07/04/2014

Atum à Brás com couve lombarda [carbon-free]


Os dias bons de sol estão finalmente aí e estas mini-férias vão saber que nem ginjas! O sol, finalmente o sol apareceu e espero que venha para ficar. Nestes dias, vou tentar fazer magia e duplicar o meu tempo para conseguir passear, correr, dar uma mãozinha à Mãe que continua em recuperação da clavícula, brincar com o meu príncipe e fazer algumas receitas que estão em espera há imenso tempo.
Para quem anda a fazer dieta ou apenas a tentar limitar o consumo de hidratos de carbono, esta receita é mais que perfeita!

Ingredientes:
1/2 couve lombarda
1 lata de atum
2ovos
1 alho francês grande
1 dente de alho
salsa e tomate para enfeitar
1 colher de sopa de azeite
sal, pimenta e noz moscada

Corte o alho francês em rodelas e a couve em juliana.
Deite o azeite num tacho e junte o alho picado e o alho francês cortado.
Deixe cozinhar em lume brando, mexendo para não agarrar, até que o alho esteja macio.
Junte a couve lombarda, tape e deixe cozinhar até ficar cozinhada "al dente".
Deite o atum num escorredor e passe por água bem quente para retirar toda a gordura.
Esprema e junte-o à couve.
Numa taça, bata os ovos e tempere com sal, pimenta e noz moscada.
Deite os ovos por cima da couce e do atum e mexa até estarem cozinhados.
Sirva decorado com salsa e tomate cereja.


12 comentários:

Unknown disse...

Pois é, estar de dieta pode parecer difícil, mas depois aparecem estas receitas deliciosas e sem culpa e ficamos logo com vontade de fazer já para o próximo jantar!!! :D Adorei!!! É sem dúvida uma boa alternativa e acho que vou tentar reproduzir já este fim-de-semana. Boas férias :)

Unknown disse...

Amei esta receita! Vou fazer cá em casa :)

Ondina Maria disse...

Não estou de dieta mas adorei a receita. Até porque uma das coisas que me afasta do bacalhau (ou qualquer outro ingrediente) à Brás é precisamente o uso de batata frita palha - odeio batata frita e a palha então nem posso ver à minha frente!

Unknown disse...

Uma receitinha bem saudável!! Adorei a sugestão!!
Bjs

Lia Lemon and Vanilla disse...

Está com um aspecto excelente Vera!!
Beijinhos,
Lia.

São Ribeiro disse...

Ficou com um aspecto delicioso
Seria um jantar perfeito
bj

Joana Carmo disse...

Tem muito bom aspecto !
Eu adoro alho francês à Braz mas a ideia da couve com atum (bem escorrido) mas parece-me muito boa - tenho de experimentar :)

Obrigada pela receita !

Su Delícia disse...

gostei imenso da sugestão!!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/

Paula Moita disse...

Esta sugestão parece ser deliciosa, para além de que é mais saudável! Acho que vou experimentar!
beijinhos

Cozinhar sem Lactose disse...

Que maravilha!

Unknown disse...

Já provei e gostei muito. É para repetir muitas vezes.

Beijinhos

Miriam Mateus disse...

Maravilhoso

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU