16/03/2018

Festival Internacional de Chocolate de Óbidos 2018

No fim de semana passado, estive no Festival de Chocolate de Óbidos, a convite do Município de Óbidos, para realizar um showcooking.
Mal chegamos, somos invadidos com o inconfundível aroma de chocolate e é impossível ficar indiferente. Caminhar no meio de tantas barraquinhas com chocolate de todas as cores e feitios, nos mais diversos formatos é uma tentação. Apetece provar tudo, trazer tudo.
O tema da XVI edição do Festival de Chocolate demonstra a cada vez maior preocupação pelo ambiente e alterações climáticas e vem lembrar que é urgente adquirir uma consciência cívica e ambiental de modo a termos cada vez mais atitudes e comportamentos de sustentabilidade. 
Na cozinha é muito importante ter esta consciência, optando por consumo sustentável, respeitando a origem e natureza dos produtos e evitar o desperdício. Dar preferência a produtos locais e da época continua a ser um dos meus lemas, que levei comigo para Óbidos. 
Quem esteve presente no showcooking pode assistir à preparação deste Morgado de chocolate com pêra escalfada inspirado numa receita criada pelo Bussaco Palace Hotel, feita originalmente apenas com noz e mel. Irresistível!
Preparei também Peitos de frango do campo recheados com tâmara e presunto e creme de chocolate e tomilho, como alternativa para consumir esta parte do frango que (pelo menos em minha casa) é sempre deixada de lado.
As receitas serão publicadas assim que possível!
Como o showcooking terminou já passava das 12h30 e a família foi comigo, tinha uma Maria pequenina a pedir pão, cheia de fome e fomos de imediato almoçar. 
Almoçámos num restaurante maravilhoso, super acolhedor, em Usseira, a 3 km de Óbidos, chamado Poço dos Sabores. Éramos seis, pedimos quatro pratos diferentes (qual deles o melhor!) e foi mais que suficiente. A repetir a visita numa próxima oportunidade!

A maioria das fotografias foram gentilmente cedidas pelo Município de Óbidos.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU