18/07/2016

Tagliatelle com pesto de sardinha e cavala {e uma mercearia a descobrir}

 
Uma das lembranças que tenho da minha infância é das mercearias pequeninas que havia na aldeia, com um cheiro tão característico e onde, miraculosamente, os donos conseguiam arrumar dezenas de produtos diferentes nas escassas prateleiras. Muitas destas mercearias foram fechando, com o falecimento dos proprietários e de todas, resta apenas uma. É uma pena, uma tristeza enorme ver como a aldeia está cada vez mais pobre e muitos jovens acabam por ir para as grandes cidades. Por vezes quando lá vou aos fins de semana, já não encontro os bancos cheios de pessoas, que apanhavam fresco debaixo das árvores frondosas e davam duas de letra mantendo a cusquice em dia.
É assim na maioria das aldeias do nosso país, a população vai envelhecendo e a agitação de outros tempos vai desaparecendo... Felizmente que se começam a encontrar espaços novos que nos fazem lembrar a alma dos espaços de antigamente. Começam a aparecer pequenas lojas com atendimento mais pessoal, em que encontramos os produtos mas também a atenção e o carinho de quem está por trás do balcão. Longe daquele automatismo que se encontra nos hipermercados. Na ponta oposta, diria eu, onde contamos com a ajuda no momento de escolher aquele vinho ou procurar aquele produto especial. E hoje falo-vos de um destes espaços, a Rota do Sul - Sabores Mediterrânicos. Esta mercearia fica bem no coração de Lisboa, entre o Rato e a Estrela, na Avenida Álvares Cabral, 86 A e está aberta de segunda a sábado, das 10 às 20 horas. 
Recentemente tive oportunidade de conhecer e experimentar alguns produtos que não se encontram em hipermercados. Como os últimos dias têm sido de uma calor abrasador, a receita não poderia ser mais fresca! E foi aprovada pelos esquisitos da casa! Ou era da fome ou não sei mas a verdade é que depois da sessão fotográfica, um dos pratos desapareceu num ápice entre exclamações de grande agrado. O rapazinho, que apesar de gostar de comer é bastante esquisito, tratou de se sentar à mesa e saborear este prato de tagliatelle com pesto de sardinha.
É uma receita perfeita para depois de um dia de praia, ou até para levar para um piquenique, fresca e rápida de preparar!
Alguns dos produtos disponíveis na Rota do Sul. 
Ingredientes:
1 embalagem de tagliatelle 
2 abacates maduros
1 lata de sardinha em conserva
1 lata de cavala em conserva
sal, pimenta e malagueta

Numa panela, deite bastante água, tempere com sal e deixe cozer a massa até ficar al dente. Escorra, passe por água fria e reserve.
Numa taça, deite 1 abacate e esmague com um garfo. 
Junte a sardinha em conserva, misture e tempere a gosto. Reserve.
Repita com a conserva de cavala.
Divida a massa pelos pratos e junte duas colheres de sopa de pesto. Envolva com a ajuda de uma colher e sirva.
Sirva o restante pesto como entrada.
A acompanhar (para quem pode pois eu fiquei pela água!), um copo de rosé do Douro bem fresco!

4 comentários:

A Casinha das Bolachas disse...

Simples, prático e com um aspecto maravilhoso :)

Beijinhos Ana´
http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

Clarinha disse...

Adoro massas. Ficou com ótimo aspecto.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/07/cupcakes-de-baunilha-2.html

Isabel Lopes disse...

Bom dia nos ingredientes menciona 2 abacates mas na receita utiliza 1. Está correto? Muito obrigada pela partilha das receitinhas gostosas

Vera Ferraz disse...

Onde se lê "1 abacate" deveria ser "o abacate". Usei ambos na receita ;)
Boas receitas!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU