14/12/2014

Pavlova de chocolate e framboesas

Chocolate. Quem é que resiste a um bom chocolate? Quase ninguém! Por este motivo aceitei de imediato o desafio da ACHOC para desenvolver uma receita com este ingrediente irresistível. De imediato começaram a surgir ideias na minha cabeça e senti-me como numa banda desenhada, com um balão de pensamento a ser inundado de imagens deliciosas. Várias combinações, bolos, sobremesas, bombons e uma quantidade de opções que não parava de aumentar. Não foi fácil mas quando comecei a imaginar a combinação de um suspiro crocante e doce com o amargo das framboesas e o aroma e sabor fortes do chocolate de 70% de cacau dei por terminada a minha busca da receita perfeita.


"Em relação ao chocolate e derivados do cacau, sabemos que são alimentos muito nutritivos e com excelentes benefícios para a saúde por conterem um antioxidante natural, os polifenóis, que ajudam a manter a saúde das artérias e do coração, prevenindo uma série de doenças, como as cardiovasculares. Também contêm um aminoácido chamado triptofano que aumenta a produção de serotonina, conhecida contribuição para a sensação de prazer, resultando na melhoria do bem-estar.
Se o chocolate for de leite, deve-se adicionar aos seus benefícios a existência de cálcio, um mineral importante para a saúde óssea e dentária. Por isso, e ao contrário do que se diz, o chocolate não faz mal aos dentes. Afinal o que faz mal é não lavar os dentes.
Depois, existem outros minerais com uma presença notável no chocolate. Destaco o magnésio, o potássio e o fósforo. Quanto às vitaminas, é rico em vitamina B1 (tiamina) e ácido fólico, micronutrientes indispensáveis na regulação do metabolismo.
É claro que o seu consumo excessivo pode resultar em consequências desagradáveis, sobretudo ao nível digestivo, mas isso acontece com o consumo excessivo de qualquer outro alimento.
Há também quem o acuse, erradamente, de provocar acne. O chocolate e o cacau não são a sua causa, apesar de o potenciarem, como qualquer gordura ingerida em excesso."

Dr. Manuel Barata Simões, Porta-voz da ACHOC
Revista Zen Energy

Assim, temos mais que motivos para consumir um quadradinho de chocolate por dia! Eu consumo, ou com o café, ou no creme de avelã e chocolate ou logo pela manhã, nas papas de aveia. E vocês?

Ingredientes:
Pavlova:
150 g de claras de ovos
300 g de açúcar
1 colher de sopa de vinagre balsâmico
1 colher de sopa de amido do milho (Maizena)
1 pitada de sal
2 colheres de sopa de cacau 
50 g de chocolate de culinária 70% cacau picado finamente

Recheio e cobertura:
1 embalagem de queijo creme
1 embalagem do queijo creme cheia de iogurte grego natural
1,5 colher de sopa de açúcar em pó
50 g de manteiga
1 colher de sopa de natas frescas
250 g de framboesas frescas
150 g de chocolate de culinária 70% cacau

Preparação:
Pré-aqueça o forno a 180ºC.
Deite as claras [sem nenhum vestígio de gemas] numa taça completamente seca, sem gordura. Junte uma pitada de sal e comece a bater com uma batedeira elétrica.
Quando as claras já estiverem em espuma, junte um pouco de açúcar. Continue a bater, sem parar e lentamente vá acrescentando o açúcar. Quanto mais devagar juntar o açúcar, com mais ar as claras ficam, levando a uma pavlova mais leve. Bata até deixar de sentir os grãos de açúcar. 
Numa tacinha, junte o amido de milho com o vinagre. Junte esta mistura ao merengue e bata até estar bem envolvido. 
Peneire o cacau para dentro da taça, junte o chocolate partido e envolva cuidadosamente com uma colher.
Com a ajuda de um prato, desenhe numa folha de papel vegetal o número de círculos igual ao número de camadas com que quer montar a pavlova. 
Coloque a folha num tabuleiro e deite o merengue, cuidadosamente, preenchendo cada círculo.
Reduza a temperatura para 150ºC e leve o tabuleiro ao forno durante cerca de 1 hora. 
Deixe arrefecer dentro do forno.
Numa taça, misture o iogurte grego, o queijo creme e o açúcar. Bata com uma batedeira para que fique sem grumos. Reserve.
Parta o chocolate para um tachinho, junte a manteiga e as natas. Derreta em banho-maria.
Montagem:
Coloque a primeira camada de suspiro no prato de servir.
Deite uma pequena camada de iogurte batido e por cima espalhe algumas framboesas. Repita até à última camada.
Reserve uma quantidade maior de framboesas para a última camada. 
Por cima das framboesas, espalhe o chocolate derretido e alguns pedaços de chocolate partido.

14 comentários:

Dona Delícia - Atelier de Sabores disse...

Vera,

Ainda não tive a oportunidade de dizer mas gosto imenso desta nova imagem do Blogue. Parabéns!!

Quanto a esta tentação, é mesmo um pecado em forma de Pavlova. Um autêntico atentado à dieta, irresistível e bem gulosa. Mesmo ao meu gosto.

Parabéns.

beijinho

Ana Matos
Dona Delicia - atelier de sabores

Joana Beirão disse...

Que delicia!!! sou fã da sua Pavlova!!! tem sido um sucesso desde o Verão e claro vai fazer parte da minha mesa de Natal!! mas hoje passei a tarde a pensar em si!!! fiz o Florentinos!! ficaram deliciosos! já estou a preparar as lembrançinhas de Natal.. fiz o folar das rosas com frutos secos e figos nas latinhas... ficaram lindos e deliciosos!!! beijinhos Vera e obrigada por tudo!

Ondina Maria disse...

De facto por aqui foi a loucura: sonho e pavlova... Sim senhora, Dª Vera, sempre a dar-lhe. Ontem tive a mega preguiça e depois de passar um sábado geladinha até ao tutano num estudio de fotografia, optei por passar o domingo debaixo de mantas e com chá quente. E claro, no dolce fare niente :)

Tertúlia da Susy disse...

Uma verdadeira delícia dos Deuses!

Vera Ferraz disse...

Obrigada Ana! Ficou com um ar mais leve!
Um beijinho!

Vera Ferraz disse...

Olá Joana! Espero que tenham ficado bons os florentinos! Tem que fazer esta Pavlova p o Natal!
Um beijinho e Feliz Natal!

Vera Ferraz disse...

Fizeste bem! Acordei a pensar nisso mas não consegui...

Vera Ferraz disse...

😀😊

Diogo Marques disse...

Eu não resisto a chocolate, muito menos se for assim numa delicia como esta! Ficou absolutamente perfeita!! Adorei :) E as fotos ficaram lindas ;)
-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-

Anónimo disse...

Eu adoro suspiros, por isso as pavlovas para mim são uma tentação! E esta então tem um aspecto divinal!
Gostei muito das tuas fotografias e do blog!

Rute Jacinto disse...

Ai meu Deus Vera, que maravilha!!! Acreditas que nunca provei pavlova?? Fazer ainda menos!! Mas ando mesmo tentada.... Adorei, ficou mesmo linda e aguçou-me ainda mais a vontade de experimentar! Bjinhos

Paula Moita disse...

Que coisa mais linda! Nunca fiz nenhuma, mas tenho imensa vontade de experimentar. Fiquei mesmo com vontade de experimentar...

Marmita disse...

O que dizer disto... BRUTAL!!! Adorei a receita e era menina pra comer umas 3 fatias só assim num piscar de olhos. beijos e ainda bem que não somos vizinhas :D

Papoila disse...

Tão bonita, fez sucesso no Natal e no Ano Novo voltará ao menu :)

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU