19/06/2018

Pescada gratinada [Preparação também na Kenwood Kcook Multi]

Nos últimos meses andámos em mudanças cá em casa para tentar solucionar a falta de espaço. Chegámos a pensar fazer obras no apartamento e começámos a mudar móveis e tirar tudo do sítio para fazer mais arrumação na parte de cima do duplex. Como o espaço não é muito, acabei por ficar com o meu cantinho de fotografia ainda mais atravancado. Não faço uma sessão fotográfica como deve ser há meses... Enfim... 
Entretanto mudámos de ideias, vamos manter tudo como está, não vamos fazer obras e aos poucos tudo volta ao sítio. Um projeto melhor que está no nosso coração não nos deixou avançar. Um passo atrás para a seguir dar dois em frente. E acreditar que nada acontece por acaso e mais, que as coisas têm um tempo certo para acontecer. Há que confiar.
Assim estamos, cheios de vontade de ter um espaço à nossa medida, onde a falta de espaço não nos limite tanto. Enquanto isso, não há melhor para fazer limpeza e destralhar do que fazer mudanças. E à conta destas maluquices de faz- não faz, muda- não muda, encontrei coisas que já nem me lembrava que tinha. 
Enquanto isso, o spot preferido [ou melhor, o possível] para fotografar, é um cantinho na varanda da cozinha, sem possibilidades de food styling nem nada  dessas coisas modernas. Mas apesar da fotografia mais que péssima, tirada com o intuito de ir parar a uma storie do instagram, esta receita é tão boa que tenho mesmo que a deixar aqui registada. Mais tarde tenho a certeza que vou querer fazer novamente e vou andar à procura dela feita tonta por isso o melhor é arquivar já aqui. Experimentem, vale mesmo a pena!

Ingredientes:
(Receita adaptada de Bimby - Regresso à rotina)
600 g de filetes de pescada
350 g de miolo de camarão
3 courgettes 
600 g de batata (usei batata nova)
3 cebolas médias
3 dentes de alho
3 c. sopa de azeite
200 g queijo flamengo
1,5 c. chá de sal
1 pitada de pimenta moída na hora
1 pitada de noz moscada moída na hora
1 pacote de natas
100 ml de leite

Fotografia com Samsung S4 ♥
Preparação na Kcook-Multi da Kenwood:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
No Direct Prep, coloque a lâmina de ralar queijo e rale o queijo flamengo. Reserve.
Retire a lâmina de ralar e coloque a lâmina de laminar grossa. Corte as courgettes e reserve.
Mude a lâmina para a de laminar fina e corte as batatas previamente lavadas e descascadas. Reserve, tapadas com água e um pouco de sal. 

Na taça, coloque o acessório de corte, a cebola, 2 colheres de azeite e pique com o botão chop, durante 1 minuto. Com a ajuda de uma espátula, remova a cebola que ficou nas paredes da taça. 
Retire o acessório de corte, coloque o acessório misturador e refogue a cebola, 2 min, temp. 110ºC, vel.3.
Adicione a courgette e salteie 5 min, temp. 110ºC, vel.3. Junte os filetes de peixe, tempere com meia colher de sal e pimenta moída da hora e programe 2 min. temp. 110ºC, vel. 1. Retire para um pirex.

Troque o acessório misturador pelo acessório de corte e pique os dentes de alho, com o botão chop, 1,5 minutos. Retire a lâmina de corte, coloque o acessório misturador, junte o azeite e aqueça 1,5 min, temp. 120ºC, vel. 3
Acrescente o camarão, tempere com meia colher de chá de sal e pimenta moída na hora e programe 4 min., temp. 110ºC, vel. 3. Deite por cima do peixe e envolva.

Na taça, deite as natas e o leite, tempere com meia colher de chá de sal e noz moscada. Mexa com o botão chop durante uns segundos. 

Por cima do peixe deite metade da batata, a seguir, metade do queijo ralado, a restante batata e a por fim regue com as natas. 
Espalhe uma última camada de queijo e polvilhe com ervas italianas ou orégãos.

Leve ao forno durante 45 minutos.


Preparação tradicional:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Num processador, rale o queijo flamengo. 
Corte as courgettes às rodelas não muito finas. Reserve.
Descasque as batatas e corte-as às lâminas finas. Reserve cobertas com água e um pouco de sal.

Pique a cebola e refogue em lume médio alto com o 2 colheres de azeite. 
Junte a courgette e deixe refogar até esta começar a ficar macia. Junte os filetes de peixe,  tempere com meia colher de sal, pimenta moída na hora e deixe refogar durante 2 ou 3 minutos.
Retire para um pirex.

No tacho, coloque o restante azeite e os dentes de alho picados. Refogue durante um minuto e junte o camarão. Tempere com meia colher de chá de sal, pimenta moída na hora e deixe saltear durante 5 minutos. Deite por cima do peixe e envolva.

Num copo, deite as natas e o leite, tempere com meia colher de chá de sal e noz moscada. Mexa e reserve.

Por cima do peixe deite metade da batata, a seguir, metade do queijo ralado, a restante batata e a por fim regue com as natas. 
Espalhe uma última camada de queijo e polvilhe com ervas italianas ou orégãos.

Leve ao forno durante 45 minutos.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU