22/10/2014

Leite de Aveia Caseiro {Muito melhor que o de compra!}

Tenho a certeza que vos acontece o mesmo, seguir a página ou blogue de alguém e sentir que essa pessoa começa a fazer parte da nossa vida e do nosso dia-a-dia. A rotina de passar por lá para ler o que escreveram é como dizer bom dia a um vizinho. Com a diferença que muitas vezes o fazemos (ou eu faço) em silêncio, sem deixar comentários e me fazer presente. 
Há duas coisas de que gosto muito, cozinhar e manualidades. A paixão pela cozinha é obvia mas sempre adorei costurar. Aprendi a coser na máquina da minha mãe, ainda pequena, para fazer os vestidos das minhas bonecas. Era uma OLIVA velhinha (igual a esta), que nunca me assustou apesar do barulho e da proximidade do vaivém da agulha com os meus dedos.



Por uma coincidência engraçada, andava para fazer leite de aveia há imenso tempo até que um dia destes me lembrei e deixei os flocos de molho antes de ir dormir. Precisamente nessa manhã, chegou o livro tão esperado da Mafalda Pinto Leite. Este foi um dos livros que tive de a certeza que queria, depois de acompanhar a Mafalda há tanto tempo. A sua mudança de alimentação, as sugestões e esclarecimentos que vai partilhando na página de facebook são inspiradoras. Queria tanto o livro da Mafalda como o Mãos à Obra da Constança Cabral, que deve estar mesmo a chegar. Ambos lindos por fora e por dentro e recheados de ideias maravilhosas e inspiradoras. 
Mas hoje falo do da Mafalda enquanto o outro não chega. E depois de o desfolhar e ficar rendida às ilustrações da Rita , fiquei triste e desiludida pois descobri que afinal o açúcar amarelo não é mais que açúcar branco ao qual é adicionado melaço... Vivendo e aprendendo... Muitas vezes cometemos erros por pura ignorância...
Mas vamos à receita de leite de aveia, que é baseada numa das sugestões do livro. Esta receita pode ser feita com qualquer tipo de fruto seco ou semente desde que estejam em estado cru, sem ser torrados, salgados ou adoçados, como amêndoas, avelãs, sementes de girassol, caju, noz, castanha-do-maranhão, etc.
Vai precisar de um coador fino e pano de cozinha, água, adoçante (xarope de ácer, tâmaras, agave cru ou outro) e um aromatizante (vagem de baunilha).

Ingredientes para 1 litro de leite:
1 chávena de flocos de aveia
4 chávenas de água
1 pitada de flor de sal
4 tâmaras
1/2 vagem de baunilha

De véspera (ou durante 4-6 horas), coloque os flocos de aveia a demolhar na água. 
Deite tudo num robot de cozinha ou liquidificador, com os restantes ingredientes e triture durante 1 minuto.
Coe com a ajuda do coador e do pano e guarde num frasco, hermeticamente fechado, no frigorífico, até 4 dias. 
Agite bem antes de consumir. 
Pode consumir simples ou usar para preparar papas de aveia, de chia, sobremesas ou batidos.



11 comentários:

Ondina Maria disse...

é isso que eu sinto, que já fazes parte da minha rotina :)

Já folheei o livro da Mafalda e de facto a fotografia e o styling estão excelentes.

Raquel Vasconcelos disse...

tenho mesmo q fazer!!! :)
achas q fica bem sem a baunilha? às vezes enjoa-me o sabor a baunilha...
beijinho
obrigada pela receita ;)

Unknown disse...

- Para quem gosta desta bebida é uma boa sugestão!

Vera Ferraz disse...

Pois! Eu cá sinto que tu és a vizinha do lado esquerdo!!!

Vera Ferraz disse...

Sim Raquel. A baunilha é apenas para disfarçar o sabor da aveia. Porque não experimentas canela? Ou então simples, se gostas de aveia não deve fazer muita diferença.
Um beijinho.

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Vera!
Pegando no primeiro parágrafo do teu post, quero que saibas que eu sou dessas pessoas, que passa aqui quase todos os dias e te deixa um "bom dia" silencioso.
Quanto ao leite de aveia, nunca experimentei fazer em casa, nem este nem qualquer outro, mas acredito que seja mil vezes melhor que o de compra.
O livro da Mafalda é lindo, tem receitas deliciosas e apetece experimentar todas. ;)
As tuas imagens estão lindas. ;)
Beijinho.

Vera Ferraz disse...

Obrigada e um beijinho Célio!!!

São Ribeiro disse...

De aveia nunca bebi , bebo o de soja da Alpro que adoro já bebi o de arroz e não gostei muito muito.
Este acho que ia gostar pois adoro aveia e fazer em casa é uma boa opção
bjs

Unknown disse...

Sem dúvida que as visitas silenciosas acontecem....a mim muitas vezes, pois a falta de tempo vence quase sempre. Gosto de visitar o teu cantinho e de me deliciar com as imagens e receitas inspiradoras.
O teu post está deliciosamente apelativo e deixou-me com vontade de experimentar a receita.
Beijinhos
Resto de boa semana

Rute Jacinto disse...

Olá Vera, também sou assim, passo por vários blogs todos os dias (noites, aliás) e deixo o meu silencioso cumprimento. O teu blog é um desses!
Quanto ao livro da Mafalda está mesmo lindo e apetece fazer tudo!
O leite, nunca experimentei fazer e como não gosto de leite ainda não me senti atraida a fazer qualquer que seja, mas acho que agora começo a ponderar, pois tem um gosto completamente diferente!
Bjinhos

mãe aos 32 disse...

Bom aspecto, vamos ver se sai bem.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU