10/08/2015

Tarte de repolho

A rotina dos dias quando as crianças não têm aulas é completamente diferente. Adoro os meses de férias escolares e não faço parte dos pais que anseiam pelo regresso às aulas. Como trabalho por turnos faço os possíveis para, nesta altura, aproveitar as manhãs da melhor maneira. Ir ao parque, à piscina ou simplesmente ficar por casa mas cortar de todo com a rotina do resto do ano. Uma das memórias que tenho da minha infância é dos meses de verão em que as obrigações ficavam de lado.
Quem é que nunca desejou voltar atrás no tempo e regressar ali, aqueles anos em que as férias duravam 3 meses? Porque motivo é que era tão bom para nós mas agora já não é bom para os nossos filhos?  Opiniões. Mudam-se os tempos mudam-se as vontades. Enquanto não há uma alma iluminada que venha mudar isto tudo, vamos aproveitando da melhor maneira.
As idas ao parque ou à piscina "obrigam" a fazer piqueniques. Nesta altura do ano é conveniente ter algum cuidado na escolha dos alimentos por causa do calor. Deve evitar-se escolher alimentos como fiambre, maionese, iogurtes cujo risco de se estragarem com o calor é maior. Saladas com base de massa, arroz, couscous ou quinoa são uma boa solução. Hoje trago uma tarte que vi neste blogue e que imaginei logo dentro de um tupperware para o próximo piquenique!
Tarteira de cerâmica da loja DeBorla
Ingredientes:
250 g de repolho cru
2 ovos 
2 tomates maduros
1/2 cebola
50 g de queijo ralado
1/2 chávena de azeite (um pouco menos de 1/2)
1/4 de chávena de farinha de trigo
1/4 de chávena de farinha integral
sal, pimenta, salsa e cebolinho
pimento e bacon aos cubos (opcional)

Para decorar:
microvegetais | Life in a bag 

Corte o repolho em juliana, junte a cebola picada, os tomates cortados aos cubos e os restantes ingredientes exceto o pimento e o bacon. Misture bem e tempere. Deite numa tarteira e enfeite com o pimento e bacon.
Ligue o forno a 180ºC e leve a cozer até a superfície estar dourada. Deixe arrefecer antes de desenformar e sirva com microvegetais.


3 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Esta receita parece maravilhosa e é um prato saudável, adorei!
Lindas fotos!
Beijos!
CamomilaRosa

Receitas e Truques da Clarinha disse...

Ficou com um aspecto lindíssimo essa tarte.
Eu acho que as férias são benéficas para todos mas não me importava que diminuissem o tempo de férias escolares de verão se isso significasse menos aulas por dia. Terem mais tardes livres e mais tempo livre todo o ano, pois às vezes bem precisam para estudar, brincar e descontrair.

Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/08/gelado-de-ginjinha-com-muffins-da-casa.html

As receitas lá de casa disse...

É como lá em casa. Mudam-se as rotinas por completo... adoro! Tão mais calmo e tranquilo para todos! E essa tarte de repolho também me ficou debaixo de olho!

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU