17/09/2014

Bolachas de azeite, lima e limão e dois presentes {Azeite Casa Anadia}

 
O regresso às aulas significa lanches deliciosos e variados para os mais pequenos. Felizmente tenho reparado, que uma das preocupações crescentes dos pais é diminuir a quantidade de alimentos açucarados e/ou ricos em gorduras nas crianças.
Para incentivar os mais pequenos a ter uma alimentação saudável, nada melhor que dar o exemplo.





Um dos meus objetivos a partir deste ano letivo é garantir que o pequeno almoço é a primeira refeição feita em família, sem correrias, num ambiente calmo e descontraído {dentro do possível!}. O truque é deixar adiantadas de véspera, o máximo de coisas possíveis. A mesa já fica posta, o café na cafeteira prontinho a pôr a fazer, as laranjas ao lado da máquina de sumos e a máquina do pão programada para que o aroma de pão acabado de fazer sirva de incentivo para trazer os mais preguiçosos para a mesa.
O que nunca pode faltar: leite, pão variado (de centeio, mistura, sementes ou integral) e fruta fresca.
Na lancheira vai sempre outra peça de fruta, pão, iogurte e água. Os bolinhos ou bolachas devem ser sempre caseiros e o melhor é aproveitar as tardes de domingo para fazer umas fornadas com os mais pequenos. Eles adoram estes programas e é uma maneira de os dissuadir de comer bolachas ou doces de pastelaria.
As minhas receitas de bolachas para a escola são sempre meio integrais e sem açúcar refinado. Desta vez, a gordura usada é a mais saudável de todas, azeite. Um azeite especial, o Casa Anadia Junior,  extra virgem frutado, com notas de banana e frutos secos, nomeadamente amêndoa, doce e com uma acidez excecionalmente baixa. Este azeite ganhou o prémio de produto do ano 2014. É perfeito para umas bolachas para criança porque o seu aroma suave não colide com o seu palato sensível e exigente dos mais pequenos.  

Ingredientes:
1 chávena de farinha integral
1 chávena de farinha com fermento
1 chávena de açúcar amarelo + açúcar para polvilhar
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de chá de fermento
1/2 chávena de azeite Casa Anadia Junior
raspa de 1 limão
raspa e sumo de 1 lima
sumo de 1/2 limão
1 vagem de baunilha ou 1 colher de chá de essência de baunilha

Numa taça, misture todos os ingredientes secos. Noutra taça, misture o sumo da lima e do limão, o azeite e a baunilha. Junte os ingredientes líquidos aos sólidos e vá mexendo com as pontas dos dedos até obter uma massa areada.
Forme pequenas bolas do tamanho de uma noz e espalme-as. Deite um pouquinho de açúcar por cima e leve a cozer num tabuleiro forrado com papel vegetal, durante 12 minutos. 
Deixe arrefecer antes de retirar do tabuleiro.

A Casa Anadia tem para oferecer 2 garrafas de Azeite Casa Anadia Júnior

Para se habilitar, basta:
- Fazer like na página Casa Anadia
- Fazer like na página Hoje para jantar...
- Preencher o formulário seguinte
O passatempo é  válido até dia 27 de Setembro, às 23.59h.

Não se esqueça, faça escolhas saudáveis!
 

3 comentários:

Rute Jacinto disse...

Gostei muito do post! Ainda não tenho esta preocupação dos lanches a enviar, o meu pequeno ainda tem os lanches incluidos na alimentação do Jardim de Infância, mas com certeza que vou ter esse cuidado :)
Já participei!
Bjinhos

Su Delícia disse...

que belas bolachinhas!!
Beijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt

Danny disse...

parece simples, vou experimentar :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU