16/06/2014

Showcooking nas Festas do Município {Proença a Nova}


No sábado passado estive em  Proença a Nova nas Festas do Município. O dia estava quente, 36 graus às 5 da tarde e eu já imaginava uma tarde penosa. O interior é normalmente mais quente e abafado mas assim que saí do carro, além de não achar que a temperatura correspondia, senti um aroma intenso e inconfundível que adoro. Nas ruas existiam imensas tílias e no espaço da Festa, uma alameda imensa com estas árvores em flor que libertavam um aroma magnífico. O local do showcooking era luminoso e ao contrário do que eu imaginei, muito fresco. Um local perfeito e com um publico simpático e participativo.
Na alameda das tílias (chamei-lhe eu assim!), era possível provar, comprar e ficar a conhecer vários tipos de queijo e cabra assim como várias qualidades de cereja.
Em cima, à direita, pode ver as cerejas amarelas, um pouco mais ácidas que as vermelhas mas igualmente crocantes. Por aqui, os doces preferidos são as Filhoses e a Tigelada e os pratos são como não podia deixar de ser a cabra e os seus derivados, Arroz de fressura, Maranhos e Cabra estufada. A Marta, uma das visitantes e que me deu uma ajudinha no showcooking, falou-me do peixe do rio frito com migas mas os stands para jantar estavam apinhados de gente e era mais ou menos o salve-se quem puder... Os peixinhos ficaram para a próxima visita.
Este Showcooking era para ter sido dado pela Maria João Clavel do Clavel's Cook mas devido a um imprevisto, ela pediu-me para a substituir. O trabalho já estava adiantado quando me foi entregue e ela já tinha escolhido o tema. O Showccoking seria com o queijo de cabra nas Entradas e as cerejas nos Doces. Foi fácil escolher as receitas!
Como entradas preparámos Tâmaras com bacon recheadas com queijo de cabra, Palmiers folhados com queijo de cabra, tomate seco e alecrim e Rolinhos de massa filo com vários recheios, morcela e queijo, queijo e doce de cereja e queijo e doce de maçã.
Os doces escolhidos foram  Cheesecake e Brownie com cereja. A sala estava cheia e tive a ajuda de duas senhoras muito simpáticas. No final, enquanto o brownie terminava de cozer, houve tempo para ficar a conhecer a receita e principalmente os truques para fazer a Tigelada tradicional de Proença. Ao contrário da Tigelada de Oliveira do Hospital, esta leva mel. Fica prometido que vou experimentar! Esta partilha de saberes é uma das coisas que me apaixona e que me deixa tão feliz cada vez que faço um showcooking ou algo deste género.

5 comentários:

Unknown disse...

Que maravilhas, tudo com bom aspecto !! :p

viagemdoceviagem.blogspot.com | Facebook

Unknown disse...

Uau ... que aspecto delicioso!

Maria João Clavel disse...

Ohh que bom!!! Fico tão, mas tão feliz por te ver assim radiante. Mereces isto tudo e tenho a certeza absoluta que fizeste um trabalho excelente a S. deve ter ficado maravilhada contigo. A troca foi mais do que justa e até acho que eles ficaram a ganhar! :) loool
Um beijo enorme

Mar disse...

Estavas tão linda:) Com calor e tudo. Lembrei-me de ti, no sábado. Pensei como estarias e se o sítio era fresco. Dá para ver que correu lindamente e que estavam todos felizes.
Way to go, Vera:)

Um beijo.

Mar

Ondina Maria disse...

Estava tudo com tão bom aspecto! Nham nham!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU