20/06/2018

Peixinhos da horta {truque para um polme perfeito}

Coisas simples. São na maioria das vezes as coisas que nos dão mais prazer. Como um simples feijão verde que consegue ganhar uma vida nova e transformar-se numa entrada ou acompanhamento tão fantásticos. 
Eu sou suspeita porque gosto muito de feijão verde. O meu esparregado favorito é de feijão verde, esta receita da minha mãe que adoro e que faço sempre na época de fartura.

Hoje a receita é tão fácil como deliciosa. O polme tradicionalmente feito com cerveja foi desta vez feito com água com gás para que a Maria pudesse comer à vontade. E se comeu! Comeu e pediu mais! Compreendo-a perfeitamente porque um olhar mais atento às próximas fotografias, deixará no ar a pergunta "Mas onde estão os brócolos?". Pois... Foram-se. Alguém os achou de tal maneira irresistíveis que não os deixou chegar à sessão fotográfica!! 
Esta é uma maneira de fazer os esquisitinhos [pelo menos alguns!] comerem legumes. Aqui podemos ver o feijão verde mas podemos fazer com muitos outros legumes, abóbora, pimento, courgette e por falar em courgette, experimentem um dia rechear as suas flores com requeijão, ervas frescas, queijo parmesão, sal, pimenta e noz moscada, passar neste polme e fritar. Ma-ra-vilhosas ♥ 
O truque para que este polme ou tempura [são a mesmíssima coisa!] fique bem crocante é Bicarbonato Vatel e água bem gelada. Se estiver calor, preparar o polme com a taça em cima de cubos de gelo. Depois é só fritar em óleo quente e já está!
Eu gosto de servir com limão e polvilhar um pouco de colorau, daquele bem vermelho comprado avulso na feira.
Ingredientes:
400 g de feijão verde
sal Marinho Iodado Vatel

Polme
1 garrafa de água com gás bem gelada
1 gema de ovo
1 chávena de chá de farinha de trigo
1 chávena de chá de amido de milho
1 c. chá de Flor de Sal do Algarve Vatel
1 c. chá de Bicarbonato Vatel
pimenta preta q.b.

Preparação:
Lave o feijão verde, corte as pontas e retire os fios, se tiver.
Leve a cozer em água temperada com Sal Marinho Iodado Vatel, durante 4-5 minutos, até ficar tenro mas ainda firme. Retire da água e passe por água bem gelada. 
Deixe escorrer bem.

Polme
Numa taça, deite as farinhas, junte a gema batida, a Flor de Sal do Algarve e o Bicarbonato Vatel e mexa. 
Acrescente a água com gás e mexa lentamente com um garfo, sem bater. É normal que se formem alguns grumos mas estes irão explodir na fritura, ficando super crocantes.

Passe o feijão verde, bem escorrido, pelo polme e frite em óleo bem quente. 

Sirva com limão cortado aos quartos.
Este artigo foi desenvolvido com o apoio da Vatel.
Poderei ter recebido honorários e/ou produtos mas o conteúdo foi escrito por mim e contém apenas a minha opinião.

Sem comentários:

Posts relacionados Plugin for WordPress, Blogger...
blog design by WE BLOG YOU