20/12/2014

Conselhos para demolhar bacalhau {Faltam só 5 dias para o Natal!}


Faltam apenas cinco dias para o Natal o que significa que HOJE é o último dia para colocar o bacalhau a demolhar a tempo para a Consoada!
O que é isto de demolhar? É reidratar algo que foi seco, neste caso o nosso amigo bacalhau.



O primeiro conselho é manter a água onde o bacalhau está abaixo de 7ºC. Isto porque, se a água ficar há temperatura ambiente, a proliferação de bactérias vai aumentar exponencialmente (quando começamos a ver a água turva e com cheiro). Com o frio que está, basta deixar o recipiente na varanda!!

Outro conselho é colocar a pele virada para cima, pois como esta funciona como uma barreira e à medida que os cristais de sal vão sendo libertados, ficariam aí acumulados. 

No fundo do recipiente poderá colocar uma rede para que as postas que ficam na parte inferior, não fiquem em contacto com os cristais de sal que vão sendo libertados.  

O tempo de demolha depende da grossura de cada posta e assim, devem ser respeitados os seguintes tempos:
Postas finas - 3 dias
Postas medias - 4 dias
Postas grossas - 5 dias
Postas muito grossas - 6 dias

Por último, e tenho a certeza que é conselho que causa mais discussão, é que durante o período da demolha deve mudar-se a água apenas uma vez por dia
Explica-se muito facilmente pelo facto de a demolha ser o processo de reidradtar algo que demorou semanas a desidratar. Deve respeitar-se este conselho para conseguir obter uma lasca perfeita. 

nota:
Quando cozinhar bacalhau, não deixe ferver a água, leite ou azeite onde este coze e não deixe cozer demasiado para que não fique seco. 

Espero ter ajudado!

Via: Lugrade

2 comentários:

joana é o meu nome disse...

O blog está lindo! Parabéns :)

Vera Ferraz disse...

Obrigada!!!
Um beijinho e um Feliz Natal!!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU