28/04/2014

Lombinho perfumado com arroz de lentilhas e soja

Os dias, ou melhor, as noite de semana parecem escapulir-se por entre os dedos sem que eu dê por isso. As tarefas rotineiras são tantas que se fujo um bocadinho da linha, nota-se logo. Não há tempo para andar a pensar no que fazer para o jantar, para o dia seguinte, nem para inventar muito. Eu preciso mesmo de ter a lista de refeições escolhidas no início da semana para não andar sempre a pensar nisso. Em caso de emergência, tenho o salvador da pátria, o congelador. Com alguns truques na manga como lombos de salmão, douradinhos, peitos de frango (que ninguém gosta mas que ficam deliciosos quando são recheados) ou o fiel amigo bacalhau. E esta carne, um lombinho, já temperado antes de congelar. 
Faço assim: quando chego do talho, espalho sobre a tábua de corte 1 colher de chá de pimentão doce,1 colher de chá de ervas de provence, 1 colher de chá de sal, 1 colher de café de cominhos em pó e pimenta moída. Rolo o lombinho de porco sobre esta mistura e coloco logo de seguida num saco de congelação, identificado com nome e data. Depois, basta retirar do congelador e deixar descongelar no frigorífico ou  no microondas (não sou muito fã) e temos a solução para o jantar! Dá mesmo jeito ter umas coisas assim já temperadas no congelador!
Se é daqueles que não passa uma refeição sem carne ou peixe, esta pode ser uma boa sugestão!

Ingredientes:
1 lombinho
azeite q.b.
1 dente de alho
1 folha de louro
4 dentes de alho

arroz de lentilhas e soja (Oriente Rice)
tomilho fresco

Preparação:
Ligue o forno a 200ºC.
Descasque e corte ao meio 3 dentes de alho.
Faça 6 golpes no lombinho, com uma faca bem afiada e espete as metades de alho.
Leve um tacho ao lume com um fio de azeite, o dente de alho esmagado com a faca e a folha de louro. Deixe o azeite aquecer e junte-lhe o lombinho. Mantenha o lume médio-forte.
Deixe cozinhar durante 3 minutos de cada lado.
Transfira o lombinho para um recipiente de ir ao forno.
Deixe cozinhar durante 20 minutos.

Enquanto isso, prepare o arroz.
Leve um tacho com fio de azeite ao lume. Deite uma chávena de arroz, deixe fritar durante 2 minutos, mexendo para não queimar. Junte 2 chávenas de água a ferver, tempere com sal, mexa e tape até estar cozido. 
{Este arroz é muito saboroso e tem uma textura diferente por causa da soja e da lentilha. Confesso que achei que o meu rapazinho (que é esquisito que se farta e gosta do que gosta mais nada) não ía gostar mas adorou. Gostou tanto que na refeição seguinte (massa) me pediu massa com arroz! Modernices!}

Retire o lombinho do forno e deixe repousar durante uns minutos antes de cortar.
Sirva com o arroz de lentilhas enfeitado com tomilho fresco.
Não resisto a partilhar esta orquídea maravilhosa, com esta cor magnífica. Ao natural, sem photoshop. É linda, não é? Mais uma das muitas vindas de casa da tia Teresa. Perco-me a admirá-las cada vez que vou a casa dela. Tem muitas, mesmo muitas e cada uma mais bonita que a outra. O que vale é que vocês não descobrem onde ela mora!!!

Boa semana!

6 comentários:

Ondina Maria disse...

Com uma semana tão pequena, não fiz a minha lista de refeições. E agora que voltei a ter o homem para jantar todos os dias, a coisa é mais simples: nuns dias cozinho eu (normalmente fico com as refeições vegetarianas) e noutros cozinha ele. E com ele não há lista que resista, portanto agora só faço lista para as refeições que eu cozinho LOL

Unknown disse...

Parece-me delicioso ;)

beijinhos
food&emotions
http://fefoodemotions.blogspot.pt

Sabores Autenticos disse...

Que delicia de refeição!
Bjs

São Ribeiro disse...

Gostei de tudo,a carne tem um aspecto delicioso.
Arroz nunca comi mas tenho a certeza que ia gostar.
Um jantar perfeito...
boa semana
bjs

inês do crasto disse...

A orquídea é realmente muito bonita :)
Gosto bastante de lombinhos de porco, e achei esta ideia de temperar antes de congelar muito boa! Quanto ao arroz fiquei com vontade de experimentar ;)
Beijinhos!

Joana Carmo disse...

É uma excelente ideia, a de temperar antes de congelar !
Eu também nunca sei o que fazer para o almoço e muitas vezes temperar e preparar carne parece-me sempre um trabalho demasiado grande para me aventurar nisso, especialmente se for tarde...


Vou experimentar esta dica :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU