06/06/2018

Truta salmonada no forno

A luta de sempre para fazer estes meninos comerem peixe! Ando sempre em busca de receitas novas ou como foi o caso de hoje, uma apresentação diferente do habitual. O Afonso até gosta de peixe mas é como ele diz, salmão, peixe frito ou sardinha. Esta última não confirmo mas os outros sim, é verdade. Como não é fácil encontrar salmão sem ser de viveiro, acabo por escolher outro tipo de peixe, menos artificial.
Esta truta, é de viveiro, sim e de vez em quando compro, tal como o salmão. A minha postura é "nem sempre nem nunca" e é com base neste equilíbrio que tento fazer as melhores escolhas para as refeições cá de casa. Mas esta sugestão fica boa com outro tipo de peixe que queiram assar. Uma coisa é garantida, as batatas ficam maravilhosas e o peixe, como tem a camada de "escamas" de batata por cima, fica deliciosamente suculento. A Maria adora batatas e não me espantou vê-la comê-las com gosto mas o Afonso perguntou com ar surpreendido que batatas eram estas, que estavam tão boas!

Ingredientes:
(receita adaptada do livro que está na fotografia)
1 truta salmonada grande (800g-1Kg), escamada e arranjada
6 batatas novas 
50 ml de azeite
4 pés de tomilho
3 dentes de alho, laminados
1/2 pimento vermelho
sal marinho
pimenta preta moída na altura
ervas aromáticas italianas (ver aqui)

Pré-aqueça o forno a 180ºC, com ventoinha.
Lave as batatas, descasque-as e com a ajuda de uma mandolina, corte-as finamente. Coloque-as em água temperada com sal, durante 1 hora, para amaciarem. As restantes batatas, corte-as aos cubos e deixe-as em água até ao momento de juntar ao assado.

Num almofariz, esmague 2 dentes de alho, 2 pés de tomilho e uma c. chá de sal marinho. Recheie a barriga do peixe com esta mistura.

Coloque papel vegetal no fundo da assadeira e disponha o peixe. Por cima do peixe, disponha as batatas laminadas, começando pela cabeça, para dar este efeito de escamas. 

Escorra as batatas, tempere-as com azeite, sal e um pouco de ervas aromáticas. Envolva bem e disponha ao redor do peixe. Espalhe por cima o pimento cortado aos cubos. Regue com 50 ml de água e o vinho. 
Leve ao forno durante 30-40 minutos.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU