21/12/2013

Pavlova de frutos vermelhos


Se este doce surgiu como homenagem a uma bailarina, foi sem dúvida uma homenagem muito bem feita. Dizem que foram os australianos os autores de tal homenagem, a uma bailarina russa que lhe deu o nome, Anna Pavlova. Melhor seria difícil! Este suspiro gigante impressiona à primeira vista. Então assim, usando cores que contrastam com o fundo quase branco, fica mangnífico. À primeira fatia é o suspense, até se perceber que esta aparente fragilidade, é mesmo isso, aparente. A pavlova é um suspiro bem firme, estaladiço por fora e húmido e macio por dentro. Viciante. Sedutor. Impossível de resistir.
O que lhe colocamos por cima é absolutamente a gosto, desde natas frescas, fruta, creme de ovos, ou até chocolate derretido. Basta usar a imaginação!
A regra que aprendi, resulta sempre. O dobro do peso das claras em açúcar, batidas inicialmente com uma pitada de sal e às quais de vai acrecscentando lentamente o açúcar, para que as claras montem e fiquem bem firmes. O vinagre e o amido de milho, são os responsáveis pelo interior húmido e macio. Não dá trabalho quase nenhum, basta paciência! E o resultado, é o que se vê! Pode ser uma sobremesa perfeita para o Dia de Natal!
Ingredientes:
150 g de claras de ovos
300 g de açúcar
1 colher de sopa de vinagre branco
1 colher de sopa de amido do milho (Maizena)
1 pitada de sal

Cobertura:
1 pacote de natas
200 g de frutos vermelhos congelados
100 g de framboesas frescas
100 g de mirtilos frescos
3 colheres de sopa de açúcar em pó
2 colheres de sopa de açúcar amarelo
umas gotas de limão

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Deite as claras [sem nenhum vestígio de gemas] numa taça completamente seca, sem gordura. Junte uma pitada de sal e comece a bater com uma batedeira elétrica.
Quando as claras já estiverem em espuma, junte um pouco de açúcar. Continue sempre a bater, sem parar e lentamente vá acrescentando o açúcar. Quanto mais devagar juntar o açúcar, com mais ar as claras ficam, levando a uma pavlova mais leve. Bata até deixar de sentir os grãos de açúcar. 
Numa tacinha, junte o amido de milho com o vinagre. Junte esta mistura ao merengue e bata até estar bem envolvido. 
Com a ajuda de um prato, desenhe um círculo numa folha de papel vegetal. Coloque a folha num tabuleiro e deite o merengue, cuidadosamente, preenchendo este círculo.
Reduza a temperatura para 150ºC e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 1 hora. Deixe arrefecer dentro do forno.

Leve ao lume as frutas congeladas com o limão (o limão serve para acentuar o sabor das frutas). Junte o açúcar amarelo e deixe cozinhar, em lume brando, durante 10 minutos. Deixe arrefecer.

Bata as natas com o açúcar e pó de deite por cima da pavlova, já fria. Decore com o molho de frutos vermelhos e com as frutas frescas. 


p.s. Os posts no blogue têm sido poucos, e muitos dos que estavam programados, vão ter que esperar um milagre. O meu computador avariou e muitos dos dados desapareceram. Assim, há fotografias que espero conseguir recuperar mas até lá... tenho que ir comprar uma dose de paciência e ter fé nas tecnologias.


9 comentários:

Doris mis cosillas disse...

Que ricura madre mía.Gracias y buenas noches.

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Verinha, ficou tão linda a toa Pavlova! Adoro o contraste dos frutos vermelhos com a sua cor branca. Tenho a certeza que está deliciosa e faz um figurão em qualquer mesa. Adorei! ;)
Beijinho e votos de festas felizes.

P.S. Espero que o teu computador ressuscite depressa ou que pelo menos te devolva aquilo que necessitas. ;)
Beijinho.

Diogo Marques disse...

É perfeita para qualquer dia ou momento! Ficou linda! Parabéns! :)
_____________________
aculpaedasbolachas.com

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Também fiz uma no aniversário do meu filhote, adoro! Ficou linda, a tua! Beijinhos e boa sorte a recuperar os dados do computador...

Gisela disse...

Vera, ficou fantástica a tua pavlova!!
Um beijinho e Feliz Natal!!

Ondina Maria disse...

Verinha, tens que pedir um pc novo ao Pai Natal. Aposto que se lhe deres assim uma pavlova linda e festiva ele não resiste e faz-te as vontadinhas todas. Acho que vou fazer estas pavlova para o Fim do Ano. Gosto da tua receita, com o peso das claras e do açúçar :)

Ondina Maria disse...

Ah, E um Feliz Natal, recheado de coisinhas boas mas principalmente na companhia de todos aqueles que te fazem muito feliz!

Lua disse...

A pavlova ficou magnifica!
Feliz Natal!

Teresa disse...

Obrigada pela excelente sugestão! Fiz esta receita para a noite de Natal e foi um sucesso! Toda a gente adorou! E nunca tinha experimentado fazer uma Pavlova. É a repetir, sem dúvida!

Boas festas!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU