chegar agora à minha cozinha. São o lanche ideal para mandar numa caixinha, já descascadas, ao principezinho. Ele adora. Aqui, usei a casca e os gomos. Ficou fantástico.
Ingredientes:
1 frango do campo
2 tangeras BIO
1 abóbora manteiga
tomilho fresco
sal, pimenta
azeite
1 colher de chá de especiarias Segredos alho e ervas aromáticas Margão

Preparação:
Lave a abóbora. Corte-a longitudinalmente, em 8 pedaços. Retire as sementes e reserve-as. Coloque a abóbora num tabuleiro, com a parte cortada virada para cima. Tempere com sal, pimenta e metade das ervas aromáticas. Leve o tabuleiro tapado com uma folha de papel de alumínio, em forno quente (200ºC) durante 45 minutos.
Deite um fio de azeite num tabuleiro. Corte o frango em pedaços e disponha-o no tabuleiro, com a pele virada para baixo. Tempere com as restantes especiarias, sal e pimenta. Com a ajuda de um raspador, corte o vidrado das tangeras e esfregue na pele do frango.Espalhe os gomos de tangera pelo tabuleiro e junte as folhas do tomilho. 
Leve a assar, ao lado da abóbora, também tapado com uma folha de papel de alumínio, durante 45 minutos. A meio da cozedura, vire os pedaços de frango de modo a ficar com a pele virada para cima e não volte a colocar o papel de alumínio. Regue com o próprio molho.
Sirva com a abóbora assada e arroz branco.

fonte: Revista Sabe Bem Nº16

8 comentários:

Ondina Maria disse...

Atão assaste a Naidinha???? Pelo menos foi com abóbora, sempre ficou mais aconchegadinha! :p

Food and Emotions disse...

Que aspecto delicioso!!!! Adoro as cores :)

Ana Rita disse...

Que beleza!!!As cores são uma maravilha e só posso imaginar os aromas!!!
Bjoka
Rita

Paula Moita disse...

Tem muito bom aspecto e imagino o sabor deste frango com abóbora! hum...que coisa tão boa!

Minutos com os tachos disse...

Nice!! :)

Cozinhar sem Lactose disse...

Que boa coisa! E eu que adoro abóbora assada no forno!!!

Inês Ginja disse...

Gosto destas comidinhas, com cheiro a casa e a caseiro!
Adoro abóbora assada, fica tão bom.
Um beijinho.

Susana Machado disse...

Que bela receita!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU