10/08/2015

Tarte de repolho

A rotina dos dias quando as crianças não têm aulas é completamente diferente. Adoro os meses de férias escolares e não faço parte dos pais que anseiam pelo regresso às aulas. Como trabalho por turnos faço os possíveis para, nesta altura, aproveitar as manhãs da melhor maneira. Ir ao parque, à piscina ou simplesmente ficar por casa mas cortar de todo com a rotina do resto do ano. Uma das memórias que tenho da minha infância é dos meses de verão em que as obrigações ficavam de lado.
Quem é que nunca desejou voltar atrás no tempo e regressar ali, aqueles anos em que as férias duravam 3 meses? Porque motivo é que era tão bom para nós mas agora já não é bom para os nossos filhos?  Opiniões. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. Enquanto não há uma alma iluminada que venha mudar isto tudo, vamos aproveitando da melhor maneira.
As idas ao parque ou à piscina "obrigam" a fazer piqueniques. Nesta altura do ano é conveniente ter algum cuidado na escolha dos alimentos por causa do calor. Deve evitar-se escolher alimentos como fiambre, maionese, iogurtes cujo risco de se estragarem com o calor é maior. Saladas com base de massa, arroz, couscous ou quinoa são uma boa solução. Hoje trago uma tarte que vi neste blogue e que imaginei logo dentro de um tupperware para o próximo piquenique!
Tarteira de cerâmica da loja DeBorla
Ingredientes:
250 g de repolho cru
2 ovos 
2 tomates maduros
1/2 cebola
50 g de queijo ralado
1/2 chávena de azeite (um pouco menos de 1/2)
1/4 de chávena de farinha de trigo
1/4 de chávena de farinha integral
sal, pimenta, salsa e cebolinho
pimento e bacon aos cubos (opcional)

Para decorar:
microvegetais | Life in a bag 

Corte o repolho em juliana, junte a cebola picada, os tomates cortados aos cubos e os restantes ingredientes exceto o pimento e o bacon. Misture bem e tempere. Deite numa tarteira e enfeite com o pimento e bacon.
Ligue o forno a 180ºC e leve a cozer até a superfície estar dourada. Deixe arrefecer antes de desenformar e sirva com microvegetais.


4 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Esta receita parece maravilhosa e é um prato saudável, adorei!
Lindas fotos!
Beijos!
CamomilaRosa

Clara Brito disse...

Ficou com um aspecto lindíssimo essa tarte.
Eu acho que as férias são benéficas para todos mas não me importava que diminuissem o tempo de férias escolares de verão se isso significasse menos aulas por dia. Terem mais tardes livres e mais tempo livre todo o ano, pois às vezes bem precisam para estudar, brincar e descontrair.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

Susana Machado disse...

Que belo aspecto!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Maria João Barbeitos disse...

É como lá em casa. Mudam-se as rotinas por completo... adoro! Tão mais calmo e tranquilo para todos! E essa tarte de repolho também me ficou debaixo de olho!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU