14/04/2015

Flores comestíveis


Ando há imenso tempo para escrever um post sobre este assunto. Adoro usar flores nas fotografias do blogue e para mim, um bolo decorado com flores é o mais bonito de todos. Já usei alfazema para fazer biscoitos e farófias e flores de cebolinho em saladas mas as minhas experiências nunca foram muito além disto.
O uso de flores na culinária não é recente e são muitas as que são comestíveis, mas em caso de dúvidas mais vale não usar ou confirmar primeiro!



Para uma maior segurança, devemos usar apenas flores compradas em lojas de produtos biológicos ou em alternativa, cultivar as suas próprias flores para assim garantir que não foram usados químicos no seu tratamento.
Antes de usar as flores na comida, devemos retirar os estames e verificar que não há insetos no seu interior. 
Além de conferirem um aspecto sofisticado a qualquer prato, as flores comestíveis podem ter a mesma utilização na culinária que as ervas aromáticas, ou seja, em quantidade q.b.

Chagas
As chagas são também conhecidas como capuchinhas, cinco-chagas, nastúrcio, agrião-do-méxico, flor-de-sangue ou mastruço. As folhas e flores podem usar-se em saladas ou para decorar pratos, os seus botões florais conservam-se em vinagre como os picles. Também se podem esmagar as folhas e as flores, misturando a pasta obtida à manteiga, para barrar o pão (receita típica da Turquia).

Funcho
Pode utilizar-se em decoração, saladas, sandes, risottos ou saladas de fruta.

Alfazema
As flores podem ser usadas frescas ou secas (secar à sombra, penduradas viradas para baixo).
Pode usar-se a alfazema para aromatizar açúcar (juntar flores ao açúcar e reservar pelo menos uma semana antes de usar) ou o leite para preparar bolos ou sobremesas.

Essência de Lavanda:
Junte num frasco de vidro 2 chávenas de vodka com meia chávena de flores de lavanda secas. Guarde no escuro durante três semanas e usar para aromatizar. {Porque não apontar na agenda e fazer para oferecer no próximo Natal?!}

Flores do cebolinho
Vinagre de flores de cebolinho:
Coloque as flores num frasco de vidro e tapar com vinagre. Guarde em local escuro e seco durante três semanas e use para temperar salada.
 
Pétalas de rosa
Com um sabor perfumado, são perfeitas para juntar a bebidas, sobremesas ou compotas.

Amor-perfeito
Têm um sabor adocicado, ficam bem em saladas de fruta, sobremesas e chá. Uma sugestão diferente é usar na carne grelhada ou nos legumes salteados, sopas ou guisados.

Hibiscos
Apesar da maneira mais comum de usar estas flores ser o conhecido chá [milagroso nas dietas] podem usar-se em vinagretes, sumos, batidos, chutneys e bolos.

Calêndula ou Dente de leão
As suas pétalas podem ser usadas para dar uma cor de açafrão e um leve gosto picante ao arroz, sopas, queijo-cremes, iogurte, manteiga, omeletes, pratos com leite, pães e bolos.
Cravos e cravinas
A cravina lembra o sabor do cravo-da-índia, só que levemente adocicada. Deve-se retirar a parte basal da flor, que é amarga. Utilizada para aromatizar açúcar, geleias, vinagre e vinho ou decorar saladas e sobremesas.
Girassol
As suas pétalas podem ser usadas para conferir cor em saladas.

Gerânio ou Sardinheira
As flores podem ser usadas para forrar o fundo da forma para um bolo ou na própria massa. Podem usar-se em saladas ou para aromatizar vinagre de vinho.

Flor de borago
É utilizada em saladas (flores e folhas jovens) pelo seu aroma fresco. Congelada em cubos de gelo, pode ser usada em bebidas, dando um ar exótico a qualquer refresco. Depois de congelada desta forma, podem colocar-se os cubos de gelo com a flor num guisado, numa sopa ou num molho, um pouco antes de o servir. O sabor mais fresco advém das suas folhas jovens. Diz-se também que um chá de folhas de borago ajuda a combater o stress.

Flores de curgete
Perfeitas para rechear, passar em polme e fritar.

6 comentários:

Joana disse...

ficam tão lindas as flores nas fotografias :)
um post bem interessante!!
Um beijinho

Bombom disse...

Na Culinária há temas que me agradam muito e este das Flores Comestíveis é um deles.
Parabéns pelo trabalho de pesquisa e obrigada pela partilha que nos faz estar sempre a aprender algo de novo.
Como é um tema que aprecio, tenho no Meu Estaminé alguns artigos, como : a maneira de preparar as flores Comestíveis, como se caramelizam para enfeitar doces e Bolos, etc.
Se quiseres dar uma olhada, está em
http://receitasdatiafatima.blogspot.pt/search/label/Flores comestiveis

Mais uma vez, obrigada. Bjs. Bombom

DonaB disse...

Também adoro flores nas fotografias. Costumo colhê-las no caminho para casa e as últimas trouxe mesmo da quinta dos meus pais onde vamos nas férias. O problema é ter a certeza que são comestíveis. Não que as vá propriamente comer, mas porque estão em cima de algo que se vai comer.
Obrigada pelas dicas comestíveis :-) e... o bolo ficou lindo.

Beijnhos
CláudiaV

Lia Lemon and Vanilla disse...

Eu também adoro flores comestíveis vera. os pratos ficam tão lindos e sim, bolos decorados com flores são algo de extraordinariamente lindo!!
Tenho ali umas chagas da life in a bag para semear, por isso tenho de me pôr ao fresco e dar-lhes vida, lol!
Um beijinho,
Lia.

Alexandra Cardoso disse...

Não me parece que algum dia vá alinhar nisso mas para os corajosos, força! o/
Sorrisos,
Alexandra :)

The Sweetest Life
http://thesweetest-life.blogspot.com

Unknown disse...

Que vontade de utilizar flores em receitas novas! Saladas frescas e em sobrestas faz pratos lindos, sem dúvida. Talvez por ser Maio, o mês das flores me aventure num prato bem florido! Obrigada pela inspiração!
Parabéns pelo blog! Marta

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU