18/03/2014

Perca do nilo amarela


À primeira vista e para quem não conhece, pode parecer cenoura ralada ou algo do género mas não. É açafrão, ou melhor, são filamentos de açafrão. A mais cara das especiarias. Isto que se vê aqui, são os estigmas de uma flor chamada Crocus sativus L. e são precisas cerca de 85 mil para fazer 1 kilograma. Esta especiaria, ingrediente principal na Paella, foi trazida pelos árabes para os nossos vizinhos espanhóis, sendo estes agora, os maiores produtores de açafrão a nível mundial. Apesar do preço, vale a pena experimentar o verdadeiro açafrão que, além de cor, trás um paladar inconfundível aos pratos. 
Já tinha experimentado fazer puré com açafrão e além de bonito ficou muito bom. Desta vez, e porque o peixe continua a ser uma daquelas questões difíceis cá em casa, resolvi pintá-lo de amarelo! E fiquei feliz, porque todos gostaram! Yeah!!
Ingredientes:
perca do nilo 
sal
pimenta
tomilho
aneto (gosto deste da Espiga)
1 colher de café de filamentos de açafrão (pode substituir por açafrão em pó, mas de boa qualidade!)

Tempere o peixe com sal e pimenta.
Deite uma colher de sopa de azeite numa frigideira anti-aderente e deixe aquecer.
Coloque as postas de peixe, espalhe o tomilho por cima e deixe cozinhar durante cerca de 4 minuto, vire de seguida para cozinhar do outro lado.
Numa caneca de água quente, deixe cair os filamentos de açafrão. Deixe descansar por uns minutos para que a água ganhe a cor e o sabor dos filamentos. 
Deite esta água por cima das postas de peixe.
Tape a frigideira com uma tampa ou com uma folha de papel de alumínio e deixe cozinhar, em lume brando, durante 5 minutos. 
Sirva com arroz branco polvilhado com cebolinho fresco picado.

5 comentários:

Mary Luz Piñeiro disse...

Qué buena pinta tiene y qué delicia de fotos. Enhorabuena!!!

Ovelha Negra disse...

Adoro açafrão, dá um sabor e uma cor impar aos prato. Como muita perca cá por casa - é um peixe óptimo ;)
http://acozinhadaovelhanegra.blogspot.pt/

pimentinha disse...

A perca pintada ficou muito bonita!!
Bjos

Anónimo disse...

vi um documentario na TV sobre a perca do nilo e nunca tive coragem de comprar esse peixe, mas será que podemos fazer a receita com corvina ou garoupa?

vera ferraz disse...

@Anónimo, ainda bem que eu não vi esse documentário! Já não como fiambre, salsichas, polpa de tomate nem sumos nectar à pála disso...
Mas sim, acho que se pode fazer com qualquer tipo de peixe!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU