13/08/2014

Esparguete de courgete com ovos escalfados

Este Verão que me baralha, continua a surpreender-me com dias de sol envergonhado, cinzentos ou pior... chuva. Ontem pensei que estava a sonhar e afinal o Outono tinha chegado sem que eu desse conta. Chuva?! Não fossem as cores lindas do tomate e das curgetes que trago na quinta e não teria dúvidas algumas. E até os legumes andam baralhados porque habitualmente nesta altura já a colheita de tomate vai no pico enquanto que este ano chegam aos bocadinhos. Por um lado é melhor porque vai dando tempo para o consumir sem exigir manobras de emergência que o transformem em picado para os refogados ou em doce para dias de gulodice.



Com sabores puros tento não inventar muito e hoje a refeição é bastante leve. Um parece que é mas não é para enganar os olhos (e o estômago!). Transformar curgete em esparguete. Já tinha feito uma vez, numa entrada bem fresca e saborosa mas hoje resolvi cozinhá-la. 
Há várias máquinas que cortam a curgete assim mas eu usei um utensílio bem simples, o descascador juliana da Tupperware. Podem ver e encomendar aqui, elas fazem envios para todo o país. A curgete fica da espessura do esparguete e pode usar-se assim, crua em saladas ou para saltear com um fio de azeite.
A frigideira linda é de ferro fundido esmaltado da conhecida marca francesa Le Creuset. Nesta época de globalização, estas peças ainda são feitas artesanalmente, a partir de um molde de areia pelo que cada uma se torna uma peça única. O ferro fundido é vertido de um enorme caldeirão chamado "Creuset" para os moldes e depois feita a sua esmaltação e vitrificação criando um acabamente duradouro. Tenho a certeza que esta ainda vai ficar para os meus netos!

Ingredientes:
1 curgete
tomates cereja ou de outra qualidade mas pequenos
2 hastes de tomilho
1 raminho de salsa
2 ovos
queijo feta
1 fio de azeite
1 colher de chá de tahine
sal e pimenta q.b.

Corte a curgete em juliana, a todo o seu comprimento de forma a ficar com fios longos de curgete.
Lave os tomates e coloque-os na frigideira com um fio de azeite. Dê umas picadas nos tomates, com a ponta da faca, para que não rebentem enquanto estão a cozinhar. Tempere-os com sal e pimenta e deixe-os cozinhar até começarem a ficar macios. Retire-os cuidadosamente e reserve.
Na frigideira deite o tahine, junte a curgete e tempere com uma pitada de sal e o tomilho. Deixe saltear em lume brando até que comece a ficar macia e com a consistência do esparguete "al dente".
Leve uma panela ao lume com água. Junte 1 colher de sopa de vinagre e quando levantar fervura junte um ovo. Deixe escalfar durante 3-4 minutos, para que nãp coza demasiado. Retire e repita com o outro ovo. (O vinagre evita que o ovo de desmanche todo enquanto está a escalfar)
Junte os tomates e os ovos à curgete,  e espalhe por cima queijo feta e enfeite com salsa fresca.
Bom apetite!

9 comentários:

Ana Brás disse...

Que delícia!!! Tenho que experimentar.
beijinhos :*

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Que prato mais apetitoso Vera! À primeira vista pareceu-me mesmo que era esparguete, só depois de ler a tua descrição é que percebi que e tratava de fios de curgete. Adorei a sugestão. ;)
Quanto à frigideira é linda, aliás, a Le Creuset tem muito bom gosto nos acessórios que comercializa.
Beijinho e se fores ao Fusing diz qualquer coisa. ;)

Ondina Maria disse...

ando há imenso tempo para comprar um descascador em juilana... pode ser que seja desta, pois adoro os esparguetes alternativos e não me apetece nada ter mais uma maquineta na minha cozinha!

Monte Alegre Refrigeração e Gourmet disse...

Que delicia de prato, ficou com uma aparência muito apetitosa.
Na Monte Alegre temos sugestões que te auxiliam a cozinhar em sua casa, ou em seu estabelecimento, com mais facilidade! Visite nosso site!!

Abraços,
www.montealegrerefrigeracao.com

Diogo Marques disse...

Ficou perfeito! Esse ovo escalfado por cima foi a cereja no topo do bolo :)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Inês disse...

Os ovos ficaram uma tentação! Mesmo no ponto! Adoro a sugestão da curgete! Também ando para comprar para poder fazer!

Beijinhos,
http://www.madamexicaras.com/

Babette disse...

A enganar os olhos e a ajudar À balança ;) Anotei e vou experimentar em breve! Há várias courgetes em fila no frigorífico!
Beijo grande querida Vera!
Babette

Inês Ginja disse...

Adoro massa de curgete, e curgete em geral :)
E o belo do ovo escalfado, fica sempre tão bem a animar um prato!
Aqui nem sei o que gosot mais, se da tua comidinha, se da tua skillet vermelhinha :)
Um beijinho.

Marmita disse...

Olá, finalmente cheguei aqui!! Adoro o teu novo "prop" :D A receita ficou com um aspecto fantástico e é bem boa para quem faz a dieta da Ágata, beijo

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU