05/03/2012

Uma aventura e eis que sai Queijo fresco

Gosto de desafios e gosto de queijo fresco, juntei os dois, umas pesquisas pelos blogues, fóruns e lá encontrei a receita. Ingredientes em cima da mesa e vamos lá, a aventura vai começar!

Os ingredientes são poucos e a receita é de fácil execução, o mais difícil foi mesmo tirar uma fotografia digna do resultado desta aventura. Saíram 6 queijinhos de aroma suave, macios e felizmente sem aquele sabor artificial que alguns queijos frescos têm.

 Preparei os queijos na Bimby mas, apesar de não ter feito do modo tradicional, em alternativa pode preparar-se num tacho com o auxilio de um termómetro.

Ingredientes:
1l de leite do dia Gordo
100g de leite em pó (usei magro apesar da receita dizer gordo)
2 c. café rasas de coalho em pó (compra-se na farmácia)
ou 25 gotas de coalho liquido
1 c. chá de sal

Preparação na Bimby:
Deite o leite, o leite em pó e o sal e programe 5 min/ 37ºC / vel. 4.
Junte o coalho e misture  30 seg /vel.4.
Transfira para uma panela ou pirex e deixe repousar durante 30 minutos (eu esqueci-me e repousou durante 2 horas ☺).
Retire da tigela e deite num passador fino ou no cesto da Bimby.  Transfira para os recipientes (quando comprar queijo fresco, guarde as embalagens). Deixe repousar durante 48 horas no frigorífico.


Bom Apetite!

19 comentários:

Anónimo disse...

Aos meus olhos está perfeito no tamanho, e quanto ao sabor resta-me experimentar. Só fiquei a pensar para que serve o termómetro no método tradicional.

Ondina Maria disse...

Que belos queijinhos frescos (lembras-te das musicas da Ana Faria com os filhotes???)

Bombom disse...

Muitos PARABENS por mais essa aventura bem sucedida! Assim é que se perde o medo de tentar! (Bem prega o Frei Tomás...faz o que ele diz e não o que ele faz)!!!
Já viste a receita que eu faço lá no Meu Estaminé? Podes fazer com leite meio gordo que não altera nada o gosto nem o valor alimentar, só tem menos gordura. O meu leva metade do coalho em pó e só lhe ponho 2 colheres de sopa de leite em pó. E fica sempre bem. As quantidades de coalho que indicas, são suficientes para 2 litros de leite. Não leves a mal as minhas dicas, são com boa intenção!Bjs. Bombom

Vera Ferraz disse...

Ondina, juro que ainda me passou pela cabeça terminar o post com uma musica dos Queijinhos Frescos mas não tive coragem!! Aqui fica o link para matar saudades!!

http://www.youtube.com/watch?v=_g-56JRSeZQ

O termómetro, serviria para manter a temperatura a 37ºC como na bimby, outra alternativa é fazer o teste do dedo!

Vera Ferraz disse...

Bombom, confesso que ao fazer também senti que era demasiado leite em pó! E na próxima vez tento com leite meio gordo e menos coalho ☺
Entretanto vou lá ao Estaminé espreitar, fiquei muito satisfeita com o resultado mas se conseguir repetir com menos gordura, será ouro sobre azul!
Bjinhos e obrigada pelas dicas sempre úteis!

João Silva disse...

Já sigo este blog!!! o queijo tem um ar!!!
vou experimentar!!

JS

Pami Sami disse...

Vera, até me deu uma coisinha! As saudades que eu tenho de um belo queijinho fresco! E eu nem imaginava ser possivel fazer com leite de compra! Vou ter de experimentar!
beijinho*

Milena Andrade disse...

Vera, que receita mais tentadora!
Realmente é um desafio, bem gostoso! Adorei!! Parece esta uma delícia! bjs.

Guloso e Saudável disse...

Vera bom dia,
Nunca fiz queijo fresco, já publiquei ricota, requeijão, vou tentar o queijo fazer o queijo fresco, "queijo frescal no Brasil", ficaram lindos.
Beijo,
Vânia

Delicias e Tal (Teresa Henriques) disse...

Que bom aspeto tem este queijinho :)
Também faço seguindo a receita de uma revista Momentos de Partilha e fica muito bom. Uso sempre leite do dia meio gordo e leite em pó magro.
Beijokas

Luisa Alexandra disse...

Ficou mesmo muito apetitoso o teu queijinho!

Alice disse...

Gosto mesmo destas ideias, eu sou muito pelo homemade, aliás cada vez mais! Tenho andado com vontade de fazer requeijão, mas agora deixaste-me com vontade de fazer também queijinho fresco!! E as tuas fotos ficaram muito bonitas!!
Beijinhos:)

Inês Ginja disse...

Também eu gosto de aventuras, desafios e queijo fresco! Que bem sucedido Vera. Gostava imenso de experimentar. Será que me aventuro mesmo sem bimby? :)
Um beijinho.

Sofia.Lopez disse...

Ficaram com óptimo aspecto, a textura está mesmo apetitosa!Parabéns Vera :)
Beijinhos

Salsa Verde disse...

A ver pelo aspecto, uma experiência muito bem sucedida!!
Beijinhos,
Lia.

Vera Ferraz disse...

Obrigada a todas pelos comentários e dicas! Assim é ainda mais gratificante partilhar!O que dou recebo multiplicado por muitas vezes!!

Bjinho a todas ♥

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blogue já estou a seguir!

Anónimo disse...

Muitos parabéns pelo blogue já estou a seguir!

Anónimo disse...

Primeira experiencia? Quem diria. Que bem que ficaram!!!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU