10/03/2014

Pão integral feito em casa

 
Post soundtrack ♫

Porque este é o cheiro da felicidade, o cheiro da certeza que as memórias que me acompanham fazem parte do que sou e de como sou. Pão num dia especial. Dia de aniversário da Avó Lurdes. 89 anos. Foi assim que apesar de estar longe, a consegui trazer bem pertinho de mim. Com as lembranças de quando amassavamos juntas o pão na quinta, e aquele cheiro tão próprio do quarto onde o fazíamos, das paredes, da farinha, do fermento, do campo, da felicidade. Estava longe de imaginar que algum dia aqueles gestos, aquela magia de ver o pão a crescer me iria deixar tão nostalgica. Deve ser a prova que os anos não param, que o tempo não pára e que passa a uma velocidade alucinante. Desejo profundamente que a memória nunca me atraiçoe para poder voltar a estes momentos felizes sempre que me apetecer e que a saudade cantar ao meu coração. Faltam aqui as oliveiras para me deitar à sombra a ler um livro, como fazia nessa altura. Falta aqui o Avô, sempre bem disposto, com o seu ar maroto e charadas na manga como por exemplo "É filho do teu pai e não é teu irmão, quem é?" ou "Quando é que 2 mais 2 são 5?". Felicidade pura. Como este pão, que garanto-vos, vale o trabalho que dá!

Ingredientes:
250 g de farinha T65 sem fermento
250 g de farinha de trigo integral
7 g de levedura seca
10 g de sal marinho
2 colheres de sopa de azeite
320 ml de água
Os passos de preparação estão na receita de Pão Branco. Este pão, por ser integral, cresce muito menos que o outro e fica mais denso. Para mim, muito melhor. 
Se gosta de pão integral e não tem tempo para esperar tanto, aconselho a fazer o Pão de Soda.



14 comentários:

Tertúlia da Susy disse...

Adorei este pão, ficou lindo e adoro pães densos como este.
e a tua história faz-me recuar no tempo e ter muitas saudades da infância com os meus avós.
Bjs, Susana

Sabores Autenticos disse...

Que pão fantástico!
Bjs

Unknown disse...

Ficou um mimo! :)

Unknown disse...

Nossa que lindo ficou esse pão! Vou me aventurar a faze-lo.

Paula disse...

Adorei a imagem do pão mas tenho uma pergunta 'nada a ver': esses bolbos que aí estão... recebi agora uns iguais. Eles voltam a 'rebentar' daqui a um ano é? Obrigada!

Paula disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ondina Maria disse...

adoro um bom pão integral. E se tiver tempo vou experimentar a tua receita no fim de semana :)

Paula disse...

Obrigada! Vou guardar e voltar a plantar! Bjs x

barbara avalanche disse...

Olá, sou grande fã do seu blogue e gostaria de lhe pedir uma opinião sobre um produto para confecção de pão através de um questionário. Posso contactá-la por email para lhe explicar melhor?

Parabéns e obrigada!

Barbara

Vera Ferraz disse...

Olá Barbara Avalanche, pode enviar-me mail para hojeparajantar@gmail.com

Obrigada!

Vanessa|Prazeres Saudáveis disse...

Pão saudável caseirinho muito melhor:) sem açucar e óleo adicionado adorei a sugestão:)
Aproveito para te convidar no meu passatempo Receita Saudável que está a decorrer no meu blogue gostava muito que participasses:)
http://prazeressaudaveis.blogspot.pt/2014/03/1-aniversario-blogue-passatempo-do-1.html
Beijinho

Entre Tralhas e Panelas disse...

Humm que bom aspecto

Viaja en mi Cocina disse...

Un pan perfecto!! a mi me encanta el pan integral, mucho más que el blanco.

Telita disse...

O pão ficou perfeito. Os meus têm-me saído mal. :/
Adorei a consistência e os ingredientes.

______________________
Ana Teles | Telita
blog: Telita na Cozinha


Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU