21/11/2016

Ah, mas são verdes!

Assinala-se hoje o Dia Nacional da Spina Bífida, uma malformação congénita, que ocorre no primeiro mês de gestação devido a um inadequado encerramento do tubo neural. A ASBIHP (Associação Spina Bífida e Hidrocefalia de Portugal) alerta para a importância da toma de suplementos de ácido fólico no período pré-concecional como forma de prevenção dos defeitos do tubo neural.
Os defeitos do tubo neural, entre os quais a Spina Bífida, ocorrem nos primeiros 28 dias de gestação, antes da maioria das mulheres saber que está grávida e, para que o ácido fólico seja eficiente na prevenção da Spina Bífida, a maioria das mulheres deve ter reservas  desta vitamina antes da conceção e durante essas primeiras semanas de gestação.
O ácido fólico contribui para a redução dos defeitos do tubo neural em mais de 70 por cento, desde que tomado nas doses diárias recomendadas pelo médico antes da mulher engravidar e nos primeiros meses de gestação. Uma alimentação rica em folatos (espinafres, espargos, abacate, banana, brócolos) é de extrema importância, porém, a toma diária de suplementos de ácido fólico, devidamente prescritos pelo médico assistente, é essencial na  prevenção desta malformação. 
No ano passado por esta altura, já eu estava grávida da Maria e lembro-me da minha preocupação na eco morfológica em saber se estava tudo bem. Em Agosto tinha estado no campo de férias da ASBIHP com aquele grupo de pessoas admiráveis e incansáveis que me deixaram mais sensível para este problema. 
Minhas queridas futuras mamãs, o melhor é prevenir!!

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU