18/11/2014

Rolo de bacalhau com broa no forno

Os meus livros e revistas de culinária parecem autênticas árvores de Natal. Se no telemóvel o número de páginas guardadas aumenta exponencialmente, nos livros a coisa funciona de outra maneira. Primeiro leio, re-leio, e começo por colar um post-it aqui e acolá. Depois da receita feita e testada, dou por mim a escrever notas ou colar mais post-its nas páginas. Vou fazendo apontamentos que incluem muitas vezes uma espécie de classificação da receita e correção de alguma coisa que não tenha corrido tão bem. E é assim que muitas vezes de umas receitas surgem outras, num petiscar de inspirações daqui e dali.

Já não é a primeira vez que faço rolo de bacalhau apesar de nunca ter publicado aqui nenhuma receita. É simples, saboroso e perfeito para aproveitar sobras de bacalhau cozido ou assado. A minha versão desta receita elimina o molho branco que é substituído por cebola ligeiramente refogada. Fica delicioso!

Ingredientes:
(Adaptada da revista Magazine Continente N.º50)

300 g de bacalhau cozido ou assado, em lascas
3 dentes de alho
1/4 de broa de milho
1 pimento 
1 raminho de coentros
1 cebola
azeite q.b.
pão ralado
3 c. sopa de azeitonas 
1 cebola

Numa frigideira, deite 2 colheres de sopa de azeite e junte a cebola picada. Junte os pimentos cortados aos cubos e deixe refogar em lume brando, até a cebola estar macia. 
Numa taça misture o bacalhau, a broa picada, os alhos esmagados ou picados finamente, as azeitonas e os coentros picados. 
Tempere com sal e pimenta.
Adicione a cebola refogada e mexa bem. 
Deite um fio de azeite numa travessa de ir ao forno e molde um rolo com o bacalhau. 
Polvilhe com um pouco de pão ralado e leve ao forno durante 15 minutos até ficar dourado.
Sirva com salada e uma batata assada.

Nota:
Para assar as batatas, lave-as, polvilhe-as com sal e leve ao forno por 45 minutos ou ao microondas (na potência máxima) durante 20 minutos.

Participe no próximo workshop de Bacalhau, que vou fazer com a Luisa em Matosinhos. Veja como se inscrever aqui.

17 comentários:

Sonhos da su disse...

Esta mesmo muito apetitoso... beijinhos

As receitas lá de casa disse...

Receita aprovadíssima! Adoro todo e qualquer prato de bacalhau! Obrigada!

Minutos com os tachos disse...

Este rolo de bacalhau com essas batatinhas e azeitinho, Meu Deus!! Love it!!!

Ana Matos disse...

Tenho que experimentar, tem tão bom aspecto!!!

Tertúlia da Susy disse...

Como eu me revejo nas tuas palavras e o rolo de bacalhau ficou maravilhoso!

Fátima Fonseca disse...

Mais uma receita que vou guardar. Adorei o aspeto!

Vera Ferraz disse...

E é bem fácil Susana!
Um beijinho.

Vera Ferraz disse...

És como eu Maria João!
Um beijinho.

Vera Ferraz disse...

Eheh!! Muito bom mesmo! Mesmo à 'tuga'!
Um beijinho!

Vera Ferraz disse...

Experimenta e depois diz o que achaste Ana!
Um beijinho!

Vera Ferraz disse...

Um beijinho! ☺

Vera Ferraz disse...

Tem mesmo bom aspeto, e estas sessões de fotografia têm sido difíceis!
Um beijinho!

Unknown disse...

Só de olhar dá vontade de comer !

São Ribeiro disse...

Achei a receita simples e tem tudo para me agradar, por isso levo a receita, tenho a certeza que vou adorar
bjs

Su Delícia disse...

que optima refeicao!
beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Ondina Maria disse...

adorei o rolo, tenho que fazer. Até porque normalmente tenho sempre um lombo de bacalhau a sobrar :)

Diana disse...

Eu fiz este fim de semana. Maravilhoso. Ficou muito bom.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU