26/03/2014

Bolo de Amêndoas {Tosca Torta}

Trabalhar a partir de casa "é bom, tem imensas vantagens, mas também exige uma disciplina quase militar". Estas palavras são da Sofia mas leio-as e sinto-as como minhas. No meu caso, que trabalho por turnos, a rotina anda sempre às voltas e voltas, arrastando toda a família na montanha russa. É preciso estar sempre a organizar, a tentar encontrar a melhor forma de conseguir fazer tudo o que preciso e conciliar o trabalho com as tarefas domésticas, o blogue e os workshops [a parte de trabalhar a partir de casa].
Ter as manhãs livres dá para fazer imensas coisas, com mais tranquilidade, dá para ir às compras quando ainda está tudo fresco, dá para tomar o pequeno almoço calmamente e dá para preguiçar mais cinco minutos na cama em conchinha com o pequenino. Mas se não "me" imponho alguma disciplina e regras, a manhã passa sem que tenha dado por ela. Tomar o pequeno almoço longe do computador, arranjar-me como se fosse trabalhar e planear as compras do dia antes de sair de casa. Tenho que dizer Não! à preguiça ou temos problemas!
Apanhar os primeiros raios de sol e eventualmente tomar um café na pastelaria do costume, mas tudo dentro do tempo estipulado porque é preciso deixar o jantar preparado para os homens da casa. E de vez em quando, além do jantar, um doce, para mimar quem mais gosto. Só porque sim. Sem datas para assinalar.
Esta receita é mais uma boa surpresa da Rachel Allen, que vi no 24 Kitchen. Um bolo simples e delicioso. Muito ao meu género! Este é um bolo sueco, a fazer lembrar a nossa Tarte de Amêndoa, mas muito fofo. Vale tanto a pena experimentar!

Ingredientes:
75 g de manteiga
150 g de farinha
3 ovos
150 g de açúcar
1,5 colher de chá de fermento
2 colheres de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de leite

Cobertura:
50 g de manteiga
100 g de amêndoas
50 g de açúcar
2 colheres de chá de farinha
1 colher de chá de essência de baunilha
3 colheres de sopa de natas
Preparação:
Misture o açúcar com os ovos.
Bata na batedeira até obter um creme fofo.
Junte a farinha peneirada e o fermento. Envolva sem bater.
Junte a manteiga derretida, o leite e a baunilha. Envolva cuidadosamente.
Deite numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC, durante 30 minutos.

Numa frigideira, junte a manteiga, a baunilha e as natas. Deixe derreter a manteiga e até que o açúcar comece a ficar dourado.
Acrescente as amêndoas e a farinha.

Retire o bolo do forno e deite esta cobertura por cima, espalhando bem por toda a superfície.
Leve o bolo ao forno durante mais 15 minutos.



21 comentários:

Luisa Alexandra disse...

Gostei imenso da cobertura, que bom deve ser esse bolo!

N. disse...

Que bom aspecto...!

Susana disse...

Estou de olho comprido para esse bolo! E o pior é que tenho em casa todos os ingredientes... olha a minha sorte! :)

Beijinhos

Su m disse...

Eu não trabalho a partir de casa, mas concordo que a disciplina é essencial para quem o faz... aliás, na minha opinião a disciplina é essencial para tudo.
O bolinho esse, que perdição, a amêndoa é como a disciplina... essencial ;)
Beijinhos

Varrendo Migalhas disse...

Comia agora uma fatia!
Que bom aspecto.

Ondina Maria disse...

quase que parece o meu picado de abelha. a receita é muito semelhante!

Eu bem sei a desorganização que é trabalhar por turnos... o Marco tem os dias sempre trocados e é uma coisa que transtorna bastante a rotina (que deixa de existir e se faz em função dos horários dele). Enfim...

Ondina Maria disse...

quase que parece o meu picado de abelha. a receita é muito semelhante!

Eu bem sei a desorganização que é trabalhar por turnos... o Marco tem os dias sempre trocados e é uma coisa que transtorna bastante a rotina (que deixa de existir e se faz em função dos horários dele). Enfim...

Raquel disse...

Gosto de tudo o q leve amendoas... Nham nham

http://margaridaflordaminhavida.blogspot.pt/

Cozinhar sem Lactose disse...

Eu sou muito fã de bolos de amêndoa e tartes de amêndoa, portanto tenho que experimentar esta delícia sueca! Ainda por cima agora que ando fascinada com a cozinha nórdica! :-)

Lia Lemon and Vanilla disse...

Olá Vera,
Eu já fiz esse bolo do Cake da rachel e sim, é maravilhoso e fica baixinho como gosto deles...
Beijinhos,
Lia.

Unknown disse...

Este bolinho, com tão bom aspeto, não me vai escapar!! Vou faze-lo já este fim-de-semana.
Bjs
Cady

Receitas para a Felicidade disse...

Encantador e com um aspecto delicioso. Levo comigo a receita Vera e deixo para troca, se aceitares,um grande beijinho.

Coisas e Coisinhas disse...

Adoro tartes de amêndoa e este bolo tem um aspeto divinal! Esse interior é mesmo apelativo Vera! Vou levar esta receita comigo :)
beijinhos
Vânia

Diogo Marques disse...

Adorei a cobertura :) Que delicia de bolo :)
_____________________
aculpaedasbolachas.com

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Está lindo Vera! Adoro bolos e tartes com amêndoa e esta versão sueca da Rachel deve ser mesmo uma delícia. ;)
Beijinho.

Su Delícia disse...

Fiquei cheinhaaa de vontade de experimentar!!! Cadê a minha fatia??? :P
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Minutos com os tachos disse...

Parece-me que geriste bem o teu tempo, pois saiu daí um bolinho bem à maneira, olaré!!

Bombom disse...

Olá Vera, que lindo Bolo de Amêndoa!
Gosto muito da nossa Tarte de Amêndoa e esse bolo sueco parece-me um pouco diferente e muito guloso. Vou levar a receita para provar um dia destes.
Não sabia que trabalhavas por turnos. Acho das coisas mais difíceis de gerir, para uma dona de casa, esposa e mãe! Na verdade só com muita disciplina e força de vontade é que se consegue conciliar tudo isso. Admiro-te muito. Um abraço da Bombom

Anónimo disse...

Boa tarde! Vi a sua receita e tive que experimentar pois adoro aquelas tartes de amendoa do supermercado...
Fiz e adorei!! Recomendo :)

Fiquei cm uma pequena dúvida na parte da cobertura... não que não tenha ficado bom, mas acho que não acertei no ponto.

Quando diz que é para colocar na frigideira as natas e a manteiga coloca o açúcar ao mesmo tempo? Eu deixei derreter e depois coloquei o açúcar. Depois esperei até ganhar cor e deitei a farinha e a amendoa... é assim?

Obrigada!! Continue o bom trabalho, a partilha e a força de vontade! Rosarinho Mendes

Anónimo disse...

Boa Tarde! Será que me poderia sugerir algumas receitas, sendo que sou uma adolescente que quer aprender a cozinhar? Obrigada.

isabel silvestre disse...

Este bolo é mesmo muito bom, grata pela receita, hoje vou servi-lo num jantar comemorativo do 25 de Abril acompanhado de gelado de vinho do Porto e compota de figo.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU