06/02/2014

Caril de Peru


Ontem perguntei na página de facebook, quem é que gostava de caril. A resposta não se fez esperar e surpreendeu-me porque apesar de ser um prato que eu adoro, sou a única por estes lados. O senhor cá de casa come mas não morre de amores e o principezinho, nem cheirá-lo! São aromas a mais para o nariz dele. Mas de vez em quando, mesmo sabendo que vai sobrar, não resisto a fazer. Adoro sentir o cheiro do caril, faz-me sentir em casa. Cheira a casa da mamã. Era um prato que ela fazia muitas vezes mas agora, como as idas à casa do campo são cada vez mais raras [a vida social do principezinho é enorme!], quando a visitamos acabamos por pedir coisas que nunca faço como Cozido à Portuguesa, Feijoada, o tal Arroz de Pato ou Cabrito no Forno de Lenha. E assim, para matar saudades, saiu uma versão adaptada do caril da minha mãe, mas com peru.
Ingredientes:
500 g de bifes de peru
1 cebola
1 copo de leite de côco 
1/2 pimento vermelho
2 dentes de alho
1 folha de louro
2 colheres de sopa de tomate aos cubos
2 colheres de sopa de caril
azeite
sal e pimenta

Preparação:
Para esta receita costumo aldrabar o leite de côco e faço em casa. Levo 300 ml de leite ao lume, junto 50 g de côco e deixo ferver durante 3 minutos. Depois, basta coar com um coador fino et voilá!

Corte os bifes em pedaços pequenos e tempere com sal, pimenta e o alho picado.
Coloque um tacho ao lume e junte um fio de azeite. Junte a cebola picada e deixe refogar em lume brando até estar macia. Junte a carne e o louro. Deixe cozinhar a carne durante 5 minutos, mexendo de vez em quando. Junte o tomate e mexa.
Coloque o pimento num robot e triture. Adicione ao frango, mexa e junte o leite de côco misturado com o caril. Deixe cozinhar durante mais 10 minutos. 
Sirva acompanhado com arroz branco.
Receita adaptada de Magazine Continente Nº39

15 comentários:

Cristina disse...

Cá por casa somos todos amantes incondicionais de caril, seja de frango, camarão, lulas, é o que calhar porque fica sempre bem. Foi o primeiro prato que a minha mãe me ensinou a cozinhar e essa imagem é inesquecivel, recordo-me sempre dela insistir para eu pôr bastante cebola :) Costumo juntar também um pouco de açafrão. Vou começar a usar esse truque do leite de coco (também dá batendo o leite com o coco com a varinha ou no robot), porque no outro dia olhei com atenção para o rótulo de uma garrafinha e não gostei do que vi :)

Marlene Teixeira disse...

Adoro caril! Tão bom aspecto! De peru curiosamente nunca comi, mas deve ser uma maravilha!

Beijinhos*

Ondina Maria disse...

cá em casa faço comida indiana com alguma frequência. Não tanta como eu gostaria, porque o Marco não é muito fã de cheiros a mais, mas por vezes compensa. Por exemplo, se o peixe é congelado, gosto de fazer caril ou algo por esses lados. Se for peru, igualmente. Acho que são comida com tempero suficiente para ultrapassar o facto de o peixe não ser fresco e de eu não ser muito fã de peru. E também porque é bom variar os temperos. E o Marco diz sempre que eu tenho mão para a cozinha indiana LOL

Sabores Autenticos disse...

Ficou com um aspeto muito apetitoso!
Bjs

Noelia disse...

Gosto também muito de caril, se bem que nunca mais fiz. Também adoro o de peru. O teu ficou com um aspecto fabuloso. Bjs

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olá Vera!
As tuas receitas são sempre tão deliciosas e tentadoras. De fazer crescer água na boca, mesmo. Eu gosto de caril, apesar de não ser fã, desde que não seja em demasia, para mim fica bom. E este perú está mesmo muito convidativo. ;)
As imagens, belíssimas. ;)
Beijinho.

Viaja en mi Cocina disse...

Te ha quedado un plato divino, cojo una cucharada para saborearlo.

Masterchef cá de casa disse...

Tão bonito prato! Mal se olha reconforta, não é?!

Sílvia Martins disse...

Também gosto muito de caril...felizmente que os pequenos também apreciam!
Adorei o teu prato...reconfortante e deliciosamente perfumado!
Fotos lindas como sempre!
Beijinhos

Sílvia
Bocadinhos de Açúcar

Coisas e Coisinhas disse...

Adoro caril e cá em casa é algo que se come pelo menos uma vez por mês, com os mais variados ingredientes, porque é mesmo um dos pratos favoritos. Mas o que gosto mesmo é de o fazer em casa para poder dar o meu toque pessoal e torná-lo mais leve, substituindo o leite de coco, de que não sou grande fã, por outras sabores igualmente cremosos e deliciosos :)

Este é um dos pratos de caril que mais sucesso tem aqui por casa, se quiser dar uma espreitadela para uma próxima vez ;)
http://www.coisasecoisinhasdecomerechorarpormais.blogspot.pt/2014/01/o-primeiro-post.html

Beijinhos e excelentes receitas!

Chef de Algibeira disse...

Adoro caril de todas as maneiras e feitios... esse teu está fantástico e as fotografias estão de babar.. :)(como sempre.. :) )

beijinhos e uma óptima semana
Mafalda

http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

amigos das onze horas disse...

Eu adoro mas ando numa fase de não usar muitas especiarias porque tenho também cá em casa um pequenito que torce logo o nariz a estas coisas. Beijinhos

Anónimo disse...

Li a receita mas não VI em que momento o peru é incorporado ao refogado o mesmo acontece com o leite de côco

Unknown disse...

Bom mas eu gostaria feito ansim com alho,cebola,e feijao verde

Mafalda disse...

Adoro caril. O cheirinho aquece-me o coração. Vou fazer esta receita 😃

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU