23/03/2015

Delícia de chocolate e caramelo

Estamos de férias!!!
Já precisávamos de uns dias assim. Sem horários nem tarefas a cumprir. Os dias passam tão depressa e a uma velocidade tão assustadora que fico com um aperto no coração quando observo o meu filho e vejo como está crescido. Os dias assim nem deixam tempo para apreciar o que realmente é importante. Quase não deixam tempo para as pessoas que guardamos no coração, as nossas pessoas. 

É por isso que quase sempre aproveitamos as férias para isso, para matar saudades de quem está longe e de quem não podemos ver sempre que nos apetece! Isso sim, é felicidade. E como felicidade é também cozinhar com o amor, hoje partilho uma das primeiras receitas que fiz quando comprei a Bimby e que é incontornável a quem a conhece. É impossível ficar indiferente a este pecado. E nesta versão, a única mas grande diferença foi o chocolate que usei. Na altura do Natal encontrei um chocolate de culinária com caramelo que deu um toque fantástico a esta sobremesa. O ideal é preparar a receita de véspera para que possa arrefecer e endurecer um pouco para permitir cortar à fatia. É perfeita com uma colher de gelado, molho de frutos vermelhos, fruta fresca ou se a gula assim o pedir, com tudo isto!
Boa semana!!
Ingredientes:
6 ovos biológicos
200 g de açúcar 
150 g de manteiga sem sal
50 g de farinha

Material:
Forma redonda sem buraco desmontável
papel vegetal
tacho grande e taça para colocar em banho maria no tacho (a taça deve ficar na boca do tacho e não em contacto com a água)

Ligue o forno a 200ºC.
Coloque o tacho ao lume com água e deixe levantar fervura.
Deite as gemas na taça, junte a manteiga e o açúcar (reserve 3 colheres de sopa de açúcar para juntar às claras batidas em castelo.)
Coloque a taça na boca do tacho e bata com a batedeira, durante 5 minutos. 
Adicione o chocolate partido e mexa até este estar completamente dissolvido. 
Retire a taça da boca do tacho e junte a farinha. Envolva e reserve.
Bata as claras em castelo e junte o açúcar reservado.
Junte as claras ao creme de chocolate e envolva cuidadosamente, sem bater, em movimentos de baixo para cima.
Coloque esta massa na forma forrada com papel vegetal e untada com manteiga.
Leve ao forno durante apenas 10 minutos.
Retire e deixe arrefecer na forma desenformando apenas depois de frio, preferencialmente no dia seguinte. 
Sirva polvilhado com açúcar e decorado com morangos frescos. 



18 comentários:

cozinha100segredos disse...

Nunca tinha ouvido falar em chocolate de culinária com caramelo. Mas deve dar um sabor verdadeiramente delicioso!

Gilda disse...

Pode dizer, por favor, que chocolate com caramelo é que usou?Não conheço e adorava experimentar esta sua receita.

Beijinho

Joana disse...

Já comprei este chocolate no continente e fiz numa mousse, mas confesso que na mousse não notei muito o sabor do caramelo!
Mas estou rendida a este bolo :) Deve ser tão bom!
Um beijinho

Tanita disse...

Yummi vou fazer!

Cátia disse...

Isto não se faz! Estou a salivar :p e tentada a experimentar a receita porque o chocolate com caramelo é só das melhores invenções de sempre! :)

inês do crasto disse...

Este bolo está com um aspecto que nem tenho palavras... deve ser cá uma delícia! Quando estive em Portugal no Natal também reparei nessa invencao do chocolate de culinária com caramelo mas por nao costumar utilizar a marca (e por fazer caramelo com frequencia) nao me senti muito tentada a comprar. Está me a querer parecer que mudei de opiniao ;)
Beijinhos e boa semana!
Ines

Fátima Fonseca disse...

Costumo fazer a delícia de chocolate e coloco no frigorífico. Fica mais consistente mas derrete-se na boca.
Fiquei curiosa acerca deste chocolate com caramelo!

Fátima Fonseca disse...

Costumo fazer a delícia de chocolate e coloco no frigorífico. Fica mais consistente mas derrete-se na boca.
Fiquei curiosa acerca deste chocolate com caramelo!

Daisy disse...

Uauuuuuuu!!!! :)

Célio Cruz | Sweet Gula disse...

Olha Vera, para mim pode ser uma fatia, bem generosa "com tudo isso" à mistura. A minha gula assim diz, que uma fatia dessa delicia tem direito a tudo...ehehe
Também foi das primeiras receitas que fiz, quando comprei a Bimby, mas achei que era tão perigosa e mágica (desapareceu em menos de nada) que nunca mais voltei a fazer. Essa delícia de chocolate é assim qualquer coisa de se comer e chorar por mais e com esse chocolate de caramelo, que eu ainda não conheço, só pode ser mesmo delicioso.
Beijinho.

marianal disse...

ai ai, quero tanto provar isto :)

http://chocolateadobrar.blogspot.pt/

Anónimo disse...

Mas que tentação!! Também já vi esse chocolate à venda e fiquei tentada a trazê -lo para casa. Para a próxima já não escapa :-)
Beijinhos, Paula

Nita disse...

Ora aí está um bolo que sai mts vezes da minha cozinha, mas nunca o tinha experimentado com toque de caramelo...fiquei curiosa!
Bjocas Vera e boas férias !
P.s: os miúdos crescem a um ritmo alarmante n crescem?

Unknown disse...

Mais que uma delicia, é um perigo, uma tentação! Também gosto muito deste chocolate aromatizado é ótimo e podem-se fazer montes de combinações.

Marmita disse...

Ai meu deus Vera. Era um deste que queria comer no outro dia, esse chocolate não é muito forte pois não? É que eu adoro caramelo.. ai tu tb nunca mais acabas com o blog :D kiss e boas férias espero que consigas lá ir..

Alexandra Cardoso disse...

Oh god, tem tão bom aspeto. E eu aqui doente sem poder fazer essas coisas. *suspiro*
Sorrisos,
Alexandra :)

The Sweetest Life
http://thesweetest-life.blogspot.com

Lia Lemon and Vanilla disse...

Adoro caramelo Vera e esta receita é sublime!!!
Uma beijoca,
Lia

Inês Ginja disse...

Vera,
era um destes que me apetecia, adoro!!
Adoro estes bolos de chocolate, são delicosos e fazem essa felicidade.
Aproveita bem estes dias, tudo, as pessoas, os caminhos, as paisagens, a comida, sabe tão bem.
Um beijinho.

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU