15/09/2012

Convidei para jantar... Sigur Rós

"Sem a música a vida seria um erro."
                                      Nietzsche

"A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio."
                                                                                                                              Victor Hugo

Ainda antes de termos consciência, a audição é o primeiro sentido a ser apurado. Lembro-me que enquanto estive grávida, costumava encostar uma caixinha de música à barriga e quando o principezinho nasceu, acalmava sempre que a ouvia.
Para mim, a música faz parte do dia a dia, tão naturalmente como comer ou respirar.
Com música se comemora e este mês comemoramos 1 ano de blogue, de publicações, de amizades, de uma aventura que se mostrou e tornou muito mais importante do que alguma vez eu imaginei.  É por isso que tenho muito gosto em receber esta 7ª edição do projeto Convidei para jantar... desenvolvido pela Ana  da Anasbageri, recebendo o testemunho da Sofia do Reino da Prússia, e vos proponho que convidem para jantar os vossos ídolos musicais. O compositor, cantor ou banda, que vos faz sentir bem, sonhar, esquecer e voar enquanto fecham os olhos. Aqueles cuja voz ou acordes vos provoca arrepios na pele e um friozinho na barriga.

Resumindo
* Tema: Ídolos Musicais
* Participantes com blogue: A publicação deverá ser feita no blogue de cada participante e no post deverá constar um link para a página da mentora do projeto, Anasbageri e outro para o tema desta 7ª Edição- Ídolos Musicais.  
* Participantes sem blogue: o participante pode contactar-me por mail ou através da página de facebook.
* Esta edição decorre até 16 de Outubro e o link das vossas participações pode ser colocado aqui neste post, na página de facebook ou enviado por mail.


Conto com a vossa participação para que esta festa seja perfeita!

Vera


- Mamã, chegaram!!- diz o principezinho empoleirado no parapeito da janela da frente.
Eu chego à porta e ainda de pano de cozinha na mão, partilho do entusiasmo do pequenote. Os nossos convidados, Sigur Rós, estavam a chegar, de uma viagem longa do norte do planeta, chegam das terras frias da Islândia. A mesa está posta no terraço, e os gatos que passeiam por ali vêm roçar-se nas nossas pernas como que a dizer também "Sejam bem-vindos!"
O cheiro a pão quente faz-nos cócegas no nariz, vindo do pequeno forno a lenha. Há enchidos da Beira e queijo e requeijão de cabra feitos pelas mãos de quem trata com carinho os animais da quinta. 
Como não podia deixar de ser, da viola sempre há mão, vão saindo melodias e acompanhadas com palavras ininteligíveis, numa língua que eles inventaram para dar ritmo e melodia às suas músicas, Vonlenska. São quatro mentes iluminadas, com uma simplicidade que me transcende e com as quais tenho muito para aprender.
O almoço escolhido foi o mais tradicional possível, Chanfana com batata cozida. Um Ratatui de produtos biológicos, feito lentamente no fogão de lenha fez um sucesso inesperado.

Ratatui
Ingredientes:
1 cebola
2 tomates maduros
2 beringelas
1 courgette
1 pimento vermelho
1 pimento verde
1 dente de alho
4 colheres de sopa de azeite
sal (aromatizado com orégãos, hortelã e alho)
1 raminho de tomilho limão

Preparação:
Leve o azeite ao lume e deixe aquecer. Junte a cebola picada e os pimentos cortados aos cubos pequenos.
Deixe cozinhar em fogão brando durante 10 minutos. Acrescente o tomate pelado, limpo de sementes e cortado aos cubos. Deixe cozinhar tapado durante mais 10 minutos. Corte o pé às beringelas e courgette e corte-as aos cubos. Junte aos restantes legume e por cima deite o alho picado. Mexa suavemente para não partir os legumes. Deixe cozinhar durante 45 minutos em fogão brando.
Ao fim deste tempo tempere com sal e tomilho.

A sobremesa foi fruta colhida durante a tarde para não perder a frescura. O jantar durou até depois do sol se pôr por trás das montanhas e foi sem dúvida uma noite para ficar na memória... e no coração.

72 comentários:

CNS disse...

Adorei o tema do desafio! Difícil vai ser escolher a música :)

Romy Almeida disse...

Excelente post :)

Bjs e bom fim de semana

anasbageri disse...

Vera, Já estou a fazer o logo!
Que tema fantästico, agora o pior é escolher =D

(Vê por favor se colocaste no post as indicações relativas »as participações!

beijinhos bom sábado,

Ana

Sara Ramos disse...

Excelente!! :D
O tema é fantástica.
E as fotos encantaram-me! ;)

Vera Ferraz disse...

Ana, já verifiquei e penso já estar tudo em ordem. Se encontrares alguma falha ou falta, diz-me, sff :)
Obrigada, um beijinho.

Bombom disse...

Já me fizeste chorar...Falaste em Música! Sinto-a como tu. Não a ouvi na barriga da minha mãe, porque nessa altura (1943) ainda não havia rádio, mas talvez ela me cantasse...Será? Acho que nasci a cantar e a música sempre fez parte de mim! Música ao acordar, a todas as horas, até ao deitar. Mas agora pôs-me a Natureza de castigo e já não consigo ouvir. Ainda tenho esperança de que em breve as maravilhas das novas tecnologias que já fazem tantos milagres (eu posso ouvir e conversar graças a elas), possam permitir-me voltar a ouvir Música.
Parabéns pela recepção magnífica aos teus amigos músicos! Que bela patuscada! Chanfana o meu marido adora e o Ratatui parece-me delicioso. Parabéns à AnasBageri por esta sua iniciativa. O meu comentário entra porque estou na aldeia e o meu portátil não me censura, he,he! Bjs. Bombom

Inês Ginja disse...

Oh, adoro Vera!
Eu sabia que se um dia fosses a anfitriã, que a música seria o tema :)
E que boa escolha. Sigur Ros, adoro. Já os vi ao vivo, e posso dizer que foi dos concertos que mais me emocionou. São geniais, brilhantes, os teus convidados. Quem me dera recebê-los também, no calor da minha casa.
Tantos outros poderão ser escolhidos, a música é uma constante na vida, não posso viver sem ela. Via ser difícil escolher um só. Parabéns pela escolha uma vez mais.
Um beijinho (e que bela patuscada!).

Ratatuis disse...

Olá Vera! Também adoro música! A ideia desse passatempo é óptima como sempre. Adorava participar. Vamos lá ver se me sai alguma ideia ao nivel das vossas...
Que lindo jantar! Acho que os Sigur Ros adoraram! ou adorariam mesmo!!!
Beijinhos

S* disse...

Tens bom gosto, na música e na paparoca.

Raquel Alabaça disse...

Agora estava aqui a pensar que a chanfana não combina com os Sigur Rós, mas pensei melhor e de facto tem tudo a ver, é uma comida que se prepara com cuidado, com os melhores ingredientes e é cozinhada lentamente, a música deles também é para ser ouvida com calma, pois transmite muita tranquilidade. Gosto bastante, de ambos!

Eles estão de volta a Portugal em Fevereiro, sabias?

Vera Ferraz disse...

Lol, pois é! A primeira coisa que pensei foi bacalhau mas seria demasiado óbvio ;)
Vou ver se consigo ir vê-los, assim como prenda de aniversário adiantada. Eles vêm ao Porto a 13 e eu faço anos a 19 :)
Conto com a tua participação :)
Beijinho.

Vera Ferraz disse...

Obrigada, querida S*
Beijinho.

Vera Ferraz disse...

Fico ansiosa pela escolha! Acho que vou ter um mês como as crianças em Dezembro à espera dos presentes do Pai Natal :)
Beijinho.

Vera Ferraz disse...

Obrigada Romy!
Beijinho.

Vera Ferraz disse...

Fico a aguardar a tua participação!
Ah, e parabéns pelo teu blogue, o novo visual está fantástico :)

Vera Ferraz disse...

Querida Bombom,
Espero do fundo do coração que esse milagre chegue em breve, para poder matar saudades. Realmente não consigo classificar nenhum dos sentidos como o mais importante mas a audição e a visão fazem muita falta.
Um beijo enorme :)

Vera Ferraz disse...

Ahahah, sou muito previsível! Sortuda, é o que te posso dizer, vou ver se os consigo ir ver para o ano :)
Fico à espera de ver quem vais convidar para jantar contigo, tenho a certeza que vai ser uma boa escolha!
Beijinho e bom domingo (porque o sábado já sei que passaste a trabalhar ;)

Vera Ferraz disse...

Tenho a certeza que vais fazer alguma coisa muito boa, fico a aguardar ansiosamente :)
Beijinhos

Nita disse...

Vera que boa surpresa!Já tinha andado a ver onde parava o "convidei para jantar". Fico super contente de seres a anfitriã do mês e com um tema tão tão apelativo...Vou ter meeeesmo de participar...difícil vai ser mm escolher um só interprete ou grupo musical.
Cá em casa somos uns grandes consumidores de música e com um gosto muito ecléctico.
Mal posso esperar.
Beijocas Vera e obrigada por nos receberes :)!

Vera Ferraz disse...

Cá espero ansiosamente a tua participação! Estou muito contente de receber esta edição deste projeto tão interessante! Pareço uma criança ansiosa à espera da surpresa :)
Beijinho.

Carminha Lyra Andrade disse...

Oi vera, tudo bem?
Passeando pelos blogs encontrei os eu.... e olha... adorei
voltarei sempreee
bjs

Marmita disse...

Ahh ora aqi está outro bom tema! Como eu adoro este desafio do convite.. já tinha uma certa saudade! Boa escolha no tema, e na banda e ora bem na comidinha.. vou só ali pensar no meu e já cá volto :) beijo

Ondina Maria disse...

Agora é que partiste tudo! Eu sabia que quando fosse tu a hostess do "convidei para jantar", o tema ia ser musica. E agora fiquei num "biliema": de tantos que eu gosto, vou convidar quem? não posso convidar todos porque a austeridade não me permite, e escolher apenas um representante dos meus gostos tão ecléticos também não me parece justo... estou tramada!
By the way: amo sigur ros. Quando os ouço é como se tudo à minha volta ficasse envolto numa paz infinita :)

De cozinha em cozinha disse...

Adorei o tema. A música fez parte do meu crescimento e continua a ser importante para mim. Agora, problemático vai ser decidir quem convidar ...
Beijinhos

Salsa Verde disse...

Que post magnífico Vera e que escolhas fabulosas. Estou completamente apaixonada por este teu post!!
Beijinhos,
Lia.

Ilídia disse...

Belíssimo tema, belíssimo grupo, belíssimo prato. Assim de repente, estou indecisa entre uns 10 nomes. Isto não vai ser fácil :)
Beijos,
Ilídia

Ana disse...

E depois de algumas falhas, volto a participar neste excelente desafio. Curiosamente o convidado já estava só à espera que aparecesse o tema, de modo que foi bem fácil. Espero que gostem da minha colaboração. bjs Ana Teresa
http://estavento.blogspot.pt/2012/09/convidei-para-jantarfarrokh-bulsara.html

Vera Ferraz disse...

Ora, parece que abrimos em grande esta edição!
Melhor, era difícil!
Beijinhos :)

Lenita disse...

Agora fiquei bem contente, gosto imenso deste projeto "convidei para jantar", ainda bem que está de volta...irei participar sim e com imensa alegria...adoro o tema!
Bjs

Pami Sami disse...

Olá Vera!!! Excelente escolha, já cá faltava a musica ;) Yupii!
Não sabia que eras fã de Sigur Rós, já tive o prazer de os conhecer pessoalmente e por vezes cruzamos-nos na noite de Reykjavik! Tens de vir cá!! Só assim compreenderás porque as suas músicas são tão especiais! :)
A tua ementa está mais que adequada, de uma maneira geral os Islândeses (O jónsi é vegan acho eu)são carnívoros natos ;)
E eu não sei quem irei escolher!...
Beijinho*

Manuela disse...

Olá Vera!
Depois dos últimos interregnos não vou faltar a este "jantar". Já escolhi os meus convidados e agora vou pensar no que lhes vou oferecer. Parabéns pela iniciativa que, já se está a ver, tem uma aceitação enorme.
Bjnhos

Susana disse...

Olá Vera, cheguei aqui através do blogue da Ilidia, pois desconhecia seu blogue. Em conversa com ela perguntei-lhe quem receberia ete mês o passatempo, pois só assim é que cá cheguei. Gostei o tema, das fotos, da história e principalmente do blogue :)
Vou tentar participar mais uma vez ;)
Gostei de cá estar e vou voltar de certeza ;)

Beijinhos

Alice disse...

Vera, já tinha espreitado, mas só agora consegui vir aqui com a calma necessária para comentar!! Adorei, a música realmente acompanha-nos em todos os momentos da nossa vida e este tinha que ser um tema, sem dúvida!!:D
Os senhores que convidaste não conhecia, mas gostei do que ouvi e é por isso que este desafio tem sido tão enriquecedor, leva-nos a descobrir pessoas e personagens que de outra forma poderiam não se cruzar no nosso caminho.
E que belo jantar!! Adoro uma bela chanfana e esses caçoilos quase que emanam o seu cheirinho até aqui! O ratatui está com um aspeto mesmo caseirinho e reconfortante, bela combinação! Adorei as fotos e o post, muito bom:)
Claro que em breve cá estará a minha participação!:D
Beijocas

Lenita disse...

Olá Vera,
Parece que sou a 2.ª a participar... a 1.ª foste tu e de forma brilhante.
Adorei tudo no teu post, um lindo texto, uma ementa fabulosa, fotos lindíssimas e uma banda para mim desconhecida!

Espero que gostes do meu convidado.
Bjs.

http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/2012/10/arroz-de-pato-e-um-convidado-especial.html

Vera Ferraz disse...

Obrigada Lenita!! Vou já espreitar o teu convidado :))
Música é música, sempre boa!
Beijinhos e muito obrigada pela participação!

Maria disse...

Ola Verinha,
Aqui venho eu com o relato do meu convidado. Espero que gostes.
Beijinhos,
Maria
http://oficinadaspapitas.blogs.sapo.pt/62184.html

Vera Ferraz disse...

Obrigada pela participação Maria, vou já ver quem foi o convidado!!
Um beijinho.

Mané o bolo da Tia Rosa disse...

Vera
Aqui está o meu convidado, espeo que gostes http://obolodatiarosa.blogspot.pt/2012/10/mousse-de-morango-para-wintley-phipps.html
Beijinho e bfds

Ilídia disse...

Olá, Vera. Os meus convidados jantaram ontem em minha casa. Pelo menos, acho que sim ;)
Aqui fica a minha participação.
Um beijinho e continuação de bom domingo.
Ilídia

http://maisacrequedoce.blogspot.pt/2012/10/um-jantar-utopico.html

Vera Ferraz disse...

Obrigada pela participação querida Mané!
Beijinho grande e boa semana!

Vera Ferraz disse...

Ah! Já vi só por alto porque estive longe da net durante o fds. Já vou ler tudinho, tudinho!
Beijinho e muito obrigada pela participação :))

Alice disse...

Olá Vera:)
Aqui está a minha participação,

http://alicenacozinhamaravilha.blogspot.pt/2012/10/o-regresso-adolescencia-com-um.html

Espero que gostes, eu adorei:))

Beijocas!

Anónimo disse...

Olá Vera
Finalmente recebi o meu convidado, melhor, convidados.
Aqui fica a minha participação.
http://panelasemdepressao.wordpress.com/2012/10/08/convidei-para-jantar-invited-to-dinner/
Espero que esta edição tenha tanto sucesso quanto as anteriores.
Um beijinho
Guida

Vera Ferraz disse...

Obrigada Guida! Eu também espero mas a julgar pelas participações cada vez mais tenho a certeza disso :)
Vamos lá ver quem será o proximo(a) convidado!
Beijinho.

Marta Dionísio disse...

Olá Vera,

finalmente consigo participar neste projecto delicioso, e com um tema que gosto bastante.

Aqui fica a minha participação:
http://intrusanacozinha.blogspot.pt/2012/10/a-kind-of-magic.html

Beijinhos e obrigado

CNS disse...

Olá Vera

Aqui vai a minha participação

http://come-chocolates.blogspot.pt/2012/10/beautiful.html

beijinho

Vera Ferraz disse...

Obrigada pela participação!!
Beijinho :)

Vera Ferraz disse...

Obrigada :))
Uma participação com um convidado de peso!!
Beijinho.

Unknown disse...

Allo Vera!

Poderás ver a minha participação aqui:

http://muitomuitoacucarcomumpoucodesal.blogspot.co.uk/2012/10/pizza-para-uma-convidada-muito-especial.html

Obrigada por teres sido a anfitria e pelo excelente tema que escolheste.

Beijinhos

Vera Ferraz disse...

Obrigada pela participação!
Um beijinho enorme.

Maria disse...

Verinha, parece impossivel nem ter comentado o teu post. Que injustica perante uns convidados tao especiais e a refeicao que lhes ofereceste. Tudo com um gosto muito requintado. Adorei.
Beijinhos
Maria

Marmita disse...

Olá Verita aqui vai a minha participação, tarde mas nunca falha.. adoro este desafio! um beijo
http://minhamarmita.blogspot.pt/2012/10/ceviche-de-peixe-fresco-e-um-convite.html

Receitas para a Felicidade disse...

Aqui fica a minha simples e singela participação:

http://marianareceitasparaafelicidade.blogspot.pt/2012/10/biscoitos-de-abacate-e-lima-e-sonhar.html

Beijinho!

Inês Ginja disse...

Vera, finalmente!!
Aqui fica a minha participação :) Adorei o tema escolhido! Foi mesmo um desafio.
http://ananasehortela.blogspot.pt/2012/10/um-bolo-com-mirtilos-e-um-convite-para.html
Um beijinho.

Pami Sami disse...

Olá Vera! Estava a ver que o meu convidado nunca mais vinha! hehe
Aqui deixo a minha participação: http://receitasdomenuverde.blogspot.pt/2012/10/noodles-asiaticas-convidei-para-jantar-7.html
Talvez ainda consiga trazer mais uma pessoa para jantar, mas não posso prometer :P
Continuação de um enorme sucesso!

frango do campo disse...

depois de quase um mês para me decidir cá está o meu jantar :)
http://frango-do-campo.blogspot.pt/2012/10/convidei-para-jantar.html
Obrigada Vera por este tema :) adorei!
beijinhos

Manuela disse...

Olá vera!
O jantar foi servido e o relato de momentos encantadores com o meu convidado já estão on line.
Parabéns por um tema tão bem escolhido.
Bjnhos

anasbageri disse...

Tardo mas nao falto!
http://anasbageri.wordpress.com/2012/10/14/convidei-para-jantar-dead-can-dance/

beijinhos

Anónimo disse...

Olá Vera.
É um prazer vir aqui e poder mais uma vez participar neste passatempo.
E quase no fecho desta edição deixo aqui a minha participação.
Um abraço.
Patrícia
http://foodwithameaning.wordpress.com/2012/10/14/play-it-with-a-slice-of-cake-convidei-para-jantar/

Unknown disse...

Olá!

Foi um prazer imaginar um jantar com o magnífico Leonard Cohen para poder participar neste desafio! Eis o link para o meu blog: http://estoriasdecomer.wordpress.com/2012/10/15/bacalhau-espiritual-para-leonard-cohen/

Um abraço,

Anónimo disse...

Bom dia Vera. Apesar de andar um pouco fugida não poderia deixar de participar num dos melhores tema que pode haver e que tem um dom fantástico, a música.

Aqui fica a minha participação.
http://saborescomhistoria.wordpress.com/2012/10/15/macas-e-licor-de-cafe-e-que-bem-que-ficam/

Beijinho e boa semana

De cozinha em cozinha disse...

Vera,
Mais uma vez marco presença nesta mesa. Aqui está a minha participação no Convidei Para Jantar:
http://decozinhaemcozinha.blogspot.pt/2012/10/convidei-para-jantar.html
Beijinhos
Carla

Nita disse...

Verita,
Isto não tava nada fácil mas aqui fica a minha participação.

http://meiatorradinhaeumpingo.blogspot.pt/2012/10/convidei-para-jantarthom-yorke.html

Espero que gostes!
Olha podemos fazer 2 participações na mesma edição?

Vera Ferraz disse...

Olá!!!
Como vais? Tudo a correr bem, espero :)
Olha, acho que não há regra nenhuma que diga o contrário!
Vou espreitar o que serviste a este rapaz!
Beijinho.

Susana disse...


Olá Vera,
espero ter chegado ainda a tempo de participar mais uma neste desafio. Não leves a mal, mas ando um bocadinho desaparecida. Mesmo assim não podia deixar de participar. Aqui está a minha participação ;)

Beijinhos

http://belinadailha.blogspot.pt/2012/10/cataplana-de-lulas-com-ameijoas-e-miolo.html

Ameixinha disse...

Olá Vera, em cima da hora deixo aqui a minha participação.
http://canelamoida.blogs.sapo.pt/138393.html

Ameixinha

Anónimo disse...

Vera,
O blog paodecereais - http://paodecereais.blogspot.pt/2012/10/convidei-para-jantar.html - acabou de publicar a sua particpação nesta edição do Convidei Para Jantar.
ptc

Babette disse...

Não acredito que tenha deixado para o último dia, mas mais vale tarde do que nunca!...
Deixo-te a minha participação neste que, para mim, foi o maior desafio!
Um beijo
Babette

http://afestadebabette.blogspot.pt/2012/10/musica-e-um-creme-de-legumes-com-queijo.html

Nita disse...

Olá mais uma vez Verita, desculpa lá mas tive de fazer 2 participações nesta edição... a culpa é toda tua de teres arranjado um tema tão irresistível! :)
Espero que te agrade :)!

Beijocas

http://meiatorradinhaeumpingo.blogspot.pt/2012/10/convidei-para-jantar-parte-2bebel.html

Jota disse...

http://searchncook.blogspot.pt/2012/10/cheesecake-de-limao.html
Minha participação!!! Soryyy pelo atraso ;)

Rosa Santos disse...

Olá Vera!
Acho que fiz tudo ao contrário. Parece que aqui é que eu deveria ter deixado o link do meu blog. Além de ser principiante nestas lides, tem havido alguns revezes cá por casa. Há duas semanas que ando com uma virose de gripe deixando-me meia tonta... Corrigi a falta dos links, um pouco atabalhoado mas se houver uma próxima certamente que será melhor.
Os convidados deve ter-se deliciado com uma ementa tão genuína.
Beijinhos.


Vera Ferraz disse...

Querida Rosa, no fim correu tudo bem!
Já está a decorrer a próxima edição na casa da Alice na cozinha maravilha!!
Passe por lá para espreitar o tema! Tenho a sensação que vai gostar!!!
Beijinho.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU