21/10/2016

Ementa para a próxima semana

Nem quero acreditar que a meio da próxima semana já estou de regresso ao trabalho... Esta semana a bebé já teve que começar a adaptação à creche mas não tem sido nada fácil. Não bebe leite de forma alguma... Ao contrário do planeado, vou ter que antecipar o início da alimentação complementar. Enfim, nem sempre a coisas correm como queremos. Infelizmente as indicações da OMS para aleitamente materno exclusivo até aos 6 meses não são fáceis de seguir se as mães têm que trabalhar antes desse período... Está mal... E ao contrário do que eu tinha planeado, não vou poder iniciar a introdução alimentar com o método BLW. Faltam apenas duas semanas para ela fazer os 6 meses mas ainda não se senta sem ajuda. Vai ter que ser mesmo sopinha... Vamos ver como corre esta nova experiência...

Com o regresso ao trabalho, vêm a organização mesmo a sério. Este último mês dei conta que não é fácil conciliar trabalhos de casa, jantar e bebé (banhinho e afins). No meu caso, a solução passa por deixar tudo orientado ou até preparado antes de sair de casa para ir buscar o rapazinho à escola. O jantar já tem que ficar em andamento, no tacho ou no forno. Dou preferência a pratos que não exijam muito a minha presença porque tudo o resto acontece à mesma hora. Assim que chego a casa não há mãos a medir. Dava-me jeito ser um polvo e ter mais uns pares de braços. É dar apoio nos trabalhos de casa e conferir se a tentação de chegar a casa e descontrair em frente à televisão não leva a melhor... Eu acho imensa graça quando na reunião de pais uma das indicações dada para os meninos do primeiro ciclo seja a criação de um plano de estudo. Senhores, na prática isto não é possível. Como é que um miúdo que chega a casa pelas 18h30 pode ter tempo de fazer os malditos TPC e ainda estudar?? Não dá! Simplesmente o tempo não estica. Ou isso ou não jantam, não tomam banho e não descansam... Já para não dizer... NÃO BRINCAM!  Sim, estou a gritar, é verdade. Mas estas coisas dão-me a volta ao sistema nervoso. Peço desculpa senhoras e senhores professores que muitas vezes fazem o possível e impossível e que também se veem aflitos para dar toda a matéria exigida mas realmente assim é difícil... 
Mas enfim, "entre mortos e feridos alguém há-de escapar". A bebé fez os seus horários e apesar de ter tentado dar-lhe banho mais tarde para não ficar tudo para a mesma hora, ela escolheu o banho entre as 19h e as 19h30. Se é muito depois a coisa já não corre muito bem. 
Continuo a ficar apaixonada com a relação dos dois. Ela tem uma fixação por ele. Onde quer que ele esteja, ela sabe. Mal lhe põe os olhos em cima sorri e dá gargalhada como com mais ninguém. É uma delícia! E ele é super protetor e carinhoso. E claro, precisa de babete quando lhe dizem que ela é "igualzinha" a ele quando era bebé!
Uma dica para ajudar nesta lufa-lufa da semana é deixar 2 sacos com legumes preparados para a sopa no congelador ou frigorífico para que a falta de tempo não nos obrigue a comer mal. E sempre que  há tempo ao fim de semana, preparar uma ou duas refeições e congelar para alguma eventualidade. Nem sempre as coisas correm como planeamos e é importante ter solução para estes dias.

Bom fim de semana!



3 comentários:

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Belíssimas sugestões.
Quanto aos tpc hoje em dia ou os pais conseguem um bom ATL/sala de estudo e estes têm lá seu acompanhamento escolar ou não dá... O meu rapaz já está no 6°ano mas eu vejo pelos meus meninos da minha Academia - é necessário fazer uma ginástica para eles terem tudo pronto até à hora dos pais irem buscar, ensinar e rever as matérias para eles interiorizarem tudinho.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2016/10/bolo-chiffon-de-laranja-minha-moda.html

PS - às vezes também gostava de ser "polvo" para conseguir chegar a todos visto que asdisciplinas que apoio são um dos "calcanhares de aquiles": Ciências Físico - química e matemática...

Teresa e Luís disse...

Olá Vera! Eu sempre achei que tu eras um polvo :-P , consegues fazer 1001 coisa ao mesmo tempo, esta nova fase da tua vida com o regresso ao trabalho, também vais conseguir, o nosso governo é que não ajuda a que possamos dedicar-nos mais aos filhos, as "regras" dizem uma coisa mas depois a "realidade" é outra, muito distinta. Só se criam condições ou soluções para que as crianças possam ficar mais tempo na escola para que os pais fiquem mais tempo nos seus trabalhos. As crianças precisam de nós e precisam de brincar. Por isso, concordo contigo, é um "crime" ter que deixar um bebé tão pequenino no infantário, assim como é um crime uma criança em idade escolar "trabalhar" mais horas que um adulto e ainda levar trabalho para casa. Beijinho grande e vou estar à tua espera no local do costume.

Anónimo disse...

Olá, eu sou professora e NUNCA marco tpc. Temos que ter em conta que há crianças que chegam a casa quase à hora de jantar e precisam de brincar, ou simplesmente descansar. Caso contrário qualquer tarefa relacionada com a escola é feita a correr e sem motivação.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU