24/01/2014

Bruschetta de cogumelos, tomate e alho caramelizado


♪Play 
Desde o início do ano que ando a meio gás. Já deitei as culpas para cima da pobre agenda que teimava em não chegar, já comecei a deitar-me mais cedo para tentar dormir mais uma hora por dia, nem sequer tenho trabalhado aos fins de semana e no entanto, sinto-me mais cansada que nunca. Eu que sempre achei que janeiro era o meu mês da energia, da renovação. Mudou. Para mim, esse mês passou a ser o setembro. Sinto que é muito devagarinho que começo a entrar no ritmo. A velha máxima "quanto menos se faz, menos apetece fazer" nunca fez tanto sentido. Estes dias pequenos e cinzentos também não têm ajudado e hoje, véspera de fim de semana, desejo do fundinho do coração que o astro rei apareça. Preciso de apanhar sol, preciso de ver o mar, preciso de espairecer. 

Cá em casa gostamos de petiscos, de entradas quentes que sabem tão bem nestes dias frios e a convite do Lidl, preparei esta receita com um dos alimentos que recebi do "Gang dos Frescos", o alho.  Uma boa bruschetta tem que ter alho, um bom azeite e um pão rústico. Este trio é suficiente para garantir uma entrada de sucesso. Este alho adocicado vem trazer um toque diferente mas apaixonente a esta receita. Aconselho a experimentar!

Alho Caramelizado
Ingredientes:
15 dentes de alho
10 colheres de sopa de açúcar
1/2 chávena de água
1/4 chávena de vinagre branco
sal marinho
Descasque os dentes de alho. 
Leve ao lume o açúcar com a água e deixe que este se transforme em caramelo. Basta ir abanando o tacho de vez em quando para não queimar.
Quando o caramelo estiver a ficar castanho, junte cuidadosamente o vinagre. Cuidado com este passo porque pode espirrar e provocar queimaduras. O vinagre vai parar a caramelização e impedir que o caramelo solidifique quando arrefecer.
Junte os dentes de alho, tempere com uma pitada de sal, tape e deixe cozinhar até que estes estejam macios.
Coloque os alhos e o molho num frasco.

Bruschetta
Ingredientes:
2 fatias de pão rústico
2 tomates cereja
150 g de cogumelos frescos
1 dente de alho
azeite
sal e pimenta moída
 
Deite um fio de azeite numa frigideira e leve ao lume. Junte o alho com a casca e deixe cozinhar até começar a sentir o seu aroma. 
Junte os cogumelos laminados e salteie. Tempere com sal e pimenta. Reserve.
Na mesma frigideira, deite o tomate cereja fatiado e deixe cozinhar por 2-3 minutos. Vire e deixe cozinhar do outro lado. 
Coloque uma grelha ao lume e aqueça bem. Coloque as fatias de pão e deixe torrar. Vire do outro lado.
Deite um fio de azeite por cima de cada fatia de pão. 
Disponha os cogumelos, por cima o tomate e um dente de alho. Deite uma colher de chá do molho da caramelização do alho e sirva quente.

11 comentários:

Filipa Lemos disse...

Adorei a sugestão e pretendo fazer cá em casa. Diz-me uma coisa, quanto tempo demora sensivelmente os alhos a ficarem macios?

:)

Vera Ferraz disse...

@Filipa, aproximadamente 30 minutos ;)

Unknown disse...

Gostei do molho com o alho caramelizado! Em que outros pratos o usa? Obrigada, Isabel

Ondina Maria disse...

Como te compreendo... estou nessa letargia desde que fui atropelada, em setembro. A ver se amanhã aproveito a folga do homem para passear (nem que chovam canivetes!) e depois no domingo vou tentar fazer uma série de receitas e respectivas sessões fotográficas... mas claro, de boas intenções está o inferno cheio. Se consegui fazer metade do que quero, já fico satisfeita!

Chef de Algibeira disse...

E pronto... está decidido o meu jantar de domingo.. :) Esse alho caramelizado tem um ar para lá de bom.. :)
beijinhos e bom fim de semana

Mafalda
http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt

Luisa Alexandra disse...

Que maravilha de aspecto! Mesmo uma tentação :)

Ana Rita Marreiros disse...

Compreendo exactamente o que dizes há uns meses andei tal e qual assim e depois é dificil ganhar embalo de novo e a energia aparecer!Demora mas aparece só precisamos daquele estimulo certo!!!
Este alho caramelizado deve ser excepcional mesmo!!!Adorei...E as bruschettas estão uma tentação!
Bjoka
Rita

Su Delícia disse...

Deve ser deliciosa!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Cozinhar sem Lactose disse...

Adorei os alhos caramelizados, parece-me fantástico!

Bombom disse...

As tuas fotos estão uma maravilha. Sim, porque os olhos também comem e , se não fosse a imagem virtual, até dava vontade de meter a mão! Não imaginava que se podia caramelizar o alho e que dava uma boa iguaria! O que a gente aprende! Obrigada por partilhares. Adorei estas Bruchetas. Bjs. Bombom

Filipa disse...

Estou rendida ás tuas receitas e ao teu blog também:) vou seguir te:)

http://Styleloveandsushi.blogspot.com

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU