21/07/2016

Refeições para congelar {Como sobreviver ao primeiro mês com um recém nascido}


Provavelmente por já não ser a primeira, esta gravidez foi muito diferente da outra. Já tinha noção das dificuldades que ia enfrentar, com a agravante de estarmos agora sozinhos em Coimbra, sem família por perto para dar apoio naqueles momentos mais difíceis.
A pensar no pior cenário, imaginei-me com um recém nascido a chorar desalmadamente, e eu sem tempo para descansar muito menos (vontade!) para pensar em ir para a cozinha. Assim, uma das melhores coisas que fiz quando estava a preparar a chegada da Maria, foram estas cinco ementas semanais!
Uma ementa para os dias de internamento, com todas as refeições feitas, congeladas, devidamente identificadas e com instruções com modo de preparação, para facilitar a vida aos homens da casa que não estão assim tão à vontade na cozinha. Nesta ementa constavam ainda indicações para comer sopa todos os dias (não fosse este pormenor escapar ao senhor cá de casa e o rapazinho bater palmas de contentamento!) e indicação para fazer os acompanhamento necessários (simples q.b. como arroz ou massa branca). Para as outras quatro ementas semanais escolhi receitas simples e intercalei com algumas (muitas!) congeladas. Havia bastante sopa congelada e vários sacos com legumes já arranjados para fazer sopa na hora. Arrumei as refeições por ordem para não ter que revirar a arca congeladora no momento de ir buscar ou pedir para me irem buscar as refeições. Temperei bifes, recheei peitos de frango e lombo de porco que coloquei em sacos, devidamente identificados. A palavra de ordem foi facilitar! Nas semanas que antecederam a chegada da bebé, cada vez que fazia um petisco (folhados, pão com chouriço ou afins) fazia a dobrar e congelava uma parte. Os pyrexs e embalagens para comida (daquelas que se compram nos hipermercados) são perfeitos para empadões, lasanhas e comida que tenha que ir ao forno. Os tupperwares são ótimos para guardar sopa em doses, carne assada, almôndegas, carne à bolonhesa ou frango estufado, que tenham que ir a aquecer no tacho ou microondas.
A minha arca congeladora estava completamente lotada!!

Lista de algumas refeições para congelar e que ficam ótimas depois de aquecidas no tacho ou no forno:

1. Sopa
6. Peitinhos de frango recheados com queijo e manjericão (congelei recheados e temperados)
9. Lombo recheado (congelei recheado)
10. Rolo de carne picada (congelei recheado)
13. Hambúrguer de salmão (congelar sem cozinhar)
14. Hambúrguer do Jamie (congelar sem cozinhar) 
15. Costeletas com cogumelos (e o truque da congelação)
16. Carne estufada (sem a massa folhada!)

Os petiscos:

Das ementas faziam parte coisas simples para fazer no momento como bacalhau cozido com ovo, batata, cenoura e feijão verde, bife de peru com arroz de cenoura, peixe em papelote a vapor (usei imensas vezes a bimby para este fim), massada de bacalhau, douradinhos no forno com arroz de tomate, salmão grelhado com arroz de legumes, bacalhau à Brás (versão com batata palha), red fish com arroz de tomate no forno, frango de churrasco da churrasqueira favorita, potas à Lagareiro, arroz de entrecosto no forno, feijoada de chocos, massa com frango na panela de pressão, entrecosto no forno com alecrim e costeletas à Alberto.
Paralelamente à ementa semanal, fiz na agenda a lista de compras para cada semana. O mais provável é não conseguir ir ao hipermercado mas é mais fácil fazer as compras on-line ou pedir a alguém que as faça com o trabalhinho feito!
Parece um trabalho imenso mas garanto-vos que mais tarde vai ser compensada por cada minuto perdido agora. 
Com este e outros pequenos truques de organização, tive um primeiro mês muito mais tranquilo porque apesar do bebé recém chegado precisar de toda a atenção e dedicação, o resto da família tem que se alimentar!
Espero que vos ajude e para vocês que estão grávidas, muitas, muitas Felicidades e saboreiem todos os momentos!

4 comentários:

VerdezOlhos disse...

Grávida ou não grávida, adorei as dicas. Já sou fã de congelar comida para nos facilitar a vida e permitir poupar dinheiro (ao aproveitar as promoções) e tempo (menos idas ao supermercado). Só tenho um "infelizmente": não tenho arca, só congelador (o maior que consegui no combinado) mas ainda assim dá para muita coisa bem organizada.
Adorei as dicas, vou adoptar algumas :) Também costumo, quando faço pyrex de alguma coisa (empadão normalmente) congelar doses para um dia em que seja difícil cozinhar ou não tenha tempo. São pequenas coisas que muitas vezes nos salvam a refeição :)
Beijinhos e obrigada pela partilha.
Parabéns pela tua Maria :) ***

A Casinha das Bolachas disse...

Eu achei este ideia maravilhosa. Quando o meu filho nasceu foram tempos doidos, ainda ara mais a minha casa tinha estado em obras e eu tive na casa da minha mãe de cama sem conseguir orientar nada! Quando cheguei a casa, chegada da maternidade, não tinha nada em casa, só mesmo o jantar que a minha mãe nos deixou feito, foi uma aventura! Se tiver outro filho a história vai ser bem diferente! :)

Vou guardar estas sugestões pois acho mesmo brilhantes!

Beijinhos Ana
https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt

Anjo-de-Mel disse...

Mesmo sem estar grávida (nem planos para tal), achei as tuas dicas espectaculares! Acho q a organização é uma mais-valia e na cozinha ela faz mesmo imenso jeito... Há dias em q o tempo é menor, a vontade tb pode não ser muita e pode sempre haver um imprevisto como uma doença ou até visitas inesperadas e ficamos super atrapalhadas a pensar no q fazer para comer. Assim, como algumas refeições já adiantadas e congeladas, é meio caminho andado p ñ se perder tempo nem a cabeça :) Bjinhos e obrigada! Carinho à Maria e tb ao big brother :)

Unknown disse...

Ainda não tenho filhos mas realmente achei as dicas maravilhosas para quando esse momento na minha vida chegar. Na verdade, até agora são extremamente úteis e eu também tento deixar muitas refeições pré-preparadas ao domingo porque trabalho muitas horas e o meu namorado trabalha e estuda pós-laboral e o tempo para cozinhar também não abunda aqui por casa :D Adoro o blog e visito sempre com frequência. Beijinho grande

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU