09/08/2016

Panquecas de beterraba {sem ovos nem açúcar}

No mês de Agosto é suposto toda a gente ir para a praia de férias e a julgar pelo que se vê nas notícias achava eu que ir às compras seria mais fácil e calmo este mês. My mistake. Ia ficando maluca a primeira e ÚLTIMA vez que me armei em super Mãe e fui de listinha, com os miúdos, para o hipermercado. Saí de lá sem a maioria das compras porque ultimamente a paciência para estas coisas  esgota-se-me enquanto o diabo esfrega um olho. Trouxe o indispensável e possível de atirar para a parte de baixo do carro da bebé. Claro que metade das coisas importantes ficaram...
Resultado, chego a casa, trato da Maria e deixo-a sossegada a esticar-se na alcofa [quase já lá não cabe!] enquanto o Afonso brinca com a vizinha. E eu, sento-me tranquilamente com uma chávena de café a fazer as compras no Continente Online tal e qual como nos últimos meses. Sem filas, fila no peixe, fila na fruta, fila na charcutaria, sem stress porque a bebé começa a chorar e tenho o carrinho cheio de compras, com todo o tempo do mundo para analisar os talões e vales de desconto, com tempo para comparar os produtos e ler os rótulos (esta informação está disponível na maioria dos produtos) e principalmente, sem ter que carregar as compras da garagem para casa (não tenho elevador e tenho 4 vãos de escadas!!).
As compras chegam e ficam logo na cozinha. Os frescos são separados no momento da preparação da encomenda e vêm sempre com um aspeto fresquinho. O peixe vem arranjado conforme peço (escalado, amanhado ou inteiro) e recebo uma SMS com um intervalo de 30 minutos previsto para a entrega da encomenda. Se houver produtos esgotados, recebo um mail a avisar, assim como das trocas efetuadas. Neste caso, quando não fico satisfeita com a troca, o motorista que trouxe a encomenda leva o produto de volta e é feito o crédito do respetivo valor no cartão. Já me aconteceu ter um problema com a introdução de um voucher (da EntregaZero que vinha na Mimobox de Maio) e usando a opção disponível no site, fui contactada gratuitamente e o valor foi creditado diretamente na minha conta. Fiquei bastante satisfeita com o serviço e como já referi anteriormente, sou completamente fã das compras online e respetiva entrega ao domicilio!!
Com esta confusão toda, uma das coisas que mais precisava ficou no hipermercado... Os ovos. Estava mesmo a apetecer-me panquecas ou o tal bolo de cenoura que ainda não fiz. Tive que me desenrascar com o que havia e rezar para que a experiência desse certo. E deu!! Adorei o resultado!
Claro que fui a única cá em casa. Ao jantar, enquanto o senhor cá de casa se deliciava com uma fatia de bolo cheia de natas e morangos, eu deliciava-me com estas panquecas cheias de iogurte grego e frutos vermelhos. Mas é que deliciei-me mesmo. Adorei as panquecas. Não digo isto só para ficar bonito no post!
Ingredientes:
2 beterrabas cozidas*
1 e 1/2 chávena de chá de leitelho**
1 chávena de farinha
2 c. chá de fermento
1 c. chá de essência de baunilha
1 c. sopa de óleo de côco
1 pitada de sal
sumo de 1/2 limão

Topping:
iogurte grego
mel
frutos vermelhos
ameixas
morangos

Coloque as beterrabas inteiras, lavadas e com casca, num tacho com água e deixe cozer durante 20 minutos. 
Deixe arrefecer e retire a pele. 
Eu faço isso sempre que a minha mãe me traz mais beterrabas do que eu consigo consumir nas saladas e guardo-as em sacos no congelador. Quando preciso para saladas, corto-as em cubos e ficam excelentes. 
** 
Leitelho:
Deite o leite numa taça e junte o sumo de limão. Reserve durante 10 minutos.

Coloque as beterrabas num robot de cozinha, junte um pouco de leitelho e triture. Junte o restante leitelho, o óleo de côco e a essência de baunilha e misture.

Numa taça, deite a farinha, o fermento e o sal. Junte a beterraba e bata novamente. A massa não deve ficar demasiado líquida nem demasiado espessa. Isto vai depender do tamanho das beterrabas. Se for necessário, junte um pouco de leite ou farinha. 
Deixe a massa descansar 10 minutos. 

Aqueça uma frigideira anti-aderente, unte com um papel de cozinha molhado em óleo de côco e deite colheradas de massa.Vire e deixe cozinhar do outro lado. 
Coloque as panquecas num prato e deixe arrefecer antes de comer.

Sirva com o topping preferido!
Nota:
Eu gostei mais das panquecas bem frescas, depois de 2 horas no frigorífico.
A dose dá para 5-6 panquecas.

Ah! E estas amoras deliciosas, são do jardim! São enormes e doces! Só é pena que desaparecem num instante... 


10 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Já há algum tempo que não faço compras online mas quando o meu rapaz era pequeno era assim que faziamos.
Não há paciência que resista a filas e filas para tudo. Agora vamos mais à Makro ou ao recheio.
Adorei essas panquecas, ficam com uma cor lindíssima. Em termo de sabores, dá para enganar os miúdos ou sabe muito a beterraba? Eu gosto de beterraba mas os meus homens nem por isso.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/08/salame-de-iogurte.html

Patanisca disse...

A cor ficou linda :)

Vera Ferraz disse...

Clara, se as servires frias acho que sim! De qualquer modo, podes juntar também uma colher de chá de cacau e é mais uma ajuda!
Se experimentares depois diz-me!!
Um beijinho 😙

Vera Ferraz disse...

Sim. E a massa?! Fica uma cor maravilhosa!!!

Anjo-de-Mel disse...

Vera, eu q nem sou fã de panquecas estou tentada a experimentar fazer estas p o meu jantar dum destes dias :) Até pq já pus na lista de compras beterraba ;) Bjinhos e thanks pela sugestão. P.S. - só ainda ñ aderi às compras online, mas tal como tu (excepto a parte dos filhos atrás), tb tenho cada vez menos paciência p andar nas compras (até nas lojas de roupa e calçado!); parece-me q fazes compras no continente online, aconselhas este ou fazes tb noutras lojas? gostas? thanks. bjinhos.

Vera Ferraz disse...

Anjo-de-mel, eu sempre fiz no Continente Online e estou muito satisfeita! Os produtos são sempre frescos e se há algum problema é rapidamente resolvido!

Anajá Schmitz disse...

Linda e apetitosa, adorei a dca.
Felicidades.

Anjo-de-Mel disse...

Thanks Vera, tenho q me 'converter' às compras online :) O leitelho resultará com bebida de cereais? Vou experimentar :) Bjinhos e bom fds.

Tânia Tiago disse...

Humm... Que bela ideia. Panquecas de beterraba. Ficaram com uma cor linda :)
Bjinhos

Bimby & Sabores da Vida

Maria disse...

bom aspecto :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU