15/12/2012

Bolachas de manteiga e amêndoa para a cidade do coração

Não há amor como o primeiro, já diz o velho provérbio. E esta verdade aplica-se a tudo na vida!
Na 9ª Edição do Convidei para jantar, a Marmita desafia-nos a escolher a cidade/país do coração. Podiam ser tantas, Londres, Paris, Madrid... mas não, a minha cidade do coração é bem mais pequenina, e mais próxima, é Aveiro. 
Não foi muito o tempo que por lá estive, mas foi o suficiente para me deixar encantar pela cidade, pelas suas pessoas, pela sua personalidade tão própria. A saudade bate muitas vezes e ainda há uns tempos mostrei aqui no blogue, uma das tentativas de trazer para a minha cozinha os seus sabores, fiz uma espécie de Tripa de Chocolate. É impossível imitar as tripas do Zé da Tripa... mas deu para matar saudades e fez as delicias de todos!
Foram dois anos na Universidade que tem a melhor e mais bonita biblioteca que conheço, o melhor Campus e a mais bonita paisagem. Sim, sou supeita porque falo com o coração! 
Felizmente ainda há a tradição de pedalar e é normal ver senhoras de quase 80 anos a andar de bicicleta. 
A sempre dificil tarefa de "marranço" podia ser feita numa biblioteca com vista para a ria, minimizando o sentido de obrigação. Quando não era na biblioteca, era em casa das colegas e claro está, nessas alturas tinha que haver lanches para animar a malta. Estas bolachas, são algumas das que se faziam nessas alturas, em que apetecia fazer tudo menos aquilo que era preciso, estudar. 
Depois do estudo, havia a Praça do Peixe, que era mesmo isso, uma praça onde funcionava um mercado de peixe durante o dia, e há noite vestia-se de luzes, animação e estudantes. 
Vamos lá à receita:

Ingredientes:
150 g de manteiga
150 g de açúcar
1 ovo
350 g de farinha 
50 g de amêndoa com a pele

2 quadrados de chocolate de culinária
drageias coloridas

Preparação modo tradicional:
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou tapete de silicone.
Misture todos os ingredientes, exceto o chocolate e as drageias, até obter uma massa que não se agarre às mãos.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo. Se estiver a agarrar coloque um saco plástico por cima e estenda.
Corte a massa com cortadores e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Não as deixe ficar douradas porque quando arrefecem ficam mais duras.
Deixe-as arrefecer sobre a grelha.
Prepare um cartucho com papel vegetal.
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria. 
Enfeite as bolachas como na fotografia e decore com drageias coloridas.
Preparação na Bimby:
Forre um tabuleiro de ir ao forno com papel vegetal ou tapete de silicone.
Deite todos os ingredientes no copo, exceto o chocolate e as drageias, programe 1,5 Min/ Vel 5 e depois 3 Min/ Vel Espiga.
Estenda a massa com a ajuda de um rolo. Se estiver a agarrar coloque um saco plástico por cima e estenda.
Corte a massa com cortadores e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 10 minutos. Não as deixe ficar douradas porque quando arrefecem ficam mais duras.
Deixe-as arrefecer sobre a grelha.
Prepare um cartucho com papel vegetal.
Derreta o chocolate no microondas ou em banho maria. 
Enfeite as bolachas como na fotografia e decore com drageias coloridas.

21 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Que biscoitos natalícios deliciosos!

Mena Lopes disse...

Que árvores tao lindas!! E eu que adoro biscoitos, já fiquei com vontade de as fazer!! Se calhar logo à noite!!
Beijinhos

Liliana (Addicted) disse...

Que bolachinhas tão lindas!
beijinhos e bom fim de semana,
Addicted
http://cookaddiction.blogspot.pt/

Filipa disse...

ohhh estão tão giras
gostei muito

beijinhoo

Inês Ginja disse...

Vera, que bela escolha! Adoro Aveiro :)
Tenho lá família e adoro passear na zona da ria, adoro os ovos moles.
Uma cidade cheia de luz! E adorei as tuas cookies natalícias, super fofas.
Um beijinho.

Unknown disse...


Eu vivo à 16 anos em Aveiro. Sei bem do que fala. Tive a sorte de viver durante 14 anos mesmo no centro. Nas cinco bicas. Recorda-se?
Aveiro é uma cidade mágica sem dúvida. As pessoas são muito especiais.
Também andei na UA e conheço bem a biblioteca. Quem fez o projeto foi o Siza Vieira. Ficou linda. Tenho um primo que tem a sorte de trabalhar na Biblioteca. ;)
O Sr. que estava no quiosque da Costa Nova do Zé da Tripa deu-me a receita da Tripa. Tive essa sorte. Fica igual. Adoro!
Também sei fazer os ovos moles. :)
Tenho família em Aveiro e conheço muita gente. Também sou muito sociável e isso tb foi uma vantagem.
Ficaram lindas as árvores de Natal!

Beijinhos e bom fim de semana;

Um toque de canela disse...

Que lindos biscoitos! Também eu gosto muito de Aveiro, ainda que só de passagem e uns dias ou outros de férias.
beijinhos
Paula

Na cozinha com a Filipa disse...

Lindos, simples mas lindos e devem de estar muito saborosos.

Beijinhos

Marmita disse...

Que linda receita e que bela cidade apesar de nunca ter ido tenho ouvido falar muito bem dessa cidade.Obrigada pela participação mais uma vez é um encanto, um beijo

Unknown disse...

que lindas que ficaram.
Beijinhos e bom fim de semana.

Alice disse...

Verinha, que boas recordações! Também gosto muito da cidade de Aveiro, é linda:)
E gostei de a ver através das tuas memórias, fez-me lembrar também os meus tempos de estudante e as desculpas que se arranjavam para se fazer tudo, menos estudar:))
As tuas bolachinhas ficaram mesmo fofas!
Beijinhos e bom fim de semana!:D

Turista disse...

Verinha, que bolachas deliciosas. :)
E concordo plenamente com o que dizes sobre a minha cidade do coração: Aveiro!
E já agora, parabéns pelo prémio que te coube no sorteio da Árvore de Natal da Blogosfera!! :)

Joana (Palavras que enchem a barriga) disse...

Ficaram tão lindas essas bolachinhas :D Aveiro é realmente uma cidade muito bonita :D

Beijinhos e bom resto de fim-de-semana! :D

Nita disse...

Tao bonitas as tuas bolachinhas Vera...
Aveiro é uma cidade bem catita, mas esconde um pecado mortal...os ovos moles, não lhes consigo resistir...mesmoooo.
Beijocas e Boas Festas Tia Vera :)!

Blog do Chocolate disse...

Vera,

Ficaram lindas as tuas bolachas com o formato da árvore natalícia, adorei também a cidade de que falas e que conheço, a minha Mãe mora próximo e é sempre um privilégio visitar Aveiro.

Excelente participação, boa escolha ! :-)

Beijinhos

Isabel

frango do campo disse...

Aveiro é a minha cidade :) como te percebo quando falas das tripas hehehe
mais um post e uma receita deliciosas :) adorei

Marta Dionísio disse...

Olá Vera, gostei muito das tuas escolhas! Essas bolachinhas estão lindíssimas.... e já fui muito feliz em Aveiro ;)

Beijinhos
Marta

Jo disse...

Humm gostei! E estão lindas.

Pami Sami disse...

Olá Vera! Também fui muito feliz em Aveiro :) Em pequena faziamos praia para esses lados.. Saudades da ria, dos barcos rebelo, das salinas... O cheiro caracteristico no ar, a senhora das regueifas.. ahhh.. Sim Aveiro merece umas bolachinhas catitas de Natal :) merece isso e muito mais...

Susana disse...

Lindas bolachas! Beijinhos!

Joana disse...

Oh Vera,
como eu gosto de Aveiro!
A minha avó viveu lá imenso tempo e uma das minhas grandes amigas dos tempos da faculdade é de lá! Vou lá algumas vezes e fico encantada :)
É tão bonita!
Nunca fui à biblioteca... As de Coimbra não eram nada de especial! Deviam meter umas para o Rio :)
Um grande beijinho

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU