10/09/2013

Feijoada de Chocos

Há quem não goste de rotinas mas eu não me ralo nada com elas, principalmente quando são assim, boas! A rotina das manhãs de sábado, em que normalmente vou até ao mercado, fazem com que estabeleça uma relação de confiança com as minhas queridas senhoras: a do pão, que faz questão de oferecer sempre um ao principezinho, a dos queijos, onde não resisto aos queijos frescos e outros tesourinhos que ela descobre pela Serra da Estrela e a do peixe, que já sabe que o principezinho adora salmão e tem sempre guardadas as melhores postas. É lá que compro todo o peixe que consumimos e é sempre de excelente qualidade. Dá-me nervos ver algumas pessoas a reclamar do preço do peixe e a insinuar que a senhora nos está a enganar, a ganhar mais de 200%... Tenho que me segurar para não me desbocar... A própria se queixa que nunca comprou peixe tão caro na lota, coitada... Mas mais vale comer menos, mas comer peixe de qualidade. 

Ingredientes para 6 pessoas:
6 chocos médios (1Kg)
1 cebola
2 dentes de alho
1 folha de louro
1 dl de azeite
50 cl de vinho branco
2 tomates coração de boi maduros
12 camarões
800 g de feijão cozido (vale a pena demolhar e cozer em casa)
1 cenoura
1 ramo de salsa e coentros
sal e pimenta
piri-piri q.b.
Preparação:
De véspera, demolhe o feijão. Lave-o em água corrente e coza-o na panela de pressão durante 30 minutos. Desligue, mantenha a panela tapada e deixe terminar a cozedura com o vapor.
Leve um tacho ao lume com água temperada com sal e coza os chocos, cortados às tiras, com os camarões. Retire e reserve a água da cozedura.
Noutro tacho, leve o azeite a aquecer. Junte a cebola picada, o dente de alho, a folha de louro e o tomate cortado aos cubos, sem casca nem sementes. Deixe refogar por alguns minutos, até a cebola ficar macia e o tomate começar a desfazer. Refresque com o vinho branco. Junte a cenoura descascada e cortada às fatias não muito finas.
Acrescente o refogado com uma concha de água de cozer os chocos e deixe levantar fervura. Junte o feijão e os chocos. Verifique os temperos e se tiver pouco molho, acrescente mais um pouco de água da cozedura.
Se não tiver crianças, aconselho a juntar um pouco de piri-piri.
Sirva numa travessa enfeitada com os camarões cozidos e com as ervas picadas. 
Acompanhe com arroz branco.

N.B. Se não tem feijão seco para demolhar ou simplesmente decidiu à última hora fazer este prato, aconselho a comprar feijão enlatado de boa qualidade porque na maioria das marcas, o feijão desfaz-se demasiado.



10 comentários:

Ondina Maria disse...

De facto, os preços estão pela hora da morte. Ainda assim vale a pena poupar em coisas mais supérfluas e gastar um pouco mais naquilo que entre dentro do nosso organismo. Ah coisas que também não percebo...

São Ribeiro disse...

Um prato bem reconfortante.
Esta uma delicia
bjs

Na cozinha com a Filipa disse...

Que delicia :)

Beijinhos

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Que bom aspeto! Adoro feijoada de chocos!
Beijinhos

Iza disse...

Uma delicia!
Bjs

Su Delícia disse...

O tó ia adorar!
Beijinhos
http://sudelicia.blogspot.pt/

Noelia disse...

Bonita que ficou esta feijoada.
Já nã faço faz tempo, mas adoro.
Bjs

Unknown disse...

Adorei a receita! :)
Obrigada pela partilha! :))

Um beijinho,
Sofia

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Que óptima sugestão Vera! Adoro uma boa feijoada de chocos e a tua ficou com um aspecto maravilhoso. ;)
Também gosto tanto de ir ao mercado, logo de manhãzinha e comprar o melhor peixe, bem fresco. E sim , está caro, mas partilho da tua opinião, mais vale comer menos, mas com qualidade. Beijo. ;)

A Vida no Paraíso disse...

ADORO!! Está com um aspecto delicioso!!
Ainda ontem me lembrei deste prato, preciso fazer pois já não como há imenso tempo.
Beijinhos do Paraíso *-*

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU