28/01/2014

Arroz de frango no wok {Hoje para jantar I}


Muitas vezes é difícil conseguir coordenar o emprego, os miúdos e as tarefas domésticas. Daí que a organização e planificação tenham um papel tão importante para que a semana corra sem que os jantares sejam mais um motivo de stress. É por isso que para os jantares da semana, dou preferência a pratos de um tacho só, de forno ou a vapor em camadas, usando a Bimby. 
Esta semana, vou partilhar algumas das receitas que faço ao jantar [vão aperceber-se logo pelas fotografias!] e que permitem libertar-me da cozinha para ajudar o principezinho a fazer os trabalhos de casa. 
Vou começar por uma receita de frango, a carne que consumimos mais cá em casa. Nesta receita uso apenas pernas de frango mas pode perfeitamente usar-se o frango inteiro.

Ingredientes (para 6)
8 pernas de frango
3 c. sopa de azeite
1 cebola picada
1/2 alho francês picado
1 cenoura, cortada aos cubos
75 g de tomate pelado
50 ml de vinho branco
2 dentes de alho
2 folhas de louro
3 chávenas de caldo de legumes
1,5 chávena de arroz agulha Bom Sucesso
sal e pimenta
salsa e tomilho frescos

Retire a pele às pernas de frango e corte o tendão que têm junto da extremidade. Tempere com sal marinho.
Deite 2 colheres de azeite no wok, leve ao lume e junte as pernas de frango.
Deixe caramelizar o frango durante 8 a 10 minutos. Retire para um prato.
Junte o restante azeite ao wok. 
Acrescente o alho francês, os dentes de alho picados, a cebola e a cenoura.
Deixe cozinhar até a cebola ficar macia. Acrescente o tomate cortado, o louro e o tomilho e deixe refogar mais um pouco.
Junte o arroz e salteie. Refresque com o vinho e deixe cozinhar por uns minutos, em lume brando até reduzir o vinho e o arroz ficar seco. 
Regue com o caldo de legumes quente, para não parar a cozedura do arroz. Tempere com pimenta e verifique o sal.
Deixe cozer o arroz durante 5 minutos e volte a colocar o frango no wok.
Tape e coza até o arroz estar seco e cozido. 
Sirva polvilhado com salsa picada.

10 comentários:

free to decide disse...

Já tenho uma bimby mas ando tentada em comprar um wok. Pode-me dizer quais são, na sua opinião, as vantagens do wok? E onde me aconselha comprar?
A receita pareceu-me fantástica: carne branca e muitos legumes.
Obrigada

As receitas lá de casa disse...

Fantástica sugestão! Obrigada! :)

Mª João - Ponto de Rebuçado Receitas disse...

Hummm... que arrozinho saboroso, um jantar perfeito!
Beijinhos

Ondina Maria disse...

Ora eu não tenho um principezinho para dar atenção mas tenho o Lorde cá de casa... e portanto durante a semana as refeições também são, preferencialmente, as de 1 tacho só. Ontem foram cotovelinhos com molho cremoso de 2 queijos, tomate e presunto. E hoje vai ser um arroz de pescada com cenoura e couve lombarda. O resto da semana já se encontra também planeada. Tenho é que ver se consigo tirar fotos aos jantares, tenho tanta pena, porque por vezes faço comidas mesmo boas e práticas que nunca chego a partilhar...
Tenho que voltar a tirar fotos "ranhosas" :D

macaca grava-por-cima disse...

eh lá... muito bom aspecto... já percebeu que tenho uma queda para estes pratos de frango com arroz!!! saõ saborosos e coloridos, o que se quer mais!!? Se for tão bom quanto o de forno está aprovadíssimo

Su Delícia disse...

Que belo aspecto! Delicioso mesmo
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Receitas para a Felicidade disse...

Tão apetitoso que ficou e eu adoro este prato,

beijinhos!

Sabores Autenticos disse...

Que maravilha de arroz!
Bjs

Paula Moita disse...

Hoje fiz um arroz parecido na wok! Eu também gosto de fazer refeições de um só tacho quando estou a trabalhar! Ficam saborosas e são mais práticas... Adorei o aspecto do teu arroz.
bjs

Filipa disse...

Parece me uma óptima ideia para o almoço de amanhã:) vou roubar a receita:)

http://Styleloveandsushi.blogspot.com

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU