29/08/2016

Bolo Anjo

Verão. Dias quentes e solarengos [ou não!]. Praia. Areia. Mar. E campo. Andamos com a casa às costas como o caracol. Dias que passam devagar, ao som dos pássaros nas árvores que se avistam para onde quer que se olhe. O despertar é vagaroso e a bebé fica tempos infinitos a olhar para as folhas da gigante palmeira que mora em frente à casa da aldeia.
O berço está numa posição que lhe permite ter o maior e mais natural móbil de todos. Não tem bonecos pendurados na cama, tem em vez disso uma janela enorme por onde fica a observar o movimento da folhas à medida que o vento as embala. São dias muito pouco produtivos. Mas tão enriquecedores! Podia aproveitar para fazer e fotografar imensas receitas. Mas não. Tenho deixado o blogue quase ao abandono porque sei que estes meses passam a voar e assim que regressar ao trabalho, não vou poder dar-me ao luxo de fazer aquilo que me apetece, aquilo que nos apetece. A mim, a ela e ao irmão. Temos aproveitado estes tempos juntos da melhor maneira, enquanto o pai vai trabalhar. Perfeito seria uma licença de paternidade igual à de maternidade. E podermos desfrutar ambos dos primeiros meses com a bebé. Infelizmente não é assim e os dias vão passando entre sestas, passeios e muita descontração enquanto não temos horários a cumprir. Daqui a pouco o mais velho regressa à escola e voltamos às rotinas e ao tempo que nos foge por entre os dedos sem darmos conta.
E esta receita, finalmente retirada de um post-it que andava na carteita há anos, de um dos bolos mais curiosos que já conheci. Um bolo de aspeto angelical mas demoníaco por vários motivos. Feito apenas com claras, com muito pouca farinha, sem gordura e cuja forma nem sequer é untada. Parece estranho mas é mesmo assim. Um bolo muito inocente, mas que se come sem se dar por isso! É uma verdadeira tentação e só encontro justificação para o nome pela sua cor! Tentação demoníaca! Porque a versão original, levava em vez das frutas, uma generosa camada de ovos moles a escorrer por todo o lado. Conseguem imaginar? Se sim, é bem fácil, façam a receita de ovos moles que vos deixo no final do post!
Ao contrário do habitual, este bolo também não se desenforma de imediato. Vira-se para o prato de bolo e deixa-se arrefecer completamente, assim com a forma invertida. A forma tem a particularidade de ter estes três pinos que permitem que o ar entre e o bolo não fica abafado e tem o fundo amovível para melhor desenformar. Esta é da Tescoma e podem encontrar aqui.
Ingredientes:
12 claras
400g de açúcar
100g de farinha sem fermento
1 pitada se sal
1 c, chá de cremor tártaro
1 c. chá de essência de baunilha (opcional) 

Decoração:
200 ml de natas frescas 
3 c, sopa de açúcar 
frutos vermelhos

Ligue o forno a 160ºC.
Deite as claras numa taça bem limpa e livre de gordura. Deite o sal e bata em velocidade média até ficarem em espuma. Junte metade do açúcar, o cremor tártaro e a baunilha e bata em velocidade média-alta até formar picos macios. 
Com a batedeira a trabalhar, junte o restante açúcar, colher a colher, até formar um merengue espesso e brilhante.
Peneire 3 vezes a farinha e junte, envolvendo cuidadosamente com uma colher.
Deite a massa para a forma e alise a superfície.
Leve ao forno a cozer durante 50-60 minutos, até que a superfície esteja dourada.
Retire e cuidadosamente vire a forma para cima do prato de servir. 
Deixe arrefecer completamente nesta posição.
Se o bolo não desenformar sozinho, vire a forma e passe uma faca cuidadosamente pelas paredes para o soltar. Retire as partes laterais da forma e repita o mesmo procedimento no fundo.
Volte a colocar o bolo na forma e decore com natas frescas batidas com açúcar e frutos vermelhos.


Ovos Moles:

10 gemas
10 c. sopa de açúcar
5 c. sopa de água
 
Leve o açúcar e a  água ao lume até fazer ponto pérola (deixe ferver aproximadamente 5 minutos).
Deixe arrefecer um pouco.
Passe as gemas num passador fino e junte à calda de açúcar, mexendo bem.
Leve novamente ao lume para engrossar.

6 comentários:

Mary - Strawberrycandy disse...

Já ouvi maravilhas sobre este bolo,... e agora lendo e sabendo da tua opinião, mais curiosa fico com este bolo fantástico!
Beijinhos,
Espero por ti em:
strawberrycandymoreira.blogspot.pt
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

Tânia Tiago disse...

Fantástico!!!
Beijinho

Bimby & Sabores da Vida

Joana disse...

Ficou tão bonito o teu bolo :)
É bom aproveitar assim o tempo. Enquanto a escola não começa aproveitam os 3! Sabe tão bem o tempo em família!
E se for acompanhado com uma fatia deste bolinho (com fruta ou ovos moles) melhor ainda :)
Um beijinho

Sophia, Mary and Mom ™ disse...

Muito obrigada por este clássico maravilhoso, que conheci em Aveiro numas férias saudosas há mais de 30 anos e nunca mais comi....

bj
Mom

Marmita disse...

Vidrei no ecrã, este bolo deve ser muito mas muito bom! Tomara eu ter tempo para bolos, ai vida!!! kiss

Alika disse...

olá muito bonito este bolo deve ser uma delicia gostava de experimentar ,mas onde arranjou o cremor tártaro? obrigada beijinho

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU